Buscar

TRABALHO AV2 LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO ROBERTO FÉLIX

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ROBERTO FÉLIX BARBOSA DE SOUZA R.A 20182300202
AVALIAÇÃO 2 – TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2- LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E DISCURSO 
ITABORAÍ – RJ
2018
ROBERTO FÉLIX BARBOSA DE SOUZA
AVALIAÇÃO 2 – TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2 – LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E DISCURSO 
PROFESSOR: ANA CRISTINA DOS SANTOS
ITABORAÍ – RJ
2018
ÍNDICE.
1..................................PRODUÇÃO DE TEXTO E CONSTRUÇÃO SOCIAL
3..................................REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
4..................................ANEXO 1
5..................................ANEXO 1
Produção de textos e construção social.
 Nos dias de hoje se pensar em leitura vai muito além da leitura propriamente dita, é preciso interpretar a informação como meio de viabilização do que se passa em nosso cotidiano, se voltarmos um pouco no tempo, iremos perceber que as informações dadas eram menos complexas do que temos hoje, por exemplo, as informações chegavam até as pessoas por via rádio, televisão ou jornal, hoje em dia temos um mundo de informação na palma das mãos, com o avanço tecnológico as informações chegam em velocidade surpreendente e cada vez mais complexas para o entendimento. 
Analisando as interpretações vivenciadas no cotidiano, podemos perceber que existe uma falta de compreensão na recepção das informações, porém isso pode ser considerado um fator de aprendizagem do leitor, existe uma preocupação com a leitura propriamente dita, contudo, o conceito de leitura vem se modificando com o passar do tempo, como podemos citar a leitura de textos eletrônicos. Hoje somos confrontados todo o tempo com textos onde é necessário que tenhamos uma compreensão aguçada e usarmos nossa competência de leitura para entendermos o que nos cerca. 
É através da leitura que nos dispomos de meio sociais e individuais, é através dela que formamos e desconstruímos conceitos importantes a nossa formação de caráter. Ao ler algo em que entendemos e nos identificamos com aquilo, se inicia a formação de conceito e opiniões acerca do que está sendo compreendido, a partir dessa compreensão que iremos aceitar ou rejeitar a suposta ideia, e com base formada podemos construir um novo conceito sobre o que foi entendido, é nesta condição que se forma um leitor crítico e analítico. Atualmente podemos perceber que existe uma grande demanda de informações sobre diversos assuntos, porém cabe ressaltar que existem poucas pessoas que realmente irão interpreta-las da maneira correta, podemos citar a internet o meio mais procurado pelo Brasileiros na busca por informação, porém, esse mesmo meio é um dos mais propício a nos passar informações inverídicas, por exemplo, um problema que nos últimos tem ganhado proporções é o chamado “fake News” é o termo usado para notícia falsa, que se tem propagado de uma forma assombrosa, e a sua forma de propagação se da justamente pela falta de análise critica de quem a recebe, onde muitas vezes é disseminada sem ao menos ser comprovada a sua veracidade, em tese as informações veiculada nos meios de informação, formam opiniões divergentes, podemos citar os recentes embates políticos que acontecem em nosso país, pessoas formadoras de opiniões e embasadas de informações, arrastam centenas de outras pessoas com o mesmo teor ideológico e pessoal, formação essa que se deu por meios de comunicação e formadores de opiniões.
Em suma, é necessário que se invista em educação e cultura desde a infância para que neste sentido tenhamos leitores críticos, e saibam interpretar a leitura para que tenham entendimento e saibam vincular a leitura com o mundo que nos cerca, desta forma é fundamental o papel da escola na formação do leitor. É necessário que se veja a leitura como algo transformador e revolucionário, pois dessa forma podermos usa-la como instrumento básico para nossa formação e identidade ideológica, para assim buscarmos levantar reflexões sobre a importância de se trabalhar a leitura de forma a desenvolver a capacidade critica. Leitura e conhecimento são parceiros no desenvolvimento individual e social e um forte aliado para nos colocar em contato com outros meios e cultura, para assim compreendermos melhor a sociedade e o mundo.
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Disponível em http://lancenoticias.com.br/coluna/a-importancia-da-leitura-na-construcao-do-individuo-na-sociedade/ acesso em 18/05/2018
ANEXOS.
Anexo 1
Leitura, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa[1], é: 1. Ato de decifrar signos gráficos que traduzem a linguagem oral; arte de ler. […] 3. Maneira de compreender, de interpretar um texto, uma mensagem, um acontecimento. E ainda, segundo alguns autores, capacidade de atribuir significado, conseguir relacionar um texto a outro texto, além disso, posicionar-se sobre o que foi lido.
Assim, o próprio conceito de leitura, nos faz perceber o quanto ela é parte importante na vida em sociedade e extremamente essencial na construção do sujeito. Diante disso, a leitura é capaz de influenciar no modo de agir, pensar e falar do indivíduo.
Por conseguinte, ler amplia o vocabulário e torna-nos mais ativos no mundo das palavras, pois, passamos a conhecê-las bem como a seus significados. Consequentemente, tornamo-nos capazes de fazer o uso delas, com consciência e adaptando-as conforme o ambiente em que estamos inseridos.
Ademais, a leitura pode transmutar, aperfeiçoar culturalmente e socialmente o homem. Não podemos entender e sermos entendidos se não soubermos utilizar a comunicação adequadamente. Logo, a leitura auxilia-nos nesse quesito, tornando-nos aptos a entendermos e a sermos entendidos por nosso interlocutor/locutor.
A leitura desenvolve a nossa capacidade de questionar, visto que estimula o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Dessa forma, fazendo-nos pensar, refletir e perguntarmo-nos se tudo que nos é apresentado é o melhor, o correto, o desejável. Por certo, contribuindo para sermos cidadãos mais bem informados, participativos e críticos na sociedade.
Outrossim, a leitura traz-nos entendimento, de diferentes assuntos, coloca-nos em contato com as mais variadas culturas e pode auxiliar-nos a compreender melhor o outro. Em vista disso, passamos a lidar melhor com o outro e a praticarmos a alteridade.
Destarte, ler pode propiciar vultosa bagagem de conhecimentos, pois, com o hábito da leitura podemos falar e escrever melhor, temos acesso ao conhecimento da história da humanidade e respostas para muitos dos questionamentos que vão surgindo, pela vontade do saber, que nascem junto com gosto pela leitura. Isso posto, o conhecimento adquirido no decorrer da leitura permite ao indivíduo desenvolver seu texto, seja escrito ou falado, com mais habilidade, propriedade e segurança.
Em suma, a leitura enriquece a vida humana, traz significado, eleva saberes, amplia, modifica nossa visão de mundo e diverte-nos. Pelo exposto, como cidadãos preocupados com o futuro da sociedade devemos, cada vez mais cedo, dar atenção especial às crianças e inserir o hábito da leitura na vida delas desde tenra idade, para buscar bons resultados no futuro. Assim, contribuiremos para fomentar a edificação de indivíduos críticos, participativos, que primeiro compreendam bem para depois poderem criticar, opinar, enfrentar, conviver, conhecer e modificar a vida em sociedade.
(A autora é acadêmica do curso de Letras da Unoesc Xanxerê. Texto elaborado sob a orientação da Profª Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.)
[1] HOUAISS, Antônio, VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Continue navegando

Outros materiais