Buscar

Aula 10 Supervisão e Orientação Pedagógica: O planejamento da ação supervisora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Supervisão e orientação pedagógica
 Aula 10 O planejamento da ação supervisora 
		1.
		Considerando as mais diversas formas de atuação da supervisão, pode-se afirmar que as condições objetivas para a sua ação contempla:
	
	
	
	A busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto comunitário e administrativo.
		2.
		Gandin (1994) nos alerta para que na hora do planejamento, não se confunda a descrição do problema com o diagnóstico, dessa forma podemos definir diagnóstico como:
	
	
	
	A comparação entre essa realidade e o ideal de educação almejado.
		3.
		O objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola não se esgota no saber fazer bem ou no saber o que ensinar. Marque a afirmativa que define o que isso quer dizer:
	
	
	Significa dizer que o objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem, buscando a garantia da qualidade da formação humana que se processa na escola.
		4.
		Se planejar significa uma intervenção na realidade, visando sua mudança, a pertinência do ato de planejar está intrinsecamente ligada ao reconhecimento da possibilidade da transformação vir a ocorrer. Para tanto, é possível que a ação supervisora/ coordenadora, exercida com os educadores, o leve a admitir que tenha a capacidade de dominar uma situação e nela promover mudanças. A partir destas afirmações podemos dizer que o planejamento
	
	
	
	É um instrumento de ação política;
		5.
		Quando a Supervisão / Coordenação, em parceria com o grupo docente, está realizando a discussão sobre as transformações que almejam em relação ao processo de ensino-aprendizagem na escola, certamente, os questionamentos que surgem esbarram em duas premissas: como estamos e o que desejamos alcançar. Tal posicionamento, acerca da transformação almejada, portanto pressupõe;
	
	
	
	Viver, através de um processo de planejamento, no qual o mais importante seja a tensão, a dialética entre a realidade existente e a realidade desejada;
		6.
		O supervisor pedagógico deve supervisionar o planejamento de ensino, orientando os conceitos e critérios , procurando, assim, garantir oportunidades de construção coletiva e participativa. O planejamento de ensino, seja de curso, de unidade ou de aula, inclui:
	
	
	Objetivos, conteúdos, procedimentos, avaliação e bibliografia.
		7.
		A que Gandin (1994) se referiu quando comparou o processo de planejamento com o trabalho de um médico, marque a resposta certa:
	
	
	
	
	
	O processo de planejamento deve ser um processo científico e não meramente burocrático.
		8.
		A Avaliação é um dos elementos que compõe a Programação no plano de ação da Supervisão Pedagógica (essa foi a sugestão de plano trabalhada em aula), marque a resposta que indica porque podemos considera-la uma atividade permanente:
	
	
	Além de ser usada para verificação do alcance dos objetivos, os momentos de avaliação devem ser estabelecidos de forma periódica.
		1.
		O Marco Operativo é um dos elementos que compõe o plano de ação do Supervisor Pedagógico, dessa forma, marque a resposta que indica o sua importância:
	
	
	
	
	
	O Marco Operativo da ação supervisora indica o rumo a ser seguido (antes estabelecido no PPP), para que haja contribuição efetiva do Supervisor Pedagógico às propostas da escola.
		2.
		Gandin (1994) estabelece a comparação do processo de planejamento com o trabalho de um médico, ressaltando que o processo de planejamento deve ser um processo científico e não meramente burocrático. O elemento do planejamento de ação do supervisor escolar que estabelece juízo de valor sobre a realidade, percebe dificuldades, desafios e oportunidades relacionados com os ideais da instituição escolar é
	
	
	
	
	
	o diagnostico
		3.
		Uma das formas de concretização do compromisso político do Supervisor Pedagógico, diz respeito ao seu fazer técnico-pedagógico e podemos afirmar que sua competência técnica também é representada pela (o):
	
	
	
	Planejamento da ação supervisora.
		4.
		Marque a resposta certa, podemos definir como competência técnica do Supervisor Pedagógico:
	
	
	O domínio do saber escolar, dos métodos de ensino, da organização curricular, das regras que regem a instituição, etc.

Continue navegando