Buscar

RESENHA ROTULAGEM

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ - UNINOVAFAPI
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
DAILANE ARAUJO DA SILVA
ESTEFANE DE OLIVEIRA VERAS
RAMOM DIOGO A. V. DE SOUSA
RESENHA CRÍTICA: ROTULAGEM DE ALIMENTOS
Setembro/2017
 As mudanças no padrão alimentar da população, evidenciadas pelo consumo de dietas com alta densidade energética, ricas em macronutrientes e pobres em micronutrientes, associadas ao sedentarismo, tabagismo e ao abuso excessivo de álcool têm levado ao aumento da incidência de doenças crônicas e degenerativas. O consumo alimentar é um fator determinante da saúde, cujo caráter positivo ou negativo depende de informações adequadas, sendo de fundamental importância intervenções de educação nutricional que auxiliem a população na escolha de alimentos mais saudáveis.
 A rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes. Porém, é necessário que estas informações sejam compreendidas por todos aqueles que as utilizam. Essas informações devem ser claras e com especificação correta de quantidade, composição e qualidade, bem como sobre os riscos que possam apresentar
 No Brasil, a rotulagem nutricional é regulamentada pelas Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) 360/03 e 359/03 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Assim, com a missão: ‘’. De proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso. ’’ Informações descritas na rotulagem contemplam um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, no qual visar informar sobre produtos deve ser clara e com especificação correta de quantidade, composição e qualidade, bem como sobre os riscos que possam apresentar (BRASIL, 1990; CÂMARA et al., 2008). Embora, casos de mais frequência no dia a dia é o meio de mais praticidade e a sociedade acabar comprando os que convém a eles. 
 Portanto, deixando esclarecidos as informações descritas nos rótulos dos alimentos, não esteja forçando o cliente leva-lo e, no entanto, deixando uma direção às quais nutrientes estão sendo levado para casa. No qual as rotulagens são de extrema importância ao consumidor, no dever de auxilia-lo na decisão de compra, assim credenciando a qualidade e o bem-estar para o receptor. 
 Contudo, a importância de educação nutricional é de reavaliar as pessoas com o estudo de casos da alimentação, assim levando para o dia a dia de formas bem dinâmicas para sabe-lo adequar no padrão da sua rotina. Em questão de as rotulagens ser algo bem temáticos para uma reeducação nas prateleiras do supermercado e assim evitando alimentos ultra processados e transgênicos. 
 Com a transparências das rotulagens e com o grande avanço na educação nutricional levando para as pessoas para, pode ter uma grande reorganização no uso de alimentos nos quais levam de uma forma rápida as doenças crônicas que estão sendo latente atualmente. 
 
Referências:
CAVADA. S Giovanna. Rotulagem nutricional: você sabe o que está comendo? Braz. J. Food Technol. vol.15 no.spe Campinas May 2012  Epub Nov 30, 2012.

Continue navegando