Buscar

Fundamentos Teóricos da Linguìstica APOL

Prévia do material em texto

Questão 1/5- Fundamentos Teóricos da Linguística
Considere o seguinte extrato de texto:
“Contemplamos [...] a postulação de um ‘ esquematismo inicial´ atribuído ao espírito humano que nos indica uma faculdade de linguagem. Conforme o estímulo recebido, tal faculdade gerará diferentes línguas ( gramáticas particulares) [...]. A teoria da gramática universal ( GU) corresponde ao ‘ conhecimento’ geral utilizado para pensar e produzir a fala em diferentes línguas. Esse conhecimento não é diretamente acessível à introspecção ( como pensava o cartesianismo clássico), pois é inconsciente e involuntário, constituindo parte do esquematismo que carregamos como espécie. A análise a determinação das estruturas específicas da GU podem servir de apoio (modelo) para a reflexão sobre os problemas relacionados à capacidade de linguagem ( os chamados problemas do conhecimento).”
Tendo em vista o dado extrato de texto e os conteúdos do livro- base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre o percurso histórico das noções de gramática universal. Enumere, na ordem sequencial, os períodos que se relacionam aos acontecimentos científicos listados a seguir:
Na Antiguidade Clássica
Desde o século XIII
3. No século XIX
4. No século XX
(1) Os filósofos observaram que fala e pensamento estavam em relação muito próxima.
(2) Havia especulações sobre a existência de uma gramática universal.
(3) Como reflexo dos estudos diacrônicos, os linguistas passaram a observar mais cuidadosamente a relação entre lógica e gramática.
(4) Houve uma retomada da ideia clássica de gramática universal pelo gerativismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
D- 1- 2- 3- 4
Questão 2/ 5
Leia a seguinte citação:
‘’A dependência da estrutura é uma típica variedade de Gramática sintagmática que indica uma regra de reescrita fundamental, SV- V+ SN ( verbo + sintagma nominal), SN só poderá ser reescrito depois de V, pois essa é uma regra de constituição do sintagma verbal [(SV)]’’.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre estrutura sintagmática, assinale a alternativa correta:
D- Tendo em vista os marcadores sintagmáticos, é possível determinar quem realizou a ação em ambas.
Questão 3/5:
Leia a citação a seguir:
‘’ [...] devemos assinalar que, apesar das constantes referências a Descartes, é antes em Leibniz que Chomsky encontra sua inspiração para conceber seu inatismo, rejeitar o empirismo e pensar a relação entre os princípios inatos da gramática universal e as regras de uma língua particular adquirida. ‘’
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro- base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre a gramática universal, é correto afirmar que:
B- Já na Grécia Antiga os filósofos se interessaram pelas relações entre linguagem e filosofia.
Questão 4/5: 
Leia o seguinte fragmento de texto:
‘’ A aquisição da linguagem é, pelas suas indagações, uma área híbrida, heterogênea ou multidisciplinar. No meio do caminho entre teorias linguísticas e psicológicas, tem sido tributária das indagações advindas da Psicologia ( do Comportamento, do Desenvolvimento, Cognitiva, entre outras tendências) e da Linguística. [...] A área recobre muitas subáreas [...] . 
Eis algumas delas: a) aquisição da língua materna [...]; b) aquisição de segunda língua [...]; c) aquisição da escrita.’’
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro- base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre aquisição da linguagem, assinale a alternativa correta: 
B- Aquisição de língua materna ( falantes nativos) tem um processamento diferente da aquisição de um estudo da aquisição da linguagem.
Questão 5/5:
Leia a seguinte afirmação:
Ao pesquisar o aspecto evolutivo em espécies da fauna, Charles Darwin observou em algumas a capacidade de se adaptarem às mudanças ambientais, visto que desenvolviam características que permitiam o ato de alimentação e a camuflagem, por exemplo. No âmbito da linguagem, ocorre um fenômeno um pouco parecido, pois, entre as abordagens teóricas que desenvolveram conceitos linguísticos, há uma que aponta para as circunstâncias ligadas aos falantes, por meio das quais opera o caráter expansivo e passível de transformações das línguas.
Considerando a dada citação e os conteúdos do livro- base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre conceitos de linguagem e de língua na concepção de Robert H. Robins, é correto afirmar que:
D Robert H. Robins afirma que as línguas dispõem de adaptabilidade e de reflexibilidade.

Continue navegando

Outros materiais