Buscar

Doenças Transmitidas por Parasitas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROTOZOOSES
Profª. Esp. Juliana Galvão
. Ingestão de alimentos e água contaminados com os cistos
. Contato com toalhas ou privadas contaminadas
AMEBÍASE
Entamoeba histolytica 
AMEBÍASE - PREVENÇÃO
GIARDÍASE 
NÃO HÁ INVASÃO INTESTINAL!!
4
GIARDÍASE
Transmissão 
Após ser ingerido, os cistos são ativados no estômago da pessoa e seguem para o intestino delgado que começa a se reproduzir. De cada cisto há o aparecimento de dois trofozoítos.
Alimentos, objetos e água contaminados, relação sexual anal, locais sanitários mal higienizados, mãos contaminadas.
5
GIARDÍASE 
Alimentos, objetos e água contaminados, relação sexual anal, locais sanitários mal higienizados, mãos contaminadas.
6
Leishmania chagasi (visceral ou chagasi)
Leishmania braziliensis (tegumentar)
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, e não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania. Os parasitas se multiplicam dentro das células de defesa do hospedeiro, os macrófagos, diminuindo sua imunidade. É considerada pelos pesquisadores como antropozoonose, doença que acomete animais silvestres e que pode ser transmitida aos humanos, eventualmente.
Foto 1 – Promastigota
Foto 2 – Amastigota
7
Transmissão
Mosquito palha/Birigui 
Transfusão de sangue
Transplacentária
Cruzamento de animais
Os mosquitos são encontrados em locais escuros e úmidos; conseguem atravessar telas e mosquiteiros devido ao seu tamanho. Os animais que atuam como reservatórios da L. tegumentar são o tamanduá e as preguiças. Na L. visceral é a raposa.
O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.
8
Suspeita-se
A doença afeta algumas das pessoas mais pobres do mundo e está associada à desnutrição, deslocamento de população, condições precárias de habitação e saneamento precário, um sistema imunológico fraco e falta de recursos financeiros. O calazar, em geral, também está ligado a mudanças ambientais como o desmatamento, construção de barragens, sistemas de irrigação e urbanização.
9
SINTOMAS
L. tegumentar 
É caracterizado pelo aparecimento de feridas pelo corpo, principalmente nas áreas descobertas. Casos mais graves aparecem feridas dentro do nariz, na garganta e na boca. As feridas tem o fundo purulento com as bordas avermelhadas que vão aumentando de tamanho e demoram para cicatrizar.
Os sintomas começam a aparecer após 3 meses.
10
SINTOMAS
L. visceral 
A L. visceral acomete os órgãos, principalmente o baço, a medula espinhal e o fígado. Acomete crianças de até 10 anos, depois se torna menos frequente.
12
A L. visceral acomete os órgãos, principalmente o baço, a medula espinhal e o fígado. Acomete crianças de até 10 anos, depois se torna menos frequente.
14
Mosquito é o hospedeiro intermediário
Homem é o hospedeiro definitivo
Quando o flebótomo pica um indivíduo infectado ou um hospedeiro reservatório aspira macrófagos parasitados ou amastigotas livres no sangue ou mesmo em tecidos. As amastigotas, ao atingirem o intestino médio do inseto, se transformam em promastigotas. Estas formas flagelas, após rápida multiplicação, se convertem nos promastigotas infectantes e migratórios. Do intestino anterior são regurgitadas ou introduzidas na pele do próximo hospedeiro quando o inseto toma uma nova refeição de sangue.
15
PREVENÇÃO E TRATAMENTO 
Prevenção – tratamento dos doentes, erradicar os mosquitos, uso de mosquiteiros, limpeza de quintais e proteção do lixo orgânico.
Tratamento – antiparasitário, repouso e boa alimentação. No Brasil, os cães sofrem eutanásia por causa da legislação. Existe um tipo de terapia chamada de manejo terapêutico que minimiza a quantidade de parasitas, mas não acaba com todos eles.
Existe vacina para cães.
Os animas não tratados podem morrer em torno de 2 a 3 anos.
16
Agente etiológico: Trypanossoma cruzi 
DOENÇA DE CHAGAS
FORMA INFECTANTE
Células humanas
Células intestinais do barbeiro
TRANSMISSÃO 
5% das pessoas morrem com a doença; 30% têm a doença crônica e 65% conseguem se curar com o uso de medicamentos
O inchaço característico recebe o nome de sinal de Romanã.
21
SINTOMAS 
Iniciais: febre, íngua e cansaço (dura até 4 meses)
Graves: insuficiência cardíaca; aumento do intestino, fígado, baço e esôfago (após 10 a 20 anos). 
Tratamento
Benznidazol (antiparasitário) – depende de análise médica. 
Prevenção
Evitar o contato com o inseto colocando telas nas janelas, inseticidas
Limpar o quintal de entulhos
Saber a procedência do açaí e do caldo de cana
DOENÇA DE CHAGAS
 Pode não surtir efeito se o caso for grave.
23
DOENÇA DO SONO
Trypanossoma brucei
Causa distúrbios neurológicos de inconsciência e mal estar. A toxina produzida pelo protozoário faz com que a pessoa entre em coma causando parada respiratória e, consequentemente, à morte.
Exclusivo de ambientes africanos. 
24
Plasmodium malaria
Plasmodium vivax
Plasmodium falciparum
Plasmodium ovale
MALÁRIA
Anopheles
A incidência de malária subiu em 50% entre 2016 e 2017.
99% dos casos no país de Malária é na região Norte. Se pega malária mais de uma vez já que há mais de cem protozoários.
25
1 criança africana morre por minuto de Malária!
Ministério da Saúde, 2017
27
Ministério da Saúde, 2017
28
29
MALÁRIA 
CICLO 
As fêmeas gostam de colocar os ovos em locais com água escura e profunda, principalmente na sombra da vegetação, nas margens.
30
Dores abdominais, musculares, febre “quebra ossos”, mal estar, diarreia, vômitos, ritmo cardíaco acelerado, entre outros
Febre terçã e quartã 
MALÁRIA - SINTOMAS 
MALÁRIA
TRATAMENTO E PREVENÇÃO 
Para combater a malária se deve: controlar a proliferação dos mosquitos, diagnosticar a doença com rapidez e tratar os doentes.
O controle pode ser feito por meio da liberação de peixes (gubby ou barrigudinha) que se alimentam das larvas do Anopheles, biolarvicida que não causa nenhum problema para os peixes, uso de mosquiteiros.
O tratamento deve ser feito de 7 a 14 dias seguidos, o que é quebrado por diversas pessoas. A FDA ( Agência Americana que regula a doença) produziram um medicamento que matam os parasitas que ficam no fígado.
32
VÍDEO – CICLO DO PLASMÓDIO NO SER HUMANO
VÍDEO – CICLO DO PLASMÓDIO NO ANOPHELES
TRICOMONÍASE - Trichomonas vaginalis 
Tricomoníase é uma infecção do trato vaginal inferior feminino ou trato genital masculino causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. É considerada uma DST.
O período de incubação entre a exposição e a infecção pode variar de cinco a 28 dias.
É um protozoário anaeróbico e produz ácido lático.
34
Informações gerais
DST de origem não viral mais prevalente no mundo
20% das mulheres é assintomáticas
14 a 60% dos parceiros abrigam os parasitos sem sintomas
Parasitas monoxênicos (1 hospedeiro)
Duas espécies infectam o homem (vaginal e oral/nasal)
Desenvolvem-se bem: pH entre 5 e 7,5, baixa tensão de oxigênio e temperatura de 20 a 40ºC
Sobrevivem várias horas em uma gota de secreção vaginal
O pH vaginal normal varia de 3,8 a 4,2, acima desse nível já é possível considerar que o meio vaginal está infectado. Isso ocorre por causa do ácido lático produzido pelas bactérias presentes na flora intestinal.
35
TRANSMISSÃO
Trichomonas tenax
Trichomonas vaginalis
36
LOCALIZAÇÃO
O organismo pode persistir por longos períodos no trato urinário masculino sem causar sintomas, e pode ser transmitida involuntariamente aos parceiros e parceiras sexuais. É comum a tricomoníase estar acompanhada de gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Nas mulheres acomete a vulva, a vagina, na uretra e colo do útero. Nos homens, eles se encontram, principalmente na uretra, mas pode ser encontrada
no epidídimo, na bexiga e na próstata.
37
TRICOMONÍASE - SINTOMAS 
Por ser anaeróbica, as bactérias produzem um ácido que irrita a mucosa genital causando coceira, ardor e produção de um corrimento amarelo e/ou esverdeado com bolhas e odor desagradável; dor ao urinar; esterilidade nos homens e mulheres. Mas existe uma grande variação na forma como ela se manifesta: pode ser desde a apresentação assintomática até um estado de severa inflamação (vaginite).
Nos homens, geralmente á assintomática, mas pode se desenvolver na próstata causando a prostatite e na uretra, uretrite. O Trichomonas vaginalis infecta principalmente o trato genital. 
Nas mulheres infectadas, entre 25% e 50% são assintomáticas. 
38
TRICOMONÍASE - TRANSMISSÃO 
RARO!
39
TRICOMONÍASE – PREVENÇÃO E TRATAMENTO 
A melhor maneira de se prevenir é usando o preservativo, camisinha. Sexo sem camisinha, vários parceiros, pouca higiene, baixa imunidade e uso de piscina são fatores de risco para a Tricomoníase.
40
Pesquisar as seguintes doenças:
Balantidiose
Toxoplasmose
Fazer uma tabela contendo Transmissão, Sintomas, Tratamento e Prevenção
Para a próxima aula!
BALANTIDIOSE
42
UFSC
Em 2016, houve o registro de dois casos em Santa Catarina de leishmaniose visceral humana, de pessoas que contraíram a doença em outros estados. O primeiro caso autóctone de leishmaniose visceral humana em Santa Catarina foi confirmado no dia 16 de agosto de 2017 pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN). Trata-se de um homem de 53 anos, morador de Florianópolis.
O cão, por ser um animal doméstico e intimamente próximo ao ser humano, representa um risco à saúde pública quando doente. Até maio deste ano, Florianópolis havia identificado 17 cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, resultando em cinco eutanasiados, conforme informações do Centro de Controle de Zoonoses municipal.
Disponível em: <http://www.dive.sc.gov.br/index.php/arquivo-noticias/579-dive-sc-orienta-sobre-medidas-de-da-leishmaniose-visceral>. [Adaptado]. Acesso em: 26 ago. 2017.
UFSC
Sobre a leishmaniose visceral, é correto afirmar que:
( ) os cães representam um risco à saúde pública quando doentes, pois transmitem a leishmaniose visceral aos seres humanos.
( ) a leishmaniose visceral é causada pelo vírus Leishmaniose chagasi.
( ) em áreas com transmissão de leishmaniose, indica-se a utilização de coleiras repelentes de insetos nos cães.
( ) deve-se ter cuidado ao descartar os resíduos domésticos, a fim de não favorecer o crescimento populacional de mosquitos transmissores de doenças como a leishmaniose, a dengue e a zika.
( ) nas áreas com casos confirmados de leishmaniose visceral canina, deve-se realizar a eutanásia em todos os cães da região.
( ) considerando que a forma de transmissão da leishmaniose visceral é igual à forma de transmissão da larva do bicho-geográfico (Ancylostoma brasiliensis), devem-se evitar cães em praias e em parques infantis que contenham áreas com areia.
V
V
F
F
F
F
ENEM (modificada)
A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica. Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais
(A) as características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença.
(B) a falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados.
(C) a inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença.
(D) a temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor.
(E) o Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.
UFMG
A leishmaniose afeta, atualmente, cerca de 400.000 pessoas em todo o mundo. A forma mais comum no Brasil, a leishmaniose tegumentar americana, vem aumentando em Minas Gerais. Esse crescimento se deve provavelmente:
ao aumento da resistência do protozoário às vacinas existentes.
ao uso comum de seringas por viciados em drogas, o que permite a transmissão do protozoário pelo sangue
à domiciliação do vetor em consequência do desmatamento.
à falta de condições de higiene, o que permite o contágio com pessoas doentes.
à eliminação dos cães infectados que proliferam na periferia das cidades.
ENEM (modificada)
Um grupo internacional de cientistas achou um modo  de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles.  As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram  como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e  listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem.  Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).
Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros  insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no  Brasil, como, por exemplo,
(A) dengue, febre amarela, doença de Chagas e leptospirose.
(B) malária, meningite, peste bubônica e doença de Chagas.
(C) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose.
(D) dengue, cólera, lepra e peste bubônica.
(E) malária, dengue, cólera e leptospirose.
47
Leia a notícia abaixo:
Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina
Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.
Revista Veja São Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.
A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita:
(A) Na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida.
(B) Nas fezes e pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados.
(C) Nas fezes e pode ser transmitido pela penetração ativa através da pele.
(D) No sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato.
(E) No sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito.
UFPR
Fuvest (modificada)
Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:
(A) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
(B) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
(C) procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
(D) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.
(E) procede, pois a doença de Chagas é transmitida em locais com grande circulação de pessoas.
49

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais