Buscar

Discursiva Comunicação Empresarial e Administração da Produção e Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Os tipos de produção são classificados de acordo com a tecnologia empregada, assim, podemos ter para um mesmo produto formas diferentes de fabricá-lo. Os produtos podem ser iguais e servir para a mesma finalidade, mas a tecnologia de produção pode ser diferente em função das quantidades a serem produzidas. A tecnologia de produção define a maneira como o bem será produzido, se de forma unitária ou seriada com altos volumes, se necessitará de processos padronizados ou será produzido por encomenda sob um projeto especifico, se a fábrica será dedicada a um único produto ou a vários simultaneamente, se o processo será em lotes ou contínuo, enfim o tipo de produção a ser operacionalizada.
De acordo com os materiais estudados na disciplina, descreva as características que correspondem ao baixo e ao grande volume de produção.
	
O baixo volume de produção implica organizações simples e processos pouco padronizados.
Um grande volume de produção exige organizações complexas, algo nível de padronização de processos e do produto, além de máquinas especiais, tudo para viabilizar economicamente a alta produção.  
AULA 3. CAP. 4. PG. 67.
Questão 2/5
Os sistemas CAM (Manufatura Auxiliada por Computador) forma desenvolvidos devido às necessidades de programação das máquinas CNC estudadas e lançadas na década de 1950. A partir do desenvolvimento de máquinas comandadas por computador, os processos se tornaram mais precisos e mais complexos exigindo assim dos programadores maior tempo e capacidade para a aplicação de mais ferramentas e estratégias de usinagem. Com o propósito de agilizar a programação de máquinas CNC e de outros processos de manufatura, os softwares de CAM ganharam mais atenção e pesquisa no seu desenvolvimento o que os tornou sinônimo de programação prática e a solução mais eficiente para a programação das máquinas operatrizes na usinagem de peças e produtos com formas complexas. As aplicações do CAM podem ser assim divididas em duas grandes categorias as quais representam diferentes níveis de envolvimento do computador nas operações de fábrica.
De acordo com o conteúdo abordado na disciplina, as aplicações do CAM podem ser divididas em níveis. Cite quais são eles.
	
Planejamento de produção e controle de produção.
AULA 5. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 7
Questão 3/5
O surgimento da abordagem clássica de administração é devida principalmente ao advento da revolução industrial, pois as empresas passaram por um processo rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então. Outro fator importante é que com o aumento das empresas e, complexidade de sua administração, bem como o crescimento da concorrência, a busca por meios de melhorar a eficiência das organizações tornou-se regra no período. A improvisação era o que imperava nas empresas naquele cenário, os funcionários desenvolviam seu modo de agir em suas atividades unicamente observando como os demais faziam, de maneira que cada um ia inserindo seus modos particulares de exercer as tarefas. O final disso era previsível, total falta de padrão na produção, desperdício de material e de tempo o que consequentemente gerava baixa eficiência. Com grande experiência prática pessoal na administração de empresas, Fayol se preocupou com a difícil tarefa de coordenar um grupo de pessoas e de recursos apresentando assim os cinco princípios clássicos: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
De acordo com o conteúdo e o livro base da disciplina, referente aos princípios clássicos da administração, descreva o princípio de planejar.
	 Planejar: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
AULA 1. CAP. 1 PG. 16/17.
Questão 4/5
Grande parte dos problemas das empresas acontece justamente porque as pessoas não dizem o que elas querem, o que elas precisam. Muitas vezes, espera-se algo de um funcionário, mas ele não sabe de tal expectativa e acaba frustrando o resultado esperado pelo gestor. Outras vezes, um funcionário não consegue transmitir ao seu gerente as dificuldades que sente em seu trabalho e as coisas não são realizadas conforme o previsto. São muitas as organizações que acreditam que seus problemas acontecem por conta da falta de informação, mas não, a falta de clareza é uma das principais causas dos problemas decorrentes nos processos organizacionais. Essa falta de clareza não acontece somente do funcionário para a empresa, mas é uma mão de duas vias, ambas as partes acabam cometendo equívocos no que se refere à falta de clareza das informações.
De acordo com o conteúdo da disciplina, defina o conceito de clareza na comunicação.
	
É a qualidade essencial de um texto, principalmente se ele for informativo: uma carta comercial, um memorando, um relatório, um e-mail, um ofício. A falta de clareza leva a problemas de interpretação. Na comunicação empresarial a exatidão das informações é absolutamente necessária
E/OU
Clareza = Exatidão 
AULA 2, PG. 7
Questão 5/5
O mundo moderno exige comunicação rápida e eficaz. Sendo assim, clareza, concisão e coerência são pontos fundamentais para quem deseja ter suas mensagens prontamente assimiladas e suas reivindicações rapidamente atendidas. A correspondência externa é aquela que a empresa disponibiliza para além do público interno, são cartas direcionadas para os clientes, ou seja, é como a empresa se comunica com seus clientes, fornecedores e sociedade em geral. Essa comunicação pode ser através de uma carta comercial, de uma mala direta ou através do press release.
De com as informações disponibilizadas em seu roteiro de estudos, descreva o tipo de correspondência que é composta dos itens demonstrados no quadro abaixo.
Numeração:
Local e data:
Destinatário:
Assunto:
Vocativo:
Mensagem:
Encerramento:
	Carta Comercial.
AULA 4. ROTEIRO DE ESTUDOS. PG. 13

Outros materiais

Outros materiais