Buscar

Referências Bibliográficas (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL / 7º PERÍODO
 
ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
 JULYANNA PHRYSCYLLA GOMES CORRÊA – RA 407752
TUTORA PRESENCIAL: Jaquelúcia Conceição de Sousa
 TUTOR à DISTÂNCIA: Simone Aparecida Carvalho
São Luís – MA
2018
	BIBLIOGRAFIA
	JUSTIFICATIVA
	EL ABED, Naila Muhammad. Atuação do profissional do Serviço Social na Educação Especial. Revista Educação, Psicologia e Interação. 
	Para a autora, o profissional do Serviço Social desempenha uma função bem importante onde desenvolve e tem atribuições inseridas no âmbito da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, assim como na assessoria a movimentos sociais e populares. De acordo com o CFESS (2011), o que compete a esses profissionais é a realização de uma análise crítica da realidade, a estruturação do seu trabalho e a definição das competências necessárias para o enfretamento de situações e demandas sociais que ocorrem dentro do cotidiano. O trabalho do Assistente Social, também pode ser caracterizado pelo atendimento às demandas e necessidades de seus usuários, podendo assim construir resultados concretos quer nas dimensões materiais, sociais, políticas e culturais facilitando o acesso às políticas sociais (IAMAMOTO, 2009). A união entre Serviço Social e educação, propõe um progresso no atendimento a pessoas com deficiência. O Assistente Social contribui com a elaboração e execução de programas dedicados a orientar as famílias de alunos com necessidades especiais. 
	NASCIMENTO, Rafael Teixeira do. A prática profissional do Assistente Social no contexto da Educação Especial. ETIC – Encontro de Iniciação Cientifica.
	O que o Assistente Social desenvolve dentro do seu cotidiano é um dos eixos essenciais para o processo de educação especial, uma vez que esse, busca resgatar a cidadania. A pessoa com deficiência deve ter seus direitos respeitados, incluindo a sua autonomia, que antes era negada brutalmente pela sociedade. A postura de um Assistente Social inserido no âmbito escolar destinado a pessoas com deficiência deve ser coerente com todos os princípios do Código de Ética do Serviço Social, onde o seu princípio é o da equidade, é contra a discriminação, preconceitos dentro do convívio humano, a dignidade e liberdade. Dentro de uma instituição de ensino, as pessoas com deficiência, o Assistente Social pode dar suporte técnico no acompanhamento das famílias, mediar a relação família/ escola, garantir e ampliar o acesso aos serviços sociais existentes na comunidade, encaminhar para o BPC ou aos demais programas existentes, realizar trabalhos socioeducativos. 
	VALENTE, Liliane dos Santos. Uma análise da prática do Assistente Social na Escola de Educação Especial. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas. 
	O Serviço Social é uma profissão que está inserida na divisão sócio técnica do trabalho, aquele que está inserido nessa profissão, está sujeito às mesas determinações das quais vivem a classe trabalhadora no modo de produção capitalista. Quando falamos da pratica profissional devemos pontuar que esta não deve ter somente caráter político, mas tem que ter também caráter crítico, interventivo, investigativo e propositivo para com a realidade social de seus usuários. O profissional precisa ter um olhar crítico e ao mesmo tempo interventivo e investigativo fazendo uso da dialética para poder interpretar a realidade social e não cair no cotidiano, tornando-se um profissional propositivo. Para Iamamoto (2001), um profissional propositivo é uma nova imagem que deve estar comprometido com as mudanças que ocorrem no campo social contemporâneo, atualizando-se sempre. Mas devemos destacar a fragilidade que ainda existe nas políticas sociais que terceirizam os serviços assistenciais. 
	LUNA, Maria Aline Landim. As contribuições do Serviço Social para a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar. Revista Interfaces – saúde, humanas e tecnologia. Vol. 3(11), pp 87-94, 29 de julho, 2016. 
	O Assistente Social exerce um trabalho pautado na esfera de cunho educativo e está diretamente vinculado com a classe trabalhadora com o objetivo de lutar pela garantia e efetivação de direitos na busca pela transformação da sociedade. O princípio ético central do Serviço Social é a liberdade, sendo que tal liberdade vai além das amarras do capital. Os Assistentes Sociais atuam na luta de classes para consolidar os direitos sociais, sempre em foco a minorias da sociedade. O trabalho deste profissional, é voltado para a esfera ideológica também, caracterizando-se como articuladores do trabalho sócio educativos. Os Assistentes Sociais também estão inseridos nesse âmbito educacional afim de buscar estratégias e legitimar a inclusão social de pessoas com deficiência na comunidade escolar, incluindo-os na escola e na comunidade com o trabalho junto a escola, família e as redes sócio assistenciais. Com base nesse contexto, a atuação do Assistente Social deve se sustentar na luta pela ampliação e consolidação dos direitos sociais dos seres humanos. Uma vez que incluir não significa apenas possibilitar o acesso à educação, mas sim o direito a permanência no lugar educacional com ensino de qualidade que seja capaz de atender as demandas exigidas na questão da inclusão.

Outros materiais