Buscar

Reclamatória Trabalhista - Expectromem da Silva x Alfa LTDA

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA [...] VARA DO TRABALHO DE ARAUCÁRIA, ESTADO DO PARANÁ.
EXPECTROMEM DA SILVA, brasileiro, estado civil [...], administrador, RG n.: [...], CPF/MF n.: [...], CTPS n.: [...], série: [...], PIS/PASEP n.: [...], residente e domiciliado na rua [...], número [...], bairro [...], CEP: [...], cidade de Curitiba, estado do Paraná, por seu advogado abaixo assinado, nome [...], OAB/UF n.: [...], CPF/MF n.: [...], com escritório profissional na rua [...], número [...], bairro [...], na cidade de [...], CEP [...], onde recebe notificações e intimações, respeitosamente vem à presença de V. Excelência, propor: 
RECLAMATÓRIA TRABALHISTA, pelo rito sumaríssimo
em face de ALFA LTDA, pessoa jurídica de direito privad, inscrita no CNPJ sob o n. [...], com sede na rua [...], número [...], bairro [...], na cidade de [...], CEP [...], 
o que faz com fulcro nos arts. 840, §1°, da CLT e 319 do CPC, bem como pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA
O reclamante não se submeteu à Comissão de Conciliação Prévia em razão das liminares conferidas nas ADINS 2139 e 2160-5, que fazem prevalecer o artigo 5º, inciso XXXV da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, garantindo assim, o acesso à justiça.
DA JUSTIÇA GRATUITA
Requer a concessão da gratuidade de justiça, uma vez que o Reclamante percebia remuneração mensal inferior a 40% do regime geral da previdência, e hoje se encontra desempregado. Desta forma, o pagamento de custas e despesas processuais prejudica o seu sustento, bem como o de sua família, com base no art. 14, §1º da Lei 5584/70, além do art. 790, §3º da CLT e art. 98 C
DO CONTRATO DE TRABALHO
O autor, admitido em 2 de janeiro de 2018, cumpria jornada de trabalho para a reclamada das 8:00h às 17:00h, com 1 hora de intervalo para repouso e alimentação. 
Recebia o salário mensal de R$ 6.000,00 (seis mil reais). 
Foi dispensado, sem prévio aviso, no dia 11 de novembro de 2018.
Tendo recebido corretamente as verbas rescisórias, projetou-se o fim do contrato de trabalho para 02 de dezembro de 2018.
DAS HORAS EXTRAS
Cumpria o autor horas extras, de segunda a sexta feira, cerca de quatro horas diárias.
Conforme dispõe o art. 59 e § 2º da CLT, 
Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. 
[...]
§ 2o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
Ainda o § 3º do mesmo artigo, dispõe que 
§ 3º Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma dos §§ 2o e 5o deste artigo, o trabalhador terá direito ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.
Faz o autor, portanto, jus à compensação das horas extras, acrescidos de reflexos, juros e correção monetária, no valor de [...].
Requer, portanto, a condenação da reclamada ao pagamento de [...].
DOS JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA
Conforme disposto nos arts. 883 da CLT e art. 39, §1º, da lei 8177/91, fluem os juros de mora desde a data do ajuizamento de reclamatória trabalhista.
Requer, portanto, a devida incidência dos juros no valor de 1% desde a sua data inicial.
DOS HONORÁRIOS DE ADVOGADO
Conforme o art. 791-A da CLT, introduzido pela recente reforma trabalhista, fixam-se os honorários de sucumbência entre 5-15% do valor da causa.
Requer, portanto, a fixação dos honorários em 15% da condenação, i.e., [...].
DOS REQUERIMENTOS FINAIS
Requer-se, portanto:
A concessão da justiça gratuita;
A condenação da parte contrária ao pagamento da compensação ppelas horas extras cumpridas;
A intimação da parte contrária para, querendo, contestar e comparecer em audiência, sob pena de arcar com o ônus da revelia;
O deferimento de todas as provas admitidas.
Dá-se à causa o valor de R$ [...].
Nestes termos
Pede deferimento
Local [...], data [...].
ADVOGADO/OAB.

Continue navegando