ADM.DA PROD.OPER. 3
4 pág.

ADM.DA PROD.OPER. 3


DisciplinaAdm da Produção e Operações124 materiais130 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina: GST1659 - ADM.DA PROD.OPER. 
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		A opção que apresenta relação com o conceito de Capacidade é
	
	
	
	Cálculo da necessidade de Capital de Giro.
	
	
	Vantagem do processo produtivo.
	
	
	Quantidade de processos que existem dentro de uma fabrica
	
	
	Ritmo Maximo de produção de um processo.
	
	
	Diminuição dos custo de produção.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Pablo, dono de um restaurante na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, empolgado com o crescimento da demanda na época das férias, resolveu aumentar a capacidade produtiva de seu estabelecimento. Comprou novos equipamentos e aumentou o salão, dessa forma pode atender confortavelmente a todos os clientes. O problema é que fora de temporada a procura pelo restaurante diminuiu e o resultado financeiro de seu negócio ficou comprometido. Podemos dizer que nesse caso ocorreu:
	
	
	
	Desaquecimento da Demanda
	
	
	Ganho de Produtividade
	
	
	Deseconomia de Escala
	
	
	Gargalo
	
	
	Economia de Escala
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Planejamento e Controle da Capacidade É a atividade que tem como objetivo calcular a carga de cada centro de trabalho para cada período no futuro, visando prever se o chão-de-fábrica terá capacidade para executar um determinado plano de produção para suprir uma determinada demanda de produtos ou serviços.
Sobre esta temática foram feitas as seguintes afirmações:
I - O Planejamento da Capacidade fornece informações que possibilitam, dentre outras coisas, a identificação de gargalos.
II - O Controle da Capacidade tem a função de acompanhar o nível da produção executada, compará-la com os níveis planejados e executar medidas corretivas de curto prazo, caso estejam ocorrendo desvios significativos.
III - Os índices de eficiência, gerados pela comparação dos níveis de produção executados com os níveis planejados, permitem determinar a acuracidade do planejamento, o desempenho de cada centro produtivo e o desempenho do sistema de manufatura.
Está(ao) correta(s):
	
	
	
	somente I e III
	
	
	somente II
	
	
	somente III
	
	
	I, II e III
	
	
	somente I
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Uma operação de laminação numa siderúrgica gasta-se, em média, 20 horas por semana em manutenção preventiva e set-ups (preparação), e 40 horas por semana em falhas não planejadas. Se a máquina tem sua capacidade de projeto estimada em 168 horas por semana, determine o grau de utilização atingido no processo de laminação?
	
	
	
	76,2%.
	
	
	11,9%.
	
	
	23,8%.
	
	
	35,7%.
	
	
	64,3%.
	
Explicação: Grau de utilização = (168 - 40 -20) / 168 = 108/168 = 0,643 * 100% = 64,3%
	
	
	
	
		
	
		5.
		Uma operação de laminação numa siderúrgica gasta-se, em média, 20 horas por semana em manutenção preventiva e set-ups (preparação), e 40 horas por semana em falhas não planejadas. Se a máquina tem sua capacidade de projeto estimada em 168 horas por semana, determine a taxa de eficiência atingido no processo de laminação?
	
	
	
	76,2%.
	
	
	72,9%.
	
	
	88,1%.
	
	
	84,4%.
	
	
	64,3%.
	
Explicação: Taxa de eficiência = (168 - 40 - 20) / (168 - 40) = 0,844 * 100% = 84,4%
	
	
	
	
		
	
		6.
		Em obediência ao fluxo de materiais, conforme descreve Chiavenato, a Produção recebe o material de que órgão/seção da empresa e envia para que órgão/seção da empresa?
	
	
	
	compras e clientes
	
	
	almoxarifado de materiais e depósito de produtos acabados
	
	
	marketing e clientes
	
	
	almoxarifado de materiais e clientes
	
	
	marketing e depósito de produtos acabados
	
	
	
	
		
	
		7.
		Outro problema foi apresentado a você, para que informasse corretamente a que tipo de classificação de capacidade se referia o seguinte cálculo: Produção de 8 toneladas por hora X 24 horas X 30 dias = 5.760 toneladas por mês
	
	
	
	Capacidade instalada
	
	
	Capacidade efetiva ou de carga
	
	
	Capacidade realizada
	
	
	Capacidade efetiva ou de projeto
	
	
	Capacidade disponível ou de projeto
	
	
	
	
		
	
		8.
		Esse elemento poderá ser afetado caso uma empresa decida produzir estoque de bens acabados para antecipar-se à demanda. Com isso, a empresa deverá financiar o estoque até que seja vendido.Estamos nos referindo a(o):
	
	
	
	custos
	
	
	set up
	
	
	capital de giro
	
	
	ponto de equilibrio
	
	
	receita
	
Explicação:
capital de giro