Buscar

Avaliação I Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	 b)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 c)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
	 d)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
�
	2.
	A identidade, compreendida pela sua subjetividade, é constituída pelas vivências e representação de si mesmo. Nesse sentido, a identificação do eu e do outro envolve, ao mesmo tempo, o igual e o diferente, o permanente e o mutante, o individual e o coletivo. Sobre identidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A identidade de cada pessoa é decorrência da alteridade do outro. 
II- A identidade é homogênea, não determinante e incompleta.
III- A identidade é um processo dinâmico de transformação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
�
	3.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 58, parágrafo I, afirma que, quando necessário, haveria "[...] serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender a peculiaridades da clientela de educação especial", ou seja, as escolas especiais ficaram encarregadas de assumir um novo papel na educação. Qual é este papel?
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	Atender aos alunos que estão excluídos da escola.
	 b)
	Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
	 c)
	Trabalhar de forma cooperativa com as escolas regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.
	 d)
	Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
�
	4.
	Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
�
	5.
	Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes discursos sociais e escolares. Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade.
(    ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante.
(    ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o diferente.
(    ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e constituídas no bojo da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
�
	6.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo,  23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
�
	7.
	Considerado um revolucionário da educação, Freire (2006) aponta que os educadores de uma forma ou de outra não são neutros aos acontecimentos sociais. Diante disto, podemos apresentar as questões discriminatórias que se manifestam no seio da sociedade, a exemplo da exclusão social, da existência de escolas acessíveis a uma parcela da população mais abastada, enquanto às classes menos favorecidas destina-se unicamente a escola pública. Além disso, o individualismo é algo que, frequentemente, é reproduzido na e pela escola. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:(    ) A forma de ensinar do professor denota, muitas vezes, sua percepção de mundo, seu contexto social e seus ideais.
(    ) A opinião que o docente tem com relação à política, religião e ideais de vida dificilmente passará aos alunos, pois o ato de ensinar pode ser separado do contexto do professor.
(    ) Por mais forte que sejam as palavras, são nossas atitudes que mais expressam nosso jeito de ser, nossa cultura, ideias e percepção de mundo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
�
	8.
	Garantir a inclusão significa abrir a possibilidade de incluir não apenas as pessoas com alguma deficiências, mas todas as pessoas independente de sua origem, contexto social ou econômico. Nesse sentido, as primeiras tentativas da inclusão iniciaram-se na segunda metade dos anos 1980, mas foi no início da década de 1990 que o mundo da educação passou a entender esta perspectiva. Sobre o paradigma da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para atender a uma educação inclusiva não é necessário alterar o espaço físico. 
(    ) Todos, sem exceção, têm direito a uma educação numa concepção inclusiva.
(    ) A heterogeneidade é um dos princípios que regem a educação inclusiva.
(    ) O respeito ao tempo de aprender de cada um deve ser uma atitude não só do professor, mas dos colegas, agentes educativos e comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
�
	9.
	Ao projetarmos uma visão mais ampla sobre a desigualdade social, temos uma ideia de que ela não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência e o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
�
	10.
	A diversidade cultural traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. No entanto, traz também a desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito. Sobre este último, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões pré-estabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado muitas vezes pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.

Outros materiais