Buscar

APOL Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos 100

Prévia do material em texto

Disciplina(s): APOL 100
Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Questão 1/5 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Os Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJAs) mantêm a preocupação com o registro das reflexões produzidas nesses eventos, além de um trabalho cuidadoso de síntese dessas reflexões, sistematizadas em relatório final, em cada encontro. Construídos a muitas mãos, publicá-los é também reconhecer o importante trabalho de cada equipe de relatoria, como guardiã do pensamento contemporâneo da EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIVA, Jane; MACHADO, Maria M.; IRELAND, Timothy. Educação de Jovens e Adultos: Uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: UNESCO/MEC, 2004. p. 12.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, os objetivos principais dos Enejas no Brasil são:
	
	A
	Fiscalizar e advertir as instituições privadas que não ofertam a EJA.
	
	B
	Proporcionar discussões sobre o cenário da educação de jovens e adultos no país, suas demandas e desafios
Questão 2/5 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte fragmento de um artigo:  
“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. A quarta característica refere-se à alfabetização no sentido de conscientização política.
II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.
III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.
IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 3/5 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
Questão 4/5 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A criação do Mobral mobilizou o país por meio da campanha ‘Você também é responsável’, que estimulava a participação da sociedade no novo projeto de educação. [...] Sua tarefa era executar o processo de alfabetização de adultos desde o recrutamento de professores até a construção de salas de aula e distribuição de material didático. [...] O Mobral durou 15 anos - foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney - e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACONI, Rose. Mobral, fracasso do Brasil grande. <http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,mobral-fracasso-do-brasil-grande-imp-,606613>. Acesso em 17 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre as características do Movimento Brasileiro de Alfabetização - Mobral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
	I. ( ) O Mobral tinha independência institucional e financeira face aos sistemas regulares de ensino e aos demais programas de educação de adultos.
	II. ( ) O Mobral era estruturado como uma organização operacional descentralizada, apoiada em comissões municipais incumbidas de promover a realização da campanha de alfabetização nas comunidades.
	III. ( ) O Mobral primava pelo resultado do seu principal e único objetivo, qual seja, o de desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação.
	IV. ( ) O Mobral centralizava as orientações do processo educativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – V
Questão 5/5 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Atente para a seguinte citação: 
“César Callegari defende uma mudança de olhar em relação à EJA. ‘Um bom programa de EJA pode se transformar no mais importante programa de inclusão social por meio da educação. O Brasil tem 14 milhões de analfabetos e 40 milhões de analfabetos funcionais. É para eles que devem ser estruturados e oferecidos programas de EJA que os respeite, reconheça os seus saberes’. [...] Nesse sentido, [...] tais programas devem ser desenvolvidos por professores preparados para essa modalidade educacional e para esse público — e não por professores alfabetizadores de crianças, como hoje normalmente ocorre — e contando com material didático e tecnologias apropriadas para essa faixa etária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIZONI, Alessandra Moura. Educação de Jovens e Adultos: As dificuldades enfrentadas para a inclusão no sistema de ensino. <http://www.uff.br/ejatrabalhadores/arquivos-2010-maio/educacao-de-jovens-e-adultos-as-dificuldades-enfrentadas-para-a-inclusao-no-sistema-de-ensino-23042010.htm>.Acesso em 20 fev. 2017.
Considerando o texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais fragilidades que impedem o avanço do ensino/aprendizagem voltado ao público da EJA no Brasil:
	
	A
	O grande número de pessoas que procuram a EJA e a pouca quantidade de vagas nas escolas particulares e públicas no país para contemplar esse público é o principal problema para o avanço da EJA no Brasil.
	
	B
	A formação de docentes no Brasil voltada especificamente para o público da EJA é uma das principais fragilidades para o avanço dessa modalidade de ensino/aprendizagem nesse país.
	
	C
	A falta de tecnologia de última geração para a EJA é o que acarreta maior dificuldade para o avanço dessa modalidade de educação no país.

Continue navegando