Buscar

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL resumo

Prévia do material em texto

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL
O ENSINO DE CIÊNCIAS: AULA 1
A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS: →Valorização do conhecimento científico e tecnológico.
→Ciência.O meio mais significativo de gerar conhecimento na sociedade contemporânea. CIÊNCIA E TECNOLOGIA: →Presente na vida das pessoas.Utilização de vacinas, remédios, energia elétrica, TV,celular, computadores etc.
→Compreensão dos fenômenos naturais, conhecimento do corpo, formas de evitar doenças.
→Utilização consciente de recursos naturais.
PCN - CIÊNCIAS NATURAIS: “Numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecim ento científico e com acrescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do Universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental.”
PAPEL DA ESCOLA: →Aluno:Acesso ao saber científico e tecnológico.Compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.Alfabetização científica. 
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: →Conhecimento científico.→Conhecimento do cotidiano. 
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: →Ordenado logicamente.Teorias.
→Resulta de investigação metódica da realidade.Método científico.
→Verificável.“Afirmações não comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência”. →Objetivo:Construído por conceitos e não por sensações ou imagens.→Apresenta terminologia adequada.Não sofre influências regionais.Exemplo: todas as espécies têm um nome científico.Homo sapiens, Canis lúpus familiaris, Manihotesculenta.
A CRIANÇA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS : →Vygotsky Conceitos diários: São aqueles formados pela experiência da criança. Estão baseados em exemplos particulares, não fazendo parte de um sistema coerente de pensamento.
→PiagetConsidera esses conceitos como espontâneos.→Conceitos prévios, concepções alternativas, etc.
OS CONCEITOS ESPONTÂNEOS : →São explicações pessoais com características egocêntricas, pragmáticas e antropomórficas.
→São menos estruturados que os conceitos científicos.
→Dotados de certa coerência. →Possuem semelhança com concepções que estiveram presentes na história da ciências.
→São resistentes às mudanças, podendo persistir após alguns anos de escolaridade.
→Importantes como ponto de partida.
POS CONCEITOS CIENTÍFICOS
→Vygotsky (2008, p. 107):“O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos da criança em idade escolar, e é tambémuma poderosa força que direciona o seu desenvolvimento, determinando o destino de todo o seu desenvolvimento mental”. →Os conceitos científicos e cotidianos percorrem vias opostas em sua formação.
→Os científicos vão do abstrato ao concreto e o cotidiano do concreto ao abstrato.Exemplo: Polinização
O ensino de ciências - Histórico→Final da década de 1960:Apenas nas quatro séries do ensino ginasial.
L→DB 1971, Lei n° 5692:Obrigatório nas oito*séries do primeiro grau →Década de 1980 e 1990:Ênfase na construção de conhecimento científico pelo aluno.
• Concepções alternativas.→1996 - Redirecionamento.LDB 1996 e Parâmentos Curriculares Nacionais (PCN).
2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais.Atual.9° Ano.→2016 - Base Nacional Curricular Comum.
MODALIDADES DIDÁTICAS : →Maneira de se ministrar um conteúdo.→Envolver os alunos de maneira mais significativa.
→Variação no ensino aprendizagem
AULA EXPOSITIVA: →Utilizadas para transmitir ideias, introduzir um conteúdo e enfatizar aspectos importantes sobre o assunto.
→Desvantagens: Passividade dos alunos. Decréscimo de atenção
→Importante!!!A interação entre os alunos e professor.Manter os estudantes em atividades intelectuais favorecendo o interesse dos estudantes pela aula.
 DEMONSTRAÇÃO: →Observam procedimentos realizados pelo professor.→Importante:
Problematizar a situação.Não apenas mostrando aos alunos o que irá ocorrer.Discutir com os alunos os resultados obtidos.
→Atividades sobre densidade, existência do ar, mudançade estado físico da água etc.
Aulas de campo
→Excursões e visitas.Planejadas.Discussão e aspectos a serem observados.
→Exemplo: Visitar um zoológico.Observar: Características dos animais, tipo de alimentação dos animais.Importante: O aluno deve saber que não está em um passeio.
VÍDEOS
→Exemplificar assunto de estudo ou apenas para reflexão.→Importante:Evitar vídeos de longa duração.
Discutir após a apresentação.Propor atividades aos alunos.
TEXTOS
→Revistas, jornais, folhetos, etc.→Importante:Enriquecem com informações.Cotidiano.
CONTEÚDOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AULA 2
→César Coll, 1997.Os conteúdos das disciplinas devem ser abordados considerando aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais.
CONTEÚDOS FACTUAIS: →Factuais
São fatos, localizações, fenômenos concretos.Em Ciências: Nomenclatura científica, datas, nomes de cientistas, etc.
APRENDIZAGEM DE FATOS→Atividades que permitem aos alunos relacionar datas,nomenclatura, acontecimentos.→Facilitara memorização.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS: →ConceituaisConjunto de fatos e objetos com características
comuns.• Exemplo: mamífero, polinização, flor, etc.Proposições conceituais relações entre conceitos.
• Exemplo: Insetos que fazem a polinização das flores.
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS →Visando a aprendizagem de conceitos, o professor poderá: Realizar atividades para promover a reflexão dos alunos sobre os conceitos para que se conscientizem do que pensam sobre determinado assunto. Comparar suas ideias prévias com as científicas. Promover o conflito cognitivo. 
→Texto escrito. Explicação oral. →Demonstração e experimentação. →Atividades de investigação.EXEMPLIFICANDO:
→Classes de vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes).→Fotossíntese e respiração.
→Órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto, semente.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
→Referem-se ao saber fazer.→Permite a execução de certas ações.ObservaçãoComparaçãoClassificaçãoDescriçãoDadosDesenho 
CONTEÚDOS ATITUDINAIS→ Referem-se a valores, sentimentos, normas: Participar das tarefas escolares. Respeitar o meio ambiente. Cooperar com o grupo. Valorizar a saúde. APRENDIZAGEM DE ATITUDES →Partir da realidade dos alunos.→ Aproveitar situações polêmicas. →Promover debates e reflexões. 
APRENDIZAGEM DE PROCEDIMENTOS →Atividades práticas.→ Quando bem conduzidas. Proporcionar o desenvolvimento de várias habilidades. →O ensino de Ciências nas Séries Iniciais não deve ter como objetivo apenas a aprendizagem de conceitos, mas principalmente de procedimentos e atitudes.
EXEMPLIFICANDO → atividade com terrário.→observação de insetos. 
BLOCOS TEMÁTICOS COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS →Ambiente.→Ser humano e saúde.→Recursos tecnológicos.→Terra e Universo.
CIÊNCIAS NATURAIS DO PRIMEIRO AO TERCEIRO ANO →Aproximação ao conhecimento científico.→Ambiente: Componentes do meio→Corpo Humano: Partes do corpo, fases do desenvolvimento humano, higiene corporal e dos alimentos. →Recursos Tecnológicos: Produtos que são industrializados que são consumidos, processos de transformação, recursos naturais. →Observação. →Comparação. →Organizar e registrar informações, por meio de desenhos, quadros, esquemas, pequenos textos. →Comportamentos favoráveis à vida e ao ambiente 
EXEMPLO DE ATIVIDADE: observe os animais e indique suas classes ,um quadro com vários animais ,fazer perguntas qual a diferença entre repteis e anfíbios?porque existe animais domésticos e selvagens?Neste quadro qual animal Gera matéria prima? 
ATIVIDADE EM SALA →Observe os vegetais que comemos em nossa alimentação e classifique-os do seguinte modo:
 Em um quadro contendo nome raiz,caule ,flor,fruto sementes. Outro só com figuras, a atividade é para separar de acordo com que se pede no quadro.
CIÊNCIAS NATURAIS DO QUARTO E QUINTO ANO: →Os conteúdos científicos avançam um pouco mais em complexidade. →Ambiente: Causas e consequências dos diferentes tipos de poluição →Corpo Humano: Alimento é fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo Percebem a interligação que existe entre os sistemas dos corpo.
Alterações provocam desequilíbrio -> Doenças.
→Recursos tecnológicos: Ocupação humana no ambiente.
Recursos naturais.Cotidiano.
→ATIVIDADES PRÁTICAS:Sistematizadas em relatórios.• Descrição de etapas.
• Dados obtidos.• Conclusão.eixos: corpo humano e saúde, ambiente e recursos tecnológicos?
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC
→Proposta de unificação e direcionamento do ensino das diferentes áreas de conhecimento para todo o país.→Dividida em áreas de conhecimento.Ciências da natureza (1º ao 9º ano).→ BNCC organizada em unidades temáticas.→Ciências da Natureza:Matéria e Energia.Vida e Evolução.Terra e Universo
 
AVALIAÇÃO: →Processo continuo e sistemático. →Momentos de formalização (prova escrita).→ Elaborar questões contextualizadas que promovam a reflexão e não apenas memorização pelos alunos
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO →Observação dos alunos em aula.→ Pesquisas, debates, relatórios das atividades de investigação, etc
TELE3
SAÚDE INFANTIL →Entende‐se Educação para Saúde como fator de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania. →A escola, sozinha, não levará os alunos a adquirirem saúde, mas deve fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável (BRASIL, 1997). 
AUTO CONHECIMENTO →Conhecer o funcionamento do corpo humano. →Compreender os processos que podem desencadear doenças. →Identificar semelhanças e diferenças entre as pessoas.→ Postura respeitosa com relação às pessoas portadoras de deficiências. CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS →Noções gerais sobre higiene dos alimentos, relativos à produção, transporte, preparo e consumo. →Reconhecimento das doenças associadas à falta de higiene no trato com os alimentos.→Identificação das doenças associadas à ingestão de água imprópria para consumo. MEDIDAS PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO →Hábito de lavar as mãos: antes das refeições, após utilização de sanitários. →Limpeza de cabelos e unhas.→ Escovar os dentes. →Banho diário. 
HIGIENE INFANTIL Pesquisas têm mostrado que o ensino de higiene tem sido um desafio para a educação. Elencar hábitos e transmitir informações não são suficientes para os alunos desenvolverem hábitos de vida saudável. (BRASIL, 1997) 
IMPORTANTE →Permitir aos alunos explorarem seus conhecimentos prévios. →Propor uma pergunta ou um problema para analisarem.→ Possibilitar momentos de discussão entre os grupos. EXEMPLIFICANDO →Água Potável.→ Prática: Observar as características da água para consumo. Cor; Sabor; Odor. →Discutir: Apresentando essas características, a água está apropriada para consumo? 
PARASITOSES DEVIDO À FALTA DE HIGIENE→ Ascaridíase. →Teníase. →Oxiuróse. →Amebíase. →Giardíase disciplina: 
. IMPORTANTE →aquisição de hábitos de higiene têm início na infância. →Atividades devem ser desenvolvidas com a criança visando aos procedimentos. Podem ser realizados na escola. Lavar as mãos e escovar os dentes.→Considerar o meio extraescolar do aluno, não empobrecendo os conteúdos.→ Ex: crianças que vivem em situação de pobreza
ALGUNS OBJETIVOS DO ENSINO DE SAÚDE E HIGIENE →Compreender que a saúde é um direito de todos. →Compreender que as relações de saúde são estabelecidas com o meio natural, econômico e sociocultural. →Identificar fatores de risco à saúde individual e coletiva.→ Conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde. 
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS →Aplicar conteúdos e práticas concretas de saúde no cotidiano, conforme a realidade local. →Possibilitar aos alunos aplicação dos conhecimentos adquiridos (procedimentos e atitudes).→ Envolver o assunto “saúde” em trabalhos interdisciplinares.→Trabalhar em conjunto com a família. →Considerar as particularidades das crianças, como faixa de idade e desenvolvimento.
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE INFANTIL →Aquisição de hábitos alimentares inicia‐se nos primeiros anos de vida. →Compromisso da família e da escola. →Consequências da alimentação inadequada: Carências alimentares; obesidade infantil. CLASSIFICAÇÃO DOS NUTRIENTE →Proteínas.→ Carboidratos. →Lipídios. →Vitaminas. →minerais. 
DESNUTRIÇÃO →Consequências da desnutrição: Perda dos adipócitos (depósito de gordura). Perda muscular. Diminuição da velocidade de crescimento e força motora. Alterações de aspecto de pele e cabelos.→ A criança desnutrida fica mais sujeita a infecções, por causa da perda muscular e, especialmente, da queda nas defesas corporais. →Sendo de especial atenção crianças entre 0 a 5 anos de idade, por serem biologicamente mais vulneráveis. →Kwashiorkor: resultante da deficiência de proteínas com suprimento adequado de caloria. →Sintomas: Abdome proeminente; edema que mascara a atrofia muscular grave; pele escamosa e seca com áreas de despigmentação. Marasmo: resulta da deficiência tanto de calorias quanto de proteínas. →Sintomas: Perda de peso e do turgor da pele, que se torna enrugada e frouxa à medida que a gordura subcutânea desaparece 
OBESIDADE →A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo e que tem se constituído como problema de saúde coletiva. →Causas: Fatores genéticos. Metabólicos. Nutricionais, comportamentos do próprio indivíduo como hábitos alimentares e sedentarismo, entre outros. → A qualidade do alimento consumido e a forma que o mesmo é preparado também podem ser responsáveis pelo ganho extra de peso. →Uma dieta pobre em fibras, proteínas e rica em amido e gorduras é, na maioria das vezes, responsável pela obesidade.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO →É importante saber que crescimento e desenvolvimento são diferentes entre si. →Crescimento significa divisão celular, ou seja, a formação de tecido com consequente aumento de massa corpórea. →Desenvolvimento refere‐se também às alterações funcionais das células, o que permite observar à medida que se desenvolve, ocorre maturação dos órgãos e a aquisição de novas funções. Ex: órgãos reprodutores. →O desenvolvimento de uma criança é considerado em duas dimensões: a biológica e a psicológica.→ Ambas sob efeito de determinantes sociais, econômicos e culturais. →Já os fatores de crescimento podem ser divididos em intrínsecos e extrínsecos. →O crescimento depende de fatores: Intrínsecos ‐> orgânicos Extrínsecos ‐> ambientais.A velocidade de crescimento pós‐natal é elevada até os dois primeiros anos de vida com declínio gradativo e pronunciado até os cinco anos de idade. →A partir do quinto ano, a velocidade de crescimento é praticamente constante, de 5 a 6 cm/ano até o início do estirão da adolescência. → Estirão Meninas ‐> 11 anos de idade Meninos ‐> 13 anos de idade 
IMUNIZAÇÃO →A pessoa imunizada possui anticorpos contra um agente infeccioso.→ Podem ter sido adquiridos artificialmente por meio da vacinação, ou naturalmente após a pessoa ter adquirido a doença. →Corpo desenvolve os anticorpos necessários para combater. 
Aula 4 EDUCAÇÃO SEXUAL→ A sexualidade apresenta grande importância no desenvolvimento pessoal. →Ela se manifesta desde o momento da concepção até a morte, de diferentes formas, nas etapas do desenvolvimento humano, sendo construída ao longo da vida. →A sexualidade apresenta grandes influências históricas, culturais, científicas, assim como é movida por afetos e sentimentos, expressando-se comsingularidade em cada sujeito. →Pesquisas mostram que as questões trazidas pelos alunos são: Curiosidade quanto ao relacionamento sexual; Interesse em conhecer: diferenças entre meninos e meninas; Modificações que ocorrem no corpo na puberdade.
PROPOSTA DO PCN SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL →O tema foi organizado em três blocos: Corpo matriz da sexualidade; Relações de gênero; Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS. 
CORPO: MATRIZ DA SEXUALIDADE →Abordado além de informações de anatomia e fisiologia dos órgãos. →Deve ser entendido pelo aluno como um todo interligado, incluindo: emoções, sensações, prazer e desprazer. →O que deve ser abordado: O corpo infantil e o adulto. O corpo do homem e da mulher. Mecanismos da concepção. Gravidez e parto. →Aspectos a serem enfatizados: Gostare cuidar do próprio corpo. Respeito ao próprio corpo e ao dos outros. Questionamento de padrões de beleza impostos pela mídia.
RELAÇÕES DE GÊNERO→ Gênero Conjunto de representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica entre os sexos. Inclui diferenças no comportamento masculino e feminino. →Sexo Atribuído com base na anatomia: • masculino e feminino. 
PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS →Conteúdos a serem trabalhados: Existência das doenças sexualmente transmissíveis; Compreensão de formas de transmissão e prevenção da AIDS; Comparação entre formas de contato que propiciam contágio e as que não oferecem riscos; Respeito e solidariedade aos portadores de HIV. 
POSTURA DOS EDUCADORES → Estabelecer uma relação de confiança.→ Problematizar e debater os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes que existem na sociedade. Ser imparcial. →Professor Mediador do debate.→ Conhecer o universo dos alunos. →Resistência familiar. sugestões de atividades→ Relações de gêneros: Utilização de figuras de meninos e meninas, refletindo sobre diferenças de gênero. Observação e discussão entre os grupos. →Dividir os alunos em grupos que serão compostos por alunos de mesmo sexo. →Cada grupo irá discutir: Vantagens e desvantagens de ser homem e de ser mulher, elaborando um painel.
PONTOS PARA DISCUSSÕES→ Qual a origem dessas diferenças?→ Como essas diferenças são vistas em outras sociedades? →Feminino e masculino é o mesmo que macho e fêmea? Sugestões de atividades →Modificações do corpo na puberdade: Desenho das características físicas dos meninos e das meninas durante a puberdade. →AIDS (5º Ano) Distribuir um cartão de cartolina para cada aluno. Um dos cartões deverá ter no verso um X, o outro o desenho de um preservativo, os demais estarão em branco. →Os alunos andam pela sala e trocam assinaturas nos cartões, durante um tempo. Conclusão.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL →analisa os princípios reflexivos das relações econômicas e culturais entre a humanidade e a natureza, possibilitando a sobrevivência de espécies naturais e também da humanidade.→ O equilíbrio homem-natureza é essencial para a manutenção de todas as funções básicas para a nossa sobrevivência e de todas as espécies presentes no planeta Terra. →Preparar os cidadãos para exigirem justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais com a natureza, sendo assim, deve ser compreendida como educação política. →Enfatizar o “por que” e “como” fazer nos cidadãos. Caráter questionador.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS→ O tema transversal “meio ambiente” abriu espaço para o campo da educação ambiental nas escolas.→ A busca pelo desenvolvimento sustentável é o que norteia todos esses objetivos (BRASIL,1997). 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL:→ Não se trata de uma área de conhecimento de atuação isolada.→ Caráter transdisciplinar: Fruto da interação direta entre dimensões socioeconômicas, políticas, culturais e históricas. →Deve estar presente em todos os níveis de escolaridade, envolvendo as diferentes esferas sociais. 
COMO TRABALHAR Educação Aambiental? →Obedecer a problemática ambiental vivida no cotidiano dos alunos. →Trabalhar conceitos de forma interdisciplinar: Saneamento básico, extinção de espécies, poluição, efeito estufa, biodiversidade, reciclagem do lixo, entre outros. 
COMO TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL?→Problematizar. →Usar exemplos regionais. →Nível de escolaridade. →Etapas procedimentais. →Avaliação

Continue navegando