Buscar

AULA 06

Prévia do material em texto

AULA 06 
O tema desta aula tem como base os estudos de Magda Soares a respeito da identificação do conceito de letramento e suas implicações para as práticas de alfabetização a partir dos anos 80.
É possível distinguir... ALFABETIZAÇÃO de LETRAMENTO?
Esta é uma questão para a alfabetização na atualidade.
Você sabe o que é letramento?
Temos convivido no meio educacional e nos últimos anos com o termo “letramento”, mas na maioria das vezes o uso do termo não é acompanhado de uma reflexão sobre o seu significado.
Por isso,  a palavra letramento tem sido muitas vezes entendida e usada de forma ambígua e inadequada.
Vamos nos aprofundar sobre a conceituação e o histórico do tema letramento e alfabetização.
Conceito de letramento
É uma noção construída historicamente.
É tão difundido no campo educacional, que vem sendo formulado e reformulado por vários autores.
Dentre os trabalhos realizados sobre este assunto, podemos citar com destaque o estudo de Magda Soares(2000), no livro “Letramento: um tema em três gêneros”.
No seu estudo, Magda vai nos trazer um breve histórico do uso do termo letramento no Brasil. 
Uma das primeiras vezes que o termo aparece é no livro de Mary Kato, de 1996, “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”, da ed. Ática. Em 1988, a palavra letramento aparece novamente, no livro de Ângela Kleiman, “Os significados de letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita”.
Ao longo do seu trabalho, Magda vai trazer uma reflexão sobre como o conceito de alfabetização, como também o de letramento, foram tendo vários sentidos e vários usos na sociedade brasileira.
Como a palavra letramento foi tendo vários sentidos e usos na sociedade brasileira, Magda Soares vai buscar na palavra de língua inglesa  literacy, o sentido do termo letramento para o seu estudo.
“Ou seja: literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Implícita nesse conceito está a ideia de que a escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas, linguísticas, quer para o grupo social em que seja introduzida, quer para o indivíduo que aprenda a usá-la. 
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000”.
Em seu trabalho,  Magda Soares identifica a necessidade de distinção entre Letramento e Alfabetização. Vamos vê-las.
Alfabetização: A  alfabetização está vinculada ao processo de aquisição do sistema da escrita.
Letramento: O letramento está relacionado à participação ou ao envolvimento em práticas sociais de leitura e escrita.
Ao fazer a distinção entre alfabetização e letramento, Magda Soares nos apresenta algumas situações em que esta diferença pode ocorrer.
Como nos afirma Soares (2000): 
“Uma última inferência que se pode tirar do conceito de Letramento é que um indivíduo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser de certa forma, letrado (atribuindo a este adjetivo sentido vinculado a Letramento).” 
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,2000)
Explica ela que uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada, como também pode ser letrada e não ser alfabetizada. Vamos ver como isso acontece nos exemplos a seguir.
Uma criança pequena que ainda não sabe ler, mas folheia livros e “finge”  lê-los.
Um adulto que não aprendeu a ler,  mas pede para que alguém leia ou escreva para ele.
Comentários
Em ambos os casos, tanto a criança, como o adulto, podem ser considerados analfabetos do ponto de vista da aquisição do código, mas são letrados, pois participam de situações sociais em que a leitura e escrita estão presentes.
Como podemos identificar o letramento na escola?
Letramento na Escola 
O uso do Letramento nas práticas pedagógicas ainda não se dá de uma forma muito clara, pois na verdade a própria compreensão ainda é um pouco difusa. Podemos identificar que o caminho percorrido desde a universidade até a escola de ensino fundamental não tem sido acompanhado de forma sistemática. Portanto, estudar o letramento e praticar o letramento exige uma aproximação maior da universidade com a escola de ensino fundamental. 
Como tem sido o letramento no ensino fundamental? Como tem sido o letramento na educação infantil? Como tem sido o letramento na educação de jovens e adultos? 
Podemos identificar que o letramento está na escola de uma forma muito intensa quando vemos uma preocupação de organizar o espaço e o planejamento escolar de forma a garantir uma variedade de experiências com materiais de leitura e escrita que circulam na sociedade. São livros, jornais, revistas e muitos outros que passaram a povoar o universo dos alunos desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos.
Para explicar as aplicações de letramento nas práticas de alfabetização nas escolas, veja as situações pedagógicas que estão sendo usadas.
Roda de leitura: Momentos de leitura de jornais, poemas e literatura em geral, buscando o prazer do narrar e imaginar através das histórias.
Contação de História: Leitura de livros de literatura infanto-juvenil.
Jornal Escolar: Criação e produção de jornal com as crianças.
Correio: Troca de cartas entre turmas ou escolas com assuntos e finalidades específicas e dentro de um projeto de trabalho com a turma.
		1.
		Há uma distinção entre os modelos autônomo e ideológico de letramento. Qual das resposta abaixo contempla a explicação e as práticas significativas para o modelo ideológico de letramento?
	
	
	
	
	 
	Neste modelo, as práticas são culturalmente determinadas e os significados que a escrita assumem dependem do contexto vivido pelo grupo. Os exemplos de práticas são as escritas significativas para o sujeito com diferentes modos de funcionamento e regras que dependerão dos contextos em que estiver sendo usadas.
	
	
	Neste modelo a língua é concebida em sua forma e como tal, deve ser aprendida através de práticas de gramática em que o significado sempre está dicionarizado e os sentidos que emergem dos textos lidos precisam estar de acordo com a ideia do professor.
	
	
	No modelo ideológico, a língua representa o poder e só pode ser apreendida pelo processo em que a gramática normativa mostra a autonomia da língua e sua única forma de ser ensinada. Um exemplo são as atividades escolares que representam as únicas formas de aprendizagem da língua e de imersão no mundo letrado.
	
	
	No modelo ideológico, a língua sempre está relacionada com as construções políticas que usam as práticas escolares para divulgar, num currículo oculto, as ideologias das classes dominantes. Os exemplos são os materiais didáticos que podem trazer várias informações apenas sobre as classes dominantes.
	
	
	No modelo ideológico, as práticas são culturalmente determinadas e os significados que a escrita assumem dependem do contexto vivido pelo grupo social. Os exemplos são as práticas que só aceitam a norma culta e a gramática normativa como parâmetros para a boa comunicação em quaisquer espaços sociais.
	
	
	
		2.
		Podemos identificar que o letramento está na escola de uma forma muito intensa quando vemos uma preocupação de organizar o espaço e o planejamento escolar de forma a garantir uma variedade de experiências com materiais de leitura e escrita que circulam na sociedade.Abaixo listamos alguns materiais que passaram a fazer parte do universo infantil para atividades de letramento , desde a escola de educação infantil. Assinale a única opção que NÃO atende a esta proposta de letramento
	
	
	
	
	
	Pára -choque de caminhões , literatura infantil e poemas
	
	
	Fábulas , lendas adivinhações e quadrinhas
	
	
	Rótulos , receitas, folhetos publicitários e cartaz
	
	 
	Mapas , cartilhas , caligrafias e formulários
	
	
	Notícias , anúncios , manchetes e provérbios
	
	
	
		3.
		A palavra Letramento representa uma tradução da palavra inglesa litteracy. Atualmente, utlizamosesse conceito para indicar:
	
	
	
	
	 
	A inserção efetiva dos indivíduos em práticas sociais de leitura e escrita.
	
	
	O estado daquele que sabe ler e escrever seu nome.
	
	
	A aprendizagem da escrita concebida como o domínio de um código de transcrição.
	
	
	Aquisição de habilidades motoras: uso de instrumentos da escrita tais como lápis, caneta, régua, máquinas de calcular, etc
	
	
	Pessoas analfabetas funcionais que são extremamente letradas mesmo sendo analfabetas.
	
	
	
		4.
		Uma mulher procurou o posto de saúde para fazer o planejamento familiar. Foi entrevistada pela assistente social que perguntou inicialmente se ela sabia ler e escrever. Diante da resposta positiva, a assistente social a encaminhou para participar de palestras e receber o método contraceptivo com as orientações de uso. Assim foi feito, 4 meses depois a mulher voltou ao posto de saúde reclamando da ineficácia do método, pois tinha engravidado. Ao ser entrevistada mais uma vez pela assistente social, ela disse que leu as instruções de uso sobre o medicamento e uso, mas como se sentiu mal, deu a medicação contraceptiva para o marido usar. A assistente social precisava saber sobre a alfabetização ou o nível de letramento da paciente? Marque a resposta que explica corretamente à pergunta:
	
	
	
	
	
	A assistente social conhecia sobre alfabetização e letramento, sabendo constatar que é necessária a relação entre a compreensão do que se lê e o que está escrito na bula do remédio.
	
	
	A assistente social precisava perguntar apenas sobre o grau de letramento da paciente, pois se ela fosse bastante letrada, poderia ler a bula de remédio e compreender a forma de utilização, mesmo sendo analfabeta.
	
	
	A assistente social deveria ter questionado sobre o grau de alfabetização da paciente, pois ela nada compreendeu das palestras que participou.
	
	 
	A assistente social não levou em conta que ser alfabetizada não é suficiente para ler e compreender as instruções de uma bula de remédio. É preciso ter conhecimento deste gênero para compreendê-lo, ou seja, conhecimento sobre o significado do conceito exclusivamente para mulheres.
	
	
	A assitente social precisava saber sobre a alfabetização, pois todos que sabem ler e escrever saberiam que a medicação contraceptiva é exclusiva para mulheres.
	
	
	
		5.
		Alguns órgãos de pesquisa utilizam escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Através das nomenclaturas utilizadas, é INCORRETO afirmar que um indivíduo que apresente nível de alfabetismo rudimentar é capaz de:
	
	
	
	
	
	escrever um pequeno bilhete para transmitir uma informação.
	
	
	realizar a leitura e escrita de números simples.
	
	 
	leitura e compreensão de textos com média extensão e de fazer pequenas inferências.
	
	 
	realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.
	
	
	localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta).
	
	
	
		6.
		Em um ambiente em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente, leva-se o aluno a desenvolver habilidades de um leitor . Assinale entre os comportamentos apresentados , em qual não identificamos um comportamento leitor.:
	
	
	
	
	
	Comentar ou recomendar o que se leu;
	
	
	Discutir sobre as intenções implícitas nas manchetes de certo jornal;
	
	
	Identificar-se com o autor ou distanciar-se dele assumindo uma posição crítica.
	
	
	Confrontar com outros leitores as interpretações geradas por uma notícia;
	
	 
	Escrever outra finalização para a estória transformando o rumo dos personagens;
	
	
	
		7.
		Dos itens a seguir, qual deles NÃO se relaciona a uma prática de letramento?
	
	
	
	
	
	As práticas de letramento desenvolvem competências relacionadas ao trabalho da leitura, da escrita e da oralidade, a partir da interação com o texto.
	
	 
	As práticas de letramento baseiam-se na aquisição de regras de ortografia e de pontuação de modo a preparar o aluno para a produção textual.
	
	
	As práticas de letramento se baseiam na compreensão da língua como um processo de interação social;
	
	
	As práticas de letramento se baseiam na construção de sentidos e significados de acordo com o contexto em que ocorre a interlocução.
	
	
	As práticas de letramento relacionam competências para os atos de leitura, escrita, oralidade e cálculo matemático.
	
	
	
		8.
		Das atividades abaixo, qual contempla a proposta de alfabetização como prática de letramento nos dias atuais para crianças na educação infantil? Marque a resposta correta.
	
	
	
	
	 
	Classificação dos produtos apresentados no encarte do jornal em produtos de limpeza, de higiene pessoal, de alimentos não perecíveis e perecíveis após análise dos rótulos.
	
	
	Cópia das vogais no caderno de atividades para casa.
	
	
	Escrita em caderno de caligrafia para se obter bom controle psicomotor fino e uma letra manuscrita legível.
	
	
	Cópia dos meses do ano numa folha e memorização da ordem em que eles aparecem no calendário.
	
	
	Exercícios mimeografados para treinar habilidades viso-motoras que são fundamentais para a construção da escrita, como por exemplo: respeitar o limite entre duas linhas seguindo um zigue-zague.

Continue navegando