Buscar

Custeio ABC.

Prévia do material em texto

.CUSTEIO ABC E EVOLUÇÃO
Existem vários métodos de custeio no setor contábil, cada um com suas vantagens e técnicas de manuseio, no entanto nenhum substitui o outro, tendo em vista que existem diferentes meios para analisar determinada situação, contudo, esses métodos acabam se complementando, visando encontrar soluções. 
Os mais utilizados são: Custo Padrão, Custeio Variável, Custeio por Absorção e o Custeio ABC. Sendo nosso foco neste último.
Quanto a utilização do ABC a nível mundial, apurou-se que o ABC atrai o interesse das empresas, mas que, ao obterem informações sobre o método a maioria dos gestores descartam sua implantação, pois pode se verificar que o ABC não tem uma acentuada aplicação na realidade empresarial brasileira e mundial, e que os Estados Unidos é o país onde tal método é mais utilizado.
.Introdução
Segundo o portal da educação, o que mais repercutiu para o surgimento do ABC foi a adoção pela indústria, de processos automatizados de produção, que resultaram em um grande aumento dos custos indiretos o que, fez surgir a necessidade de novos instrumentos de informação para apoiar o processo de gestão
De acordo com o mesmo, a Contabilidade de Custos foi originalmente desenvolvida para solucionar o problema da avaliação dos estoques das empresas. O sistema então, evoluiu e passou a gerar informações para a tomada de decisões gerenciais.
O mesmo site ainda nos mostra que, o método de Custeio Baseado na Atividade (ABC) surgiu como forma de suprir essa nova necessidade de informações de custos, porém, devido a sua complexidade não é viável para qualquer organização.
.O que é o custo ABC
De acordo com o Wikipédia, o Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos e serviços. 
Ainda de acordo com o mesmo, o ABC parte do princípio, de que não é o produto ou serviço que consome recursos, e sim, os recursos são consumidos pelas atividades e estas, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços.
O grande objetivo do ABC é criar informações para decisão visando melhorar a competitividade das empresas.
.Diferencial 
A mesma fonte nos mostra que, O grande diferencial do método ABC, em relação aos demais, está na forma de como alocar os custos indiretos aos produtos. 
Esta forma resulta em uma técnica diferenciada para se calcular os custos de determinado objeto, que pode ser: produtos, linhas de produtos, serviços, clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição ou qualquer outro objeto de interesse da gerência. 
Os custos indiretos, no ABC, são calculados de forma que estes sejam atribuídos a um objeto onde realmente tenham sido consumidos, através da análise de uma relação de causa e efeito, e do rastreamento das causas que deram origem a aqueles custos.
.Implementação nas empresas	
A implementação do ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da entidade. Sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a aplicação do ABC de forma eficiente e eficaz. 
O ABC, por ser também um sistema de gestão de custos, pode ser implantado com maior ou menor grau de detalhamento, dependendo das necessidades de informações gerenciais para o gestor, o que está intimamente ligado ao ramo de atividade e porte da empresa.
.Resumo
Contudo podemos concluir que, o Custeio ABC (Activity Based Costing), conhecido como Custeio Baseado em Atividades. Tem o objetivo de minimizar as divergências geradas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos e também nos custos diretos.
Nas empresas, os custos diretos, como a mão de obra direta, tiveram uma considerável redução em comparação aos custos indiretos, por conta do avanço tecnológico dos sistemas de informação e produtivos industriais. A maioria das empresas estão aumentando a linha de produção, e com isso é indispensável uma correta aplicação dos custos indiretos aos seus produtos.
O efeito do custeio ABC voltado para o desenvolvimento, envolvem cinco passos importantes: A identificação de atividades relevantes. A atribuição de custos às atividades. Identificação e seleção dos direcionadores de custos. Atribuição dos custos às atividades. E atribuição dos custos das atividades aos produtos.
Por fim, o custeio baseado em atividades utilizados para fins fiscais, pode possibilitar a diminuição de arbitrariedades na distribuição dos custos indiretos, fornecendo transparência e fidelidade às informações sobre as operações da entidade.
Fontes.
Portal da educação. Disponível em : <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/custeio-ABC-O-QUE-E/55293> acessado no dia 14/05/2018 as 23:00.
Wikipédia. Disponível em :< https://pt.wikipedia.org/wiki/Custeio_baseado_em_atividades> acessado em 05/05/2018 as 20:00

Continue navegando