Buscar

AP1 PEDAGOGIA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia no Espaço Hospitalar: Desafios e Conquistas
A Pedagogia Hospitalar é um campo de atuação repleto de desafios para que se alcance as metas da sua atividade. Esse trabalho busca garantir o direito a educação para crianças e adolescentes hospitalizados.
A educação é um direito garantido pela Constituição Federal-CF (1988), onde se determina que é responsabilidade do Estado e da Família para com a criança. A educação hospitalar é uma vertente da educação especial uma vez que presta atendimento a estudantes que, em virtude da sua condição de saúde, não podem ser educados nos espaços tradicionais de escolarização. 
A Pedagogia Hospitalar tem vários desafios, desde falta de infraestrutura física e de pessoal dos hospitais até a forma de avaliação do educando fora do contexto da educação formal, o que traz uma ressignificação do papel do pedagogo. Para Arosa, “Neste sentido, se o controle e a decisão sobre o ‘destino’ dos pacientes está nas mãos da equipe médica, qual é o lugar da avaliação no trabalho pedagógico realizado em espaço hospitalar?” (AROSA, 2012, p. 4162).
O trabalho do pedagogo nesse ambiente contribui para diminuição da ansiedade e maior aceitação da condição médica, além de garantir o vínculo do aluno com o desenvolvimento escolar. De acordo com Matos e Mugiatti (2014), o pedagogo hospitalar contribui para a melhora do quadro, pois “Favorece a associação do resgate, de forma multi/inter/transdisciplinar, de condição inata do organismo, de saúde e de bem-estar, ao resgate da humanização e da cidadania”. (Matos e Mugiatti, 2014, p. 29).
Referências Bibliográficas:
Pedagogia Hospitalar: Metas e Desafios para o Pedagogo. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/pedagogia-hospitalar-metas-desafios-para-pedagogo.htm. Acesso 05/09/2018.
O Papel do Pedagogo Hospitalar. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-pedagogo-hospitalar.htm. Acesso 04/09/2018.

Outros materiais