Buscar

ativ 34579 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 (Aulas 1 e 2)
1) (0,50) Analise as afirmações abaixo sobre óleos:
I - Existem três tipos de óleo: mineral, sintético e vegetal. Os fabricantes de motores recomendam atualmente apenas os óleos minerais e sintéticos;
II - O óleo mineral refinado apresenta as desvantagens de solidificar a 25ºC; tornar-se demasiado espesso a baixas temperaturas; ter a consistência de petróleo à temperatura dos cilindros; e incendiar a temperaturas superiores a 130ºC;
III - Para evitar o contato entre as peças móveis de um motor e deter a passagem dos gases quentes a alta pressão, o óleo deverá ter uma viscosidade correta, ou seja, ser fluido e espesso;
IV - Se for demasiado espesso, facilitará a passagem de gases e permitirá um perfeito deslizamento das peças móveis; tornará também a partida fácil, já que exige um maior esforço para fazer funcionar o motor frio.
Estão (á) corretas (a):
(A) Apenas a afirmativa I e IV;
(B) Apenas II e IV;
(C) Apenas I, II e III;
(D) Apenas II e III;
(E) Apenas I e III.
2) (0,50) Qual a função do carburador? 
Resposta: O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor de combustão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/ combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento básico é totalmente mecânico.
2) (0,50) Assinale a alternativa incorreta sobre os motores “dois tempos”:
(A) Presentes em motores de combustão interna, permite a ocorrência da admissão, compressão, expansão e exaustão de gases a cada volta do eixo;
(B) Diferente dos motor de quatro tempos, as etapas de funcionamento não ocorrem de forma bem demarcada, havendo ADMISSÃO E EXAUSTÃO simultaneamente.
(C) Em motores “dois tempos” cada pistão percorre duas vezes o seu curso dentro do cilindro até para completar o seu ciclo termodinâmico de Otto;
(D) Motores dois tempos de pequeno porte utilizam o cárter como depósito de óleo;
(E) Estão presentes geralmente em motores de pequeno porte, que equipam motosserras, algumas motos, aeromodelos e pequenos geradores elétricos, por exemplo.
4) (0,50) Quais as principais diferenças entre motores ciclo Otto e ciclo Diesel?
Resposta: Motores ciclo Otto aspiram a mistura de combustível / ar, comprimem-na e fazem a ignição com uma centelha. No ciclo Diesel aspira-se pela válvula apenas ar, comprime-o e, então, se injeta o combustível no ar comprimido presente na camara de combustão pelo bico injetor. O calor no ar comprimido inflama o combustível espontaneamente.
4) (0,50) Correlacione as colunas abaixo, quanto ao controle de válvulas nos sistemas OHC, DOHC e OHV:
	Sistema OHC (1)
	( 2 ) Alguns motores possuem duas árvores de cames localizadas no interior do cabeçote do motor, sendo uma para as válvulas de admissão e outra para as válvulas de escape. Essa configuração de árvore de came possibilita maior quantidade de válvulas por cilindro, o que aumenta a potencia do veículo, embora o tornando menos econômico no consumo de combustível.
	Sistema DOHC (2)
	( 1 ) A árvore de cames poderá localizar-se diretamente sobre as válvulas, no interior do cabeçote. Sua vantagem é que as válvulas podem ser controladas diretamente pela árvore de came, o que possibilita o motor atingir elevadas rotações em pouco tempo. Como desvantagem tem-se que é necessário o uso de correia dentada para sua movimentação, o que o torna um pouco complexo encarecendo sua manutenção.
	Sistema OHV (3)
	( 3 ) A árvore de cames poderá ainda estar localizada lateralmente ao motor, sendo o controle de válvulas feito por meio de uma alavanca chamada "balanceiro". Esta configuração da árvore de came é compacta, durável e de engenharia simples.

Outros materiais