Buscar

Vidrarias e Equipamentos de Laboratório

Prévia do material em texto

1-Utilização de Vidrarias e Equipamentos Básicos de um Laboratório de Química
2 – Introdução
Para a realização de qualquer experimento em um laboratório, é indispensável o conhecimento das vidrarias. Nos experimentos, as vidrarias são responsáveis pelas medições, apresentando diferentes graus de exatidão e precisão, refletindo diretamente nos preços dos mesmos. Por isso, é fundamental saber o seu manuseio, para que se evitem acidentes e para preservar intacto esse equipamento.
3 – Objetivo
Nessa prática, o objetivo será conhecer as vidrarias do laboratório, quais suas funções, dominar a manipulação dos mesmos, assim como fazer a medição precisa de volumes despejados com uma pipeta graduada e pipeta volumétrica.
4 - Materiais
● Frasco limpo e seco;
● Pipeta graduada (2mL);
● Pipeta volumétrica (2mL);
● Termômetro;
● Água destilada
4.1.2 – Procedimento
Um frasco de Béquer, limpo e seco foi pesado em uma balança. Após isso, foi colocado água destilada no frasco, e sua temperatura foi medida. A fim de pipetar a água contida no recipiente, as duas pipetas tanto a pipeta volumétrica, quanto a pipeta graduada, foram usadas nesse experimento. Primeiramente, foi transferido o volume de 5mL de água destilada para a pipeta graduada; esse volume foi despejado em outro béquer, a fim de determinar a massa presente de água nele. Em seguida, o mesmo procedimento foi feito com a pipeta volumétrica. Ao todo, foram feitas quatro pesagens, duas utilizando a pipeta graduada, e duas utilizando a pipeta volumétrica. A quantidade de pesagens ajudou a reduzir o erro do experimento.
Utilização da balança analítica digital
Para a realização da pesagem, utilizou-se a balança analítica digital, que deve ser utilizada da seguinte forma: garantir que a porta lateral e a porta superior da balança estão fechadas e tarar a balança. Em seguida, deve-se abrir a porta lateral e a superior; inserir o béquer sobre a plataforma e fechar a porta lateral. Posteriormente, despeja-se o líquido no béquer pela porta superior, utilizando as pipetas; a porta superior é fechada e aguarda-se a balança informar o valor do líquido despejado. Esse valor é anotado.
5 – Resultados e discussões
Aferimos, por meio da balança, que a massa do béquer corresponde a 31,144g e a temperatura da água correspondia a 20 ºC
.
	----------------
	Pipeta graduada
	Pipeta volumétrica
	Medida 1
	1,979
	2,022
	Medida 2
	1,969
	2,009
Sabendo que densidade da água a 20 ºC corresponde a 0,998203 e sabendo ainda que Volume=massa/densidade, temos que:
	-----------------
	Pipeta graduada
	Pipeta volumétrica
	Volume 1
	1,9826
	2,0256
	Volume 2
	1,9725
	2,0126
Logo, para calcular o erro, é necessário calcular o Desvio Padrão (s) e para calcular a incerteza em termos de porcentagem calcula-se o Coeficiente de Variação nas seguintes formulas:
	-----------------
	Pipeta graduada
	Pipeta volumétrica
	Média
	1,9778
	2,0191
	Desvio Padrão 
	0,0072
	0,0092
	Coeficiente de Variação
	0,3615%
	0,4552%
6 – Conclusão 
No experimento feito, aferimos que a pipeta graduada seria mais precisa em resultados do que a pipeta volumétrica, o que é totalmente diferente do esperado.
O resultado esperado era que a pipeta volumétrica obtivesse uma precisão maior em relação a pipeta graduada, porém, há de se contar também o erro humano que pode não ter ajustado o menisco de forma exata e correta, resultando nessa conclusão de experimento.
7-Referências
Slides das aulas de quimicia experimental: disponivel em : (http://gama.ead.unb.br/course/view.php?id=139);
Roteiro de Práticas – Química Geral Experimental 114634 – Faculdade UnB Gama
Fonseca, Martha Reis Marques da Química / Martha Reis Marques da Fonseca. 1. ed. – São Paulo : Ática, 2013.

Continue navegando