Buscar

EXERCICIOS_25.08.14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Carlos Monteiro Fernandes
Administração Noturno
1° Período
UNOPAR - Manaus
AULA ATIVIDADE – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoque da Macroeconomia e da Microeconomia.
A mcroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: a renda e o produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, enfoque de moeda e taxa de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Diferentemente da microeconomia, ao procurar relacionar os grandes agregados, a macroeconomia não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercado. 
Explique, resumidamente, os objetivos da política macroeconômica.
Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e crescimento justo.
Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
Não necessariamente. o Controle da inflação ajuda o país a crescer, mas não garante a distribuição de renda. O que comumente acontece é que o capital passa a se concentrar nas mãos de poucos.
Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira de política econômica.
É possível haver distribuição de renda durante o bom andar economia. Entretanto, não foi isso que ocorreu no Brasil durante o chamado “ MILAGRE ECONÔMICO”. Na verdade o que houve foi uma grande concentração de renda com a “TEORIA DO BOLO” de primeiro crescer para depois distribuir.
Resuma os instrumentos de política econômica.
POLÍTICA FISCAL: refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos(política tributária) e controlar suas despesas(política de gastos públicos);
POLÍTICA MONETÁRIA: refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia;
POLÍTICA CAMBIAL E COMERCIAL: atuam sobre variáveis do setor externo da economia. Sendo a cambial de atuação do governo sobre a taxa de câmbio e a comercial como uma política de estímulos fiscais e creditícios às exportações e do controle das importações;
POLÍTICA DE RENDAS: refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda(salários, aluguéis), com o controle do congelamento dos preços.

Outros materiais