Questões de Dentística
13 pág.

Questões de Dentística


DisciplinaDentística5.226 materiais104.210 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Questões de dentística
A aplicação tópica de flúor (ATF) visa a prevenção e controle da cárie, por meio da utilização de produtos fluoretados (soluções para bochechos, gel-fluoretado e verniz fluoretado), em ações coletivas. Para instituir a ATF, recomenda-se levar em consideração a situação epidemiológica (risco) de diferentes grupos populacionais do local onde a ação será realizada. São situações em que a utilização de ATF com abrangência universal é recomendada aquelas descrita nas seguinte frase.
R: CPOD menor que 3 aos 12 anos de idade. (incorreta)
Um preparo cavitário para amalgama deve seguir alguns requisitos como parede pulpar plana, curva reversa, profundidade maior ou igual a 1,5 mm e esmalte com suporte dentinários. Essas características se referem ao princípio geral dos preparos cavitários: 
R: Forma e resistência.
Paciente C. W. Y., 28 anos, procurou atendimento na clínica de odontologia com o dente 24 apresentando sensibilidade ao frio com discreta retração gengival e lesão cervical em forma de cunha. Na avaliação da oclusão, observou-se uma interferência oclusal. Assinale a alternativa correta:
R: É uma abfração, cujo tratamento pode ser restaurador e remoção da interferência oclusal.
Paciente M. J. Z., 61 anos, gênero masculino, hipertenso controlado, compareceu na clínica odontológica da FMU com queixa de sensibilidade ao frio no dente 24. No exame clínico, observou-se uma lesão cariosa na oclusal. Para a remoção do tecido cariado em dentina quais instrumentos que são indicados para esta finalidade?
R: Broca esférica em baixa rotação de tamanho compatível com a lesão de cárie e cureta de dentina.
Paciente F.A.K., apresenta o dente 36 com restauração insatisfatória classe 1 \u2013 oclusal. Após o planejamento, iniciou-se a remoção da amalgama com ponta diamantada 1046, em alta rotação. Com o isolamento absoluto em posição iniciou-se a remoção do tecido cariado. A proteção do complexo dentino-pulpar foi realizado e a técnica adesiva também, de acordo com a recomendação do fabricante. A resina foi inserida e polimerizada. O acabamento e ajuste podem ser:
R: Ser com auxílio de carbono de articulação e pontas diamantadas de granulação fina.
A que exame exames radiográficos deve ser submetido um indivíduo com presença de todos os dentes superiores e inferiores apresentando alto índice de carie e recidiva de carie em dentes posteriores, além de profundidade a sondagem variando ente 4 e 7 mm, generalizada?
R: Periapical completo e interproximal para molares e pré molares.
As estratégias para o controle de fatores de risco para fluorose dentaria incluem a indicação de:
R: Pequena quantidade de dentifrício fluoretado para crianças menores de 6 anos, bem como dosagem de fluoreto no rótulos das aguas minerais.
Previamente a inserção dos materiais restauradores, deve-se analisar o remanescente dental quanto á correta indicação técnica restauradora, bem como a manutenção da saúde nos tecidos pulpares. De acordo com a proximidade com a polpa dental, há um aumento na permeabilidade dentinária. Isso pode ser explicado pois:
 R: Ocorre o aumento dos diâmetros e quantidade dos túbulos dentinários.
Paciente J. N.M., 26 anos, gênero masculino, compareceu na clínica da FMU desejando substituir as restaurações de amalgama por resina composta. No que se refere a correta técnica de inserção em incrementos de resina composta, a razão entre a área de união entre a cavidade e a resina, com área de resina livre de contato com a cavidade (fator c de configuração cavitária) possui importância para o sucesso da restauração. Clinicamente qual a importância?
R: Minimizar os efeitos da contração de polimerização.
Paciente A. C., 19 anos, gênero feminino, compareceu na clínica para substituições de restaurações dos dentes anteriores. No exame clinico, observou-se que as mesmas envolvem a face vestibular e as proximais. A paciente também deseja realizar um clareamento dental. Assinale a alternativa correta:
R: A presença de oxigênio residual pode inibir a polimerização da resina, havendo necessidade de aguardar pelo menos 1 semana após o clareamento para restaurar.
Paciente j. j. j, gênero feminino, compareceu no consultório para um exame de rotina. Na anamnese a paciente relatou sobre seus hábitos alimentares, indicando ter uma dieta cariogênica. No exame intraoral, a mucosa jugal, língua e palato apresentaram normalidade. Já a gengiva apresentava-se avermelhada indicando higiene bucal inadequada. Assinale a alternativa correta:
R: O diagnóstico de carie será inadequado caso não seja realizado uma profilaxia e secagem dos dentes.
Os cimentos de ionômero de vidro, devido as suas propriedades, são contraindicados para a seguinte condição.
R: Restaurações diretas classe 2.
No exame intraoral, um paciente apresentou várias perdas de estrutura nas cervicais de vários dentes. Estas lesões não cariosas apresentavam forma de \u201dv\u201d. Assinale a alternativa correta.
R: Na anamnese, deve-se perguntar sobre a técnica de escovação, pois o aspecto clínico indica o diagnostico como sendo uma abrasão.
Paciente apresenta uma lesão de carie no dente 36. As faces mesial e oclusal. No exame radiográfico observa-se uma distância de proximidade de 2 mm entre a lesão e a câmara pulpar. Planejou-se uma restauração direta com resina composta. Assinale a alternativa correta.
R: Devem-se anestesiar os nervos alveolar inferior, bucal e lingual.
Paciente com queixa de dor no dente 47. No exame radiográfico a área radiolúcida já se apresentava próximo a polpa. O aluno optou pela remoção da lesão de carie com curetas e brocas esféricas. Durante a remoção, ocorreu uma exposição pulpar com diâmetro de aproximadamente 2mm e ainda havia dentina infetados remanescente para ser removidas. Qual o plano de tratamento para este elemento dental?
R: Tratamento endodôntico.
1 \u2013 Observe as imagens abaixo e responda, considerando que as lesões de cárie se apresentam restritas ao esmalte. Analise as frases a seguir: primeira ativa, segunda inativa.
I A \u201cfigura A\u201d corresponde a uma lesão de cárie ativa e a conduta apropriada pode ser a orientação de deita e higiene e aplicação de verniz e flúor. V
II A \u201cfigura B\u201d corresponde a lesão de cárie inativa e a conduta adequada é realizar uma restauração conservadora restrita ao sulco gengival. F
III Na \u201cfigura A\u201d o paciente apresenta o pH bucal em desequilíbrio predispondo a desmineralização do tecido dental e na \u201cfigura B\u201d o pH bucal se apresenta equilibrado. V
2 \u2013 Reflita a respeito da frase a seguir:
\u201cA filosofia do Tratamento restaurador atraumático (ART) faz parte de um programa de educação e saúde. Ou seja, além do controle das lesões de cárie deve haver um controle das lesões de cárie deve haver um controle dos fatores etiológicos envolvidos.
Diante de uma paciente que você irá aplicar a estratégica do ART, escolha as alternativas corretas:
I \u2013 Será utilizada alta rotação para remoção do tecido cariado e como material restaurador a resina composta. Não é necessário anestesia. F
II \u2013 O cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade deverá ser o material restaurador de eleição. V
III \u2013 Para controle da doença cárie, o tecido cariado deverá ser removido com instrumentos manuais. Não há necessidade de educar o paciente quanto a promoção de saúde bucal. F
3 \u2013 Para detectar lesões de cárie nas superfícies oclusais dos dentes há necessidade de:
I \u2013 Se realizar uma profilaxia prévia e o campo estar seco e iluminado. V
II \u2013 Para realização do exame táctil deve-se usar a sonda da OMS no lugar na sonda exploradora. V
III \u2013 O exame clínico é feito para detecção visual de possíveis lesões de cárie e o radiográfico é feito para de identificar a profundidade das lesões. V
5 \u2013 Com relação aos cuidados que devem ser tomados durante a manipulação e aplicação do cimento de ionômero de vidro, leia atentamente as frases abaixo:
I \u2013 A dosagem e a manipulação poderá ser feita conforme a consistência do material