Buscar

relatorio da eliane

Prévia do material em texto

PITÁGORAS UNOPAR
CURSO DE PEDAGOGIA
ELIANE GOMES BARBOSA TIMÓTEO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
ARAPIRACA-AL
AGOSTO DE 2018
ELIANE GOMES TIMÓTEO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia. Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza.
Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon da Silva 
Tutor de Sala: Maria Aparecida de Miranda Tôrres 
ARAPIRACA-AL
AGOSTO DE 2018
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO.................................................................................................................3 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO........................................................4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO...................................................................5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA........................................................................8
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS.........................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................16
REFERÊNCIAS..............................................................................................................17
INTRODUÇÃO
 O presente relatório apresenta dados de observações e regências realizadas durante a atividade de Estágio Curricular Obrigatório I, na Educação Infantil, que aborda aspectos desde a estrutura física da escola-campo de estágio até reflexões acerca da prática docente do professor supervisor, transitando pelas áreas comportamento dos alunos, contexto político-social que a escola está inserida, dificuldades encontradas no processo educacional das crianças envolvidas neste primeiro contato com cenário escolar que é a educação infantil..
 A Escola Municipal de Educação Básica Padre Joseph Marius Tournier foi a receptora para que essa atividade fosse desenvolvida, fica localizada na Rua Maria Augusta, na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas. Com uma carga horária de 100 (cem) horas, dividida em observações, regências e atividades complementares, incluindo a elaboração desse relatório. O estágio foi realizado sob supervisão da Professora Maria Madalena Félix da Silva, graduada em pedagogia e concursada pela prefeitura desse mesmo município, é atuante nessa instituição na sua área de formação. O estágio foi realizado de segunda à sexta, sempre no turno matutino, das 07h às 11:00h, totalizando 04 (quatro) horas diárias, no período de 14 (quatorze) de agosto à 30 (trinta) de agosto.
 O estágio teve por finalidade aproximar o graduando a realidade que encontrará no seu campo de atuação, afastando-o da ideia de uma atividade meramente burocrática e fazendo-o refletir acerca das questões inerentes ao processo educativo. De acordo com Pimenta e Lima (2008) o estágio sempre foi visto como a parte prática dos cursos de formações e isso gera uma percepção de que há uma dicotomia entre teoria e prática, como se fosse coisas totalmente distintas, sendo que esse deve ser uma atividade investigativa que envolve análise e reflexão sobre a comunidade escolar, professores, alunos e a sociedade como um todo.
 Ao término deste período, notou-se a importância de participar desta atividade curricular de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção da realidade, de forma a utilizar os conhecimentos adquiridos teoricamente nas atividades cotidianas envolvidas nesse contexto que é o espaço escolar, que será o campo de atuação dos estudantes de pedagogia.
 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 
 A escola padre Joseph Marius Tournier faz parte do quadro de escolas municipais da cidade de Teotônio Viela, município de Alagoas, recebeu este nome em homem ao padre de nome citado, conta com Maria José gomes como Diretora Geral e José Severiano Queiroz como Coordenador Pedagógico em sua gestão. No período de estágio foram realizadas atividades de observações do contexto escolar, o que permitiu compreender como se dá o processo e o funcionamento da escola, observações importantes foram registradas como estão descritas posteriormente, além disso foi realizado um período de regência possibilitando a aproximação do estudante ao exercício da sua profissão. A escola articula-se com os diversos segmentos externos através de ofícios expedidos ou recebidos, telefonemas, e-mails, reuniões de cunho administrativo e ou pedagógico com os setores, por convocação ou quando a direção achar conveniente. Quanto a comunicação interna, acontece diariamente através do diálogo, avisos no quadro da sala dos professores e na entrada da escola, ou reuniões. A comunicação escola-família ocorre através de comunicado aos responsáveis levados pelo aluno para comparecer a escola, telefonemas, ou convites para reuniões.
 O funcionamento da escola se dá nos turnos matutino, vespertino e noturno, abrangendo quase roda a modalidade básica de ensino, desde a Educação Infantil até o 9º (nono) ano (antiga 8ª série), como também a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O quadro de funcionários da escola conta com 49 (quarenta e nove) pessoas, já sua estrutura física dispõe de 08 (oito) salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, cozinha, biblioteca, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, despensa e pátio descoberto, a biblioteca é utilizada também como sala de vídeo, já que a escola não conta com uma sala exclusiva para essa atividade, a escola apresenta um bom funcionamento, em questão de limpeza e outros fatores condições que favorecem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, como corrobora Guathier et al. (2006) afirmando que o planejamento do ambiente educativo, envolvendo tempo, espaço físico, recursos e materiais humanos, contribui positivamente nesse processo. Já em termos de equipamentos possui computadores administrativos, aparelho de DVD, de som, copiadora, impressora e TV.
 Através de uma gestão bem articulada entre direção e coordenação, busca-se sempre o envolvimento da comunidade escolar para a concretização dos objetivos e metas deste novo modelo de gestão. Cabe a direção como principal responsável pela escola, ter visão de conjunto articulando e integrando os diversos setores
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	Diário número 1
	Local: EMEB Padre Joseph Marius Tournier
	
	Estagiária: Eliane Gomes Barbosa Timóteo
	
	Nível: Educação Infantil
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 15/082018
 A aula deu início às 07:00h com as atividades permanentes, com música de bom dia, observou-se a data do dia, contou quantos alunos tinha na sala, quantos eram meninos e quantas eram as meninas, relembrou qual dia da semana, em seguida dispôs as cadeiras de forma circular para uma organização lúdica, a professora se apresentou bastante tranquila, de forma a fazer esta atividade a bastante tempo, os alunos estavam empolgados de início, demonstrando interesse pela atividade, foram trabalhadas as letras do alfabeto, deu-se uma pausa para o lanche. A avaliação foi feita através de observações constantes. O ambiente estava limpo e a manhã se encerrou de forma tranquila, exatamente às 11:02 h.
	Diário número 2
	Local: EMEB Padre Joseph Marius Tournier
	
	Estagiária: Eliane Gomes Barbosa Timóteo
	
	Nível: Educação Infantil
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 16/08/2018
 A aula deu início às 07:02h com as atividades permanentes, alguns alunos faltaram e a sala estava mais tranquila, três alunos estavam dispersos atrapalhando um pouco o andamento das atividades que estavam sendo realizadas, a professora estava sempre atenta para contornar a situação e conseguir prosseguir com o objetivo da aula, que foitrabalhar o bingo de letras para estimular a linguagem oral e escrita e também a memorização e a identificação. Foi feita a pausa para o lanche e também uma reflexão sobre a importância de compartilhar o que se tem, a aula se encerrou as 11:00h.
	Diário número 3
	Local: EMEB Padre Joseph Marius Tournier
	
	Estagiária: Eliane Gomes Barbosa Timóteo
	
	Nível: Educação Infantil
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 17/08/2018
 A aula se iniciou as 07:00h como previsto, foram realizadas as atividades permanentes, o conteúdo trabalhado foi o projeto musicontos contação de história “De onde as coisas vêm?” de Anne Sophie Baumann, para desenvolver o prazer de ouvir e contar história. No primeiro momento os alunos estavam tranquilos, porém após a pausa para o lanche eles ficaram meio eufóricos, e levou algum tempo para que eles retornassem a atenção para as atividades, o espaço estava bem organizado o que facilita o processo de ensino. A professora fez suas observações para avaliar o rendimento da turma. 
	Diário número 4
	Local: EMEB Padre Joseph Marius Tournier
	
	Estagiária: Eliane Gomes Barbosa Timóteo
	
	Nível: Educação Infantil
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 20/08/2018
 
 A aula se iniciou às 07:05h, pois houve um imprevisto com a professora, realizou as atividades permanente e prosseguiu com as atividades, utilizando um cartaz intitulado “o bichinho diferente” trabalhou a oralidade, o alfabeto e também enfatizou sobre ser diferente é ser normal, após o lanche a sala ficou um pouco desorganizada, porem nada que comprometesse o andamento das tarefas. Neste dia, a especulação dos alunos acabou por ser por que havia duas professoras na sala, foi explicado a necessidade de aprender e tudo ocorreu normalmente, encerrando as atividades as 11:01h.
	Diário número 5
	Local: EMEB Padre Joseph Marius Tournier
	
	Estagiária: Eliane Gomes Barbosa Timóteo
	
	Nível: Educação Infantil
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 21/08/2018
 A aula se iniciou pontualmente as 07:00h com as atividades permanentes de músicas de bom dia, no quinto dia o ambiente já se apresentava mais familiar, os alunos, a sala de aula. O conteúdo trabalhado foi uma atividade impressa relacionada ao alfabeto e as cores, os alunos se mostraram bastante empolgados com esta atividade, foi trabalhada de forma proveitosa, houve a pausa para o lanche e logo em seguida foi realizada uma atividade lúdica para descontração e aprendizagem, a professora avaliou o rendimento das crianças e a aula foi encerrada. O ambiente estava bastante organizado e os alunos estavam dispostos em quarteto nas suas respectivas mesinhas.
	Diário número 6
	Local: EMEB Padre Joseph Marius Tournier
	
	Estagiária: Eliane Gomes Barbosa Timóteo
	
	Nível: Educação Infantil
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 22/08/2018
 No último dia, a aula se iniciou ás 07:02h, e o intuito da observação estava voltada a prática docente, como a professora conseguia compartilhar o conhecimento de forma que os alunos compreendessem e se interessassem já que o período da regência estava se aproximando, a professora era muito segura e se mantinha num relacionamento amigável e de respeito mútuo com seus alunos, a dispersão de alguns é quase que impossível de conter, já que é algo natural desse processo porém não afetava de forma significante as atividades que estavam sendo desenvolvidas. O ambiente estava organizado e os alunos estavam dispostos em duplinhas, foi realizado um ditado de números e a aula se encerrou ás 11:03.
PLANOS DE AULAS PARA REGÊNCIA
 O ato de planejar é “atividade intrínseca à educação por suas características básicas de evitar o improviso, prever o futuro, e estabelecer caminhos que podem nortear, mais apropriadamente, a execução da ação educativa” (PADILHA, 2006, p.45). Então mesmo que não exista a materialização do planejamento, que seria o plano propriamente dito, o professor realiza seu planejamento, sua forma de expor o que quer compartilhar, delimitações do seu tempo de aula, e entre outros. O plano é fundamental para realizar as atividades em sala de aula, para que o trabalho ocorra de forma eficiente, como forma também de avaliar o próprio trabalho, refazer sempre que necessário, do modo a aprimorar o trabalho docente.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: EMEB Padre Joseph Marius Tournier Data: 23/08/2018
Estagiária: Eliane Gomes Timóteo Nível: Educação Infantil
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 1
	TEMA
	Cartaz com parlenda.
	OBJETIVOS
	Estimular a escrita e a contagem ordenada da criança.
	CONTEÚDO
	 Os números.
	METODOLOGIA
	Com o cartaz da parlenda exposto em sala de aula, a professora irá ler o mesmo e em seguida irá ler com as crianças em voz alta repetidas vezes.
	RECURSOS
	Cartolina e piloto
	AVALIAÇÃO
	 Se dará através da participação e a socialização entre as crianças na hora da leitura do cartaz da parlenda.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: EMEB Padre Joseph Marius Tournier Data: 24/08/2018
Estagiária: Eliane Gomes Timóteo Nível: Educação Infantil
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 2
	TEMA
	Musicontos – Contação de história
	OBJETIVOS
	Desenvolver o hábito de ouvir histórias e despertar o gosto pela leitura.
	CONTEÚDO
	Leitura
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes a professora irá organizar a turma e direcionar para o pátio da escola, dispondo as crianças de forma circular para um melhor desenvolvimento da atividade, sentados e atentos, dará início a contação de história realizada pela professora.
	RECURSOS
	Material contendo a história – “A galinhazinha vermelha” - 
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará de forma contínua no decorrer da história, observando o comportamentos das crianças e seu engajamento com a atividade proposta.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: EMEB Padre Joseph Marius Tournier Data: 27/08/2018
Estagiária: Eliane Gomes Timóteo Nível: Educação Infantil
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 3
	TEMA
	Pescaria (Jogo Educativo)
	OBJETIVOS
	Estimular o raciocínio lógico e a leitura ordenada das letras do alfabeto, como também proporcionar a identificação de cada letra.
	CONTEÚDO
	Alfabeto
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes a professora irá organizar a turma numa roda na sala de aula, a professora irá apresentar o jogo as crianças e explicar como funciona a pescaria. Organizados em duplas se dará início ao jogo, utilizando uma varinha cada aluno tentará pescar um peixinho, o qual contém uma letra do alfabeto, diante disso será realizadas intervenções do tipo “Qual letra está colada no peixinho?”, “Qual animal começa com essa letrinha?”
	RECURSOS
	Jogo da pescaria
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará de forma contínua no decorrer do jogo, a professora irá observar a postura dos alunos diante as intervenções realizadas, de forma a diagnosticar a aprendizagem do aluno em relação ao alfabeto.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: EMEB Padre Joseph Marius Tournier Data: 28/08/2018
Estagiária: Eliane Gomes Timóteo Nível: Educação Infantil
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 4
	TEMA
	Ditado estourado numérico
	OBJETIVOS
	Desenvolver o raciocínio lógico, linguagem escrita e contagem oral correta.
	CONTEÚDO
	Os números.
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes a professora irá encher algumas bexigas coloridas com uma sequência numérica de 0 a 20, em seguida distribuir as bexigas para as crianças e pedir para que elas estourem, quando isso for realizado irá ser feita a pergunta de qual número está em cada bexiga recebida e pedir que as crianças anotem no quadro.
	RECURSOS
	Bexiga e papel.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará de forma contínua, na observação das crianças, como conseguem identificar cada número e quais as dificuldades encontradas no processode contagem dos números.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: EMEB Padre Joseph Marius Tournier Data: 29/08/2018
Estagiária: Eliane Gomes Timóteo Nível: Educação Infantil
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 5
	TEMA
	Alfabeto – Atividades impressas.
	OBJETIVOS
	Desenvolver a memorização das letras e ajudar no desenvolvimento da escrita.
	CONTEÚDO
	Alfabeto – escrita .
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes a professora irá organizar a turma em duplas e serão coladas as atividades impressas nos cadernos das crianças e logo após os alunos serão auxiliados no desenvolvimento da atividade.
	RECURSOS
	Atividade impressa, caderno, lápis de cor, cola, borracha. 
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará na observação do desenvolvimento das atividades impressas, se o aluno conseguiu realizar a atividade e quais foram as dificuldades encontradas no processo.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: EMEB Padre Joseph Marius Tournier Data: 30/08/2018
Estagiária: Eliane Gomes Timóteo Nível: Educação Infantil
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 6
	TEMA
	Dengue e o alfabeto
	OBJETIVOS
	Desenvolver a coordenação motora, estimular a escrita e a conscientização sobre o mosquito da dengue.
	CONTEÚDO
	Alfabeto.
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes a professora irá organizar a turma e colar atividades impressas nos cadernos nas crianças e em seguida auxiliar no desenvolvimento da atividade.
	RECURSOS
	Atividade impressa, caderno, lápis, borracha e lápis de cor.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará de forma contínua no decorrer da atividade, o engajamento do aluno, como ocorre a identificação das letras, como está sua coordenação motora na hora da escrita.
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
PRIMEIRO DIÁRIO – 23/08/2018
Tema da aula: Cartaz com parlenda
 A aula iniciou-se às 07:00 horas, a professora regente apresentou a estagiária para os alunos e explicou que nas próximas aulas a nova professora iria ministrar o conteúdo e continuar na sala de aula com a turma. A turma se mostrou bastante empolgada de início com uma pessoa nova na sala, os alunos recebeu bastante eufóricos e a aula prosseguiu com a estagiária, foram realizadas as atividades permanentes como observado nas aulas de observação, em seguida foi apresentando o cartaz com a parlenda que falava sobre os números, os meninos estavam bastante atentos e empolgados com a atividade e professora nova, a professora regente estava locada no fim da sala, observando. Os alunos estavam repetindo junto a estagiária os números e dessa forma estimulava a contagem ordenada. A primeira sensação é de insegurança em passar o conteúdo e não conseguir ajudar no progresso da turma, mas para o primeiro dia foi bem tranquilo.
SEGUNDO DIÁRIO – 24/08/2018
Tema da aula: Musicontos – Contação de história
 A aula iniciou-se às 07:05 horas, esperando os alunos chegarem e se estabilizarem para dar início as atividades permanentes, a turma estava quase completa. Os alunos já tinham se acostumado com a presença de outra professora na sala de aula e também com outra professora na regência. Foi direcionado os alunos ao pátio, e organizados de forma circular, até para levar as crianças exige o um certo controle para que os alunos não se dispersem e percam o foco da atividade proposta e essa atividade tem essa dificuldade por isso, no pátio os meninos perdem mais a atenção e acabam se distraindo facilmente, é importante que a história ser contada seja interessante para que ajude na concentração. Os alunos ouviram a história e foram levantas algumas questões para que fixasse melhor, e eles compreendessem as revelações que as leituras apresentam.
TERCEIRO DIÁRIO – 27/08/2018
Tema da aula – Pescaria (Jogo educativo)
 Deu início a aula exatamente as 07:02 horas, quando os alunos já estavam dispostos em seus lugares e organizados iniciou-se as atividades permanentes do tipo canção de bom dia, quantos somos hoje, quantos meninos e quantas meninas. Realizou a descrição de como seria a aula, pois os alunos estavam eufóricos querendo saber como funcionaria o material que estava disposto na mesa da professora-estagiária, então explicou como era as regras da pescaria de alfabeto e foi organizado os alunos em duplas para jogar, a atividade foi relativamente tranquila de ser trabalhada pois os alunos estavam concentrados e ansiosos para cada um pegar a varinha, eles iam pescando as letrinhas e falando qual era, foram realizadas intervenções sobre as letras pescadas para que as crianças compreendessem de forma melhor a atividade. Esta proposta de atividade foi bastante proveitosa e deu para trabalhar de forma dinâmica o conteúdo necessário.
QUARTO DIÁRIO – 28/08/2018
Tema da aula: Ditado estourado numérico
 A aula teve início às 07:03 horas, os alunos chegaram mais calmos do que os dias anteriores e logo foram se organizando, dois alunos pediram para ir ao banheiro e quando eles retornaram foram realizadas as atividades permanentes. Foi entregue as bexigas para as crianças cada uma contendo um número, os alunos empolgados para estourarem as bexigas ajudou para eles também focarem nos números que estavam na bexiga. Cada um dizia o número e escrevia no quadro, foi bastante interativo por que além de prestarem atenção nos números que estavam, prestavam atenção nos dos colegas. O quarto dia de regência foi mais tranquilo pois o ambiente como professora estava mais familiarizado, porém o nervosismo ainda se apresenta no início das aulas, na forma de como apresentar o conteúdo e se a proposta de atividade vai conseguir atender as expectativas.
QUINTO DIÁRIO – 29/08/2018
Tema da aula: Alfabeto – Atividades impressas
 A aula teve início às 07:01 horas e os alunos se questionavam se a “outra tia” não iria mais fazer as atividades, foi explicado que a professora estagiária iria passar mais um tempinho na turma, de certa forma isso deixou a situação um pouco apreensível pois fez refletir acerca das práticas que estão sendo realizadas na sala de aula e quais os pontos negativos e positivos a serem analisados, de certa forma o conteúdo e a metodologia a ser utilizadas parecia estarem dando certo. Neste dia os alunos estavam organizados em fileira e em duplas para realizarem as atividades impressas, para aperfeiçoar o conhecimento do alfabeto e treinar a coordenação motora, pois as outras atividades eram mais para aprender e não trabalhava muito a questão de escrita. A aula foi finalizada, e avaliada de acordo com as observações realizadas durante o desenvolvimento das atividades.
SEXTO DIÁRIO – 30/08/2018
Tema da aula: Dengue e o alfabeto 
 A aula teve início às 07:02 horas, no último dia de regência o foco foi avaliar as metodologias utilizadas durante a semana e o avanço parcial dos alunos, uma revisão dos conteúdos trabalhados com os alunos. Os alunos foi disposto de forma circular para uma melhor interação da professora com as crianças, houve a realização das atividades permanentes e depois uma discussão sobre o mosquito da dengue os males causados por ele, quais os sintomas que a pessoa infectada apresentada, houve uma boa interação dos alunos e o conteúdo ficou dinâmico com boa interação, em seguida foi dada uma atividade impressa para trabalhar o alfabeto com relação ao mosquito da dengue e também ajudar no desenvolvimento da escrita. No sexto dia já se tem uma segurança maior para compartilhar o assunto, pois já conhece o perfil da turma, apesar de estar observando a turma é completamente diferente do processo de estar vivenciando a regência, necessita de uma postura adequada para lidar com a turma e os possíveis problemas que ocorre no cotidiano no contexto escolar, possíveis impasses, como ocorreu um caso nesse último dia que o aluno não quis realizar a tarefa, é fundamental saber articular com o aluno esse tipo de situação. Diante os dias de regência notou-se a importância de levar atividades diferenciadas para sala de aula, poiso aluno fica mais envolvido e seu rendimento melhora de forma significável, as crianças são fáceis de se dispersarem e com essas atividades seu engajamento acaba por melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Ao chegar ao término desse período de observação de contexto escolar fica nítido a importância do estágio para formação docente de forma que ele não seja reduzido a um aspecto somente, mas sim observado na sua totalidade, destacando a importância da imitação de modelo para a formação docente, modelos consagrados bons, mas não de forma apenas repeti-los e sim ter a capacidade de analisá-los de forma crítica, julgando adequado para determinadas situações e se necessário recriá-los e até abandoná-los, levando em consideração que o contexto onde acontece o processo de ensino aprendizagem é totalmente mutável, são realidades distintas que serão encontradas. A técnica também foi um aspecto bastante importante que foi ressaltado, pois se faz necessário para uma melhor sistematização de todo conteúdo que será compartilhado com os alunos, tendo em vista que sempre se procura métodos que melhor se adéquem ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, pensando numa multidimensionalidade da didática, que valorizem o aspecto político-social e humano também. A regência pode aproximar de fato ao campo de atuação do pedagogo, mostrando os impasses vividos a cada dia, como lidar com as situações corriqueiras no contexto escolar, permitiu analisar os pontos positivos e negativos de esta em sala de aula e definir o interesse de fazer parte da construção do conhecimentos de crianças, fazer parte da construção de diferentes mundos e diferentes concepções.
REFERENCIAS 
PIMENTA, S. G., LIMA, M. S.L; Estágio: Diferentes Concepções. São Paulo: Cortez, 2008.
PADILHA, P.R. Concepções de planejamento. In.: ________. Planejamento dialógico: como construir o projeto-político-pedagógico da escola. 6. Ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006, (P.45-58).
LIMA, D.M. Planejamento Educacional. UAB – Universidade Aberta do Brasil. Maceió, 2012,( p. 1-55).
LIBÂNEO, J.C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ______. Democratização da escola pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. Cap 1.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

Continue navegando