prova educacao e diversidade.docx
4 pág.

prova educacao e diversidade.docx


DisciplinaProva Educação e Diversidade1.043 materiais2.032 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	. Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais?. A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/infjuv/documentos/ECA_CEIJ/Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20editado%20pela%20CEIJ-SC%20vers%C3%A3o%20digital.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
	 a)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
	 b)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
	 c)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
	 d)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
	2.
	Um sistema educacional pautado numa concepção inclusiva e não discriminatória possui como princípio norteador a ética. Os projetos, as ações e as práticas devem sempre acolher as diferenças e valorizar a identidade de cada cultura. Sobre a educação para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Está pautada no respeito e reconhecimento das diferenças, com atenção às necessidades educacionais de cada sujeito.
(    ) Defende que a igualdade independe das diferenças étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas e outros.
(    ) Valoriza apenas a cultura e o contexto a qual está inserida a instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	3.
	A diversidade é considerada como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. Na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Para a superação dessas diferenças, grande papel exerce a escola. Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as sentenças a seguir:
I- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que procura elaborar bases pedagógicas que contemplem as diferenças.
III- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
IV- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que, ao formular suas bases pedagógicas, procura contemplar as diferenças individuais, respeitando-as.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A sociedade como um todo deveria ter como característica a inclusão, ou seja, que as diferenças, mesmo existentes e visíveis, não sejam utilizadas para promover a desigualdade, mas sejam, sim, contribuintes para a promoção da igualdade. O ponto de partida, para isso, poderia ser o ambiente escolar, o qual, na sua essência, deveria ser promotor da igualdade. A educação, portanto, tem de ser convidada ao debate e ao reconhecimento da diversidade. Assim, no que concerne à diversidade no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:
  
I- O ambiente escolar inclusivo precisa trazer a marca do respeito à diversidade.
II- Um ambiente escolar inclusivo é promotor da cidadania.
III- Um ambiente escolar inclusivo pauta-se na chamada de atenção aos alunos que não promovam o respeito à diversidade.
IV- Um ambiente escolar inclusivo é marcado pelo reconhecimento da diversidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Conforme estudiosos, para se atingir a inclusão, é necessário envolvimento não só de agentes educativos, mas de toda a comunidade escolar em prol do desenvolvimento de todos os alunos com ou sem necessidades especiais. Qual é um dos primeiros passos para a criação de uma escola inclusiva e de qualidade?
	 a)
	Criar uma filosofia baseada nos princípios inclusivos.
	 b)
	Promover a formação de professores.
	 c)
	Equipar a escola com materiais em Braille.
	 d)
	Construir rampas de acesso.
	6.
	A gestão escolar democrática depende da participação efetiva de todos os atores envolvidos na comunidade nos processos de tomada de decisão. Considerando a inclusão como garantia para a gestão democrática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade será convertida em direito quando o direito ao acesso, permanência e qualidade de ensino for efetivo para todos.
(    ) Para promover a gestão democrática, são necessárias ações do gestor para propiciar o acesso ao ensino básico, a permanência de todos na escola e qualidade do ensino na escola.
(    ) O respeito à diversidade prevê a participação somente dos agentes educativos na construção do projeto pedagógico e na tomada de decisões sobre a vida escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	7.
	Para a superação das diferenças, grande papel exerce a escola, pois sabe-se que, na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Quanto à sua definição, poder-se-ia conceber a diversidade como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. A escola, no exercício de sua função social, poderia ser uma das contribuidoras para a superação dessas diferenças, via currículo. Acerca do currículo escolar, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir: 
I- Mesmo sendo elaborado por especialistas, o currículo reflete sempre a realidade da escola, já que quem o elabora é também o seu executor.
II- O currículo escolar expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades.
III- Muitas vezes, o currículo não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro.
IV- Por meio do currículo, os grupos sociais
Eduardo
Eduardo fez um comentário
Bom amigo
0 aprovações
Carregar mais