A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
 prova educacao e diversidade.docx

Pré-visualização | Página 2 de 2

dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade. 
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação. 
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	 b)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	 c)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	 d)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	10.
	No exercício de sua função social, a escola poderia ser uma das contribuidoras para a superação dessas diferenças, via currículo. E o papel de contribuidora nessa superação, ela o pode executar via currículo, à medida que este não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro, ele expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades, ou também por meio dele os grupos sociais dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social. Acerca do papel da escola, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir: 
I- Fica difícil superar as diferenças, já que os professores, muitas vezes, são oriundos de uma educação tradicional.
II- Os professores recebem, do poder público, toda a formação necessária ao trato com a diversidade, por isso sentem-se aptos a refletir acerca dessa temática.
III- A escola, como um todo, situa-se numa sociedade taxada por relações de dominação social, o que permite a afirmação do poder masculino, da etnia branca e do heterossexualismo.
IV- A cultura machista, racista e homofóbica manifesta-se, no imaginário humano, como algo simples e natural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.