Buscar

AV1 Pesquisa de Mercado

Prévia do material em texto

PESQUISA DE MERCADO
O que é? > É a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empreendedores. A pesquisa de marketing consiste em projetos formais que visam a obtenção de dados de forma sistemática e objetiva para solução de problemas ou oportunidades específicas.
Para que serve? > Para conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar a demanda, verificar a presença do público-alvo, avaliar resultados de ações de marketing, identificar problemas e oportunidades, avaliar a satisfação dos consumidores, testar produtos antes do seu lançamento.
Por que fazer pesquisa? > Deve ser feita para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Não fazer pesquisa por fazer. Antes de qualquer coisa precisa haver uma dúvida, uma questão uma percepção de que algo ocorre no mercado.
Informações para tomada de decisões e tipos de pesquisa indicados.
Informações - Comportamento, necessidades, desejos e características do consumidor.
Tipos de pesquisa
 - Segmentação: demográfica, estilo de vida e padrão de consumo.
 - Hábitos e atitudes.
 - Motivacional
2. Informações - Características do mercado, potencial, evolução e demanda.
Tipos de pesquisa
 - Potencial de mercado.
 - Vendas e distribuição.
3. Informações - Produto: conhecimento, experimentação, preferência, comparação com a concorrência.
Tipos de pesquisa
 Hábitos e atitudes
 Imagem
 Teste de produto
 Mercado teste
4. Informações - Preço: estabelecimento de preço, aumento, manutenção e redução.
Tipos de pesquisa
 Elasticidade de preço
 Mercado teste
 Vendas e distribuição
5. Informações - Distribuição: escolha do canal, avaliação de desempenho.
Tipos de pesquisa
 - Vendas e distribuição
6. Informações - Comunicação: escolha de conceitos, avaliação de peças publicitárias, efeitos da propaganda.
Tipos de pesquisa
 - Motivacional
 - Teste de conceito
 - Pré-teste de propaganda
 - Pós-teste de propaganda
Classificações de Pesquisa
Segundo a fonte de dados
Secundários – São aquelas realizadas especificamente por uma empresa com finalidades restritas.
Primários – Muito mais abrangentes e feitas por setor de atividade econômica, geralmente pelo governo (IBGE) ou por entidades de classe (SEBRAE)
Com relação à frequência:
Contínuas – Monitoram continuamente indicadores de mercado.
Esporádicas (ad hoc) – Usadas quando surgem questões específicas a responder, e as cíclicas, realizadas repetidas vezes a cada determinado período de tempo.
Conforme o método:
Qualitativa – É de natureza exploratória e possui menor ou nenhum rigor estatístico.
Quantitativa – Que é em sua essência um processo de medição, por isso segue critérios matemáticos bastante rígidos.
A UTILIZAÇÃO DE AMOSTRAS EM PESQUISA DE MERCADO
A AMOSTRA É PARTE DE UM UNIVERSO OU DE UMA POPULAÇÃO E CONTÉM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DESTES. UMA DAS VANTAGENS DE TRABALHARMOS COM AMOSTRAS É QUE, DEPENDENDO DAS PROPORÇÕES DA POPULAÇÃO EM ESTUDO, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL PESQUISAR TODO UNIVERSO.
AS TÉCNICAS AMOSTRAIS SUBDIVIDEM-SE EM DOIS GRUPOS:
AMOSTRAS PROBABILÍSTICAS - Utilizam-se de conceitos da estatística ou seja, todos os elementos da população têm igual probabilidade de serem selecionados para compor a amostra.
ESTRATIFICADA - É aplicada quando há necessidade de subdividir a população em estratos homogêneos, por exemplo, por classe social, idade, sexo etc. Determinados os estratos, os elementos da amostra são selecionados pela técnica probabilística simples;
SISTEMÁTICA - Os elementos da amostra serão selecionados aleatoriamente e será estabelecido um intervalo entre esses elementos. É muito utilizada em pesquisas domiciliares , pois se acredita que os vizinhos se influenciam e que, ao utilizar um intervalo para aplicação dos questionários, diminuem-se as possíveis distorções provenientes dessa influência;
POR CONGLOMERADO - Exige a utilização de mapas detalhados de regiões, estados, municípios e cidades, pois, para seleção da amostra, há subdivisão de área a ser pesquisada por bairros, quarteirões e domicílios que serão sorteados p/ composição dos elementos da amostra e a pesquisa será realizada de forma sistemática, p/ que Ñ haja interferências nas infor.
SIMPLES - Há uma igual probabilidade de cada elemento do universo ser escolhido por meio de sorteio. É a escolha aleatória dos elementos que farão parte da amostra;
AMOSTRAS NÃO PROBABILÍSTICAS - As amostras são selecionadas por critérios subjetivos do pesquisador, de acordo com sua experiência e com os objetivos do estudo.
POR CONVENIÊNCIA - Os elementos da amostra são selecionados de acordo com a conveniência do pesquisador. São pessoas que estão ao alcance do pesquisador e dispostas a responder a um questionário;
POR JULGAMENTO – Os elementos da amostra são selecionados segundo um critério de julgamento do pesquisador, tendo como base o que se acredita que o elemento selecionado possa fornecer ao estudo;
Sistema de Informação de Marketing (SIM)
É a estrutura que reúne, seleciona, analisa, interpreta e mantém um fluxo de informações a respeito do ambiente global de marketing: o microambiente e o macroambiente.
Microambiente – empresa, fornecedores, clientes e público.
Macroambiente – ambiente demográfico, sociocultural, tecnológico, econômico, político e legal.
A estrutura do SIM, difere entre as empresas, dependendo de sua cultura empresarial.
Áreas de controle: volume de vendas; lucros; região; custos; vendedor; despesas; canal de distribuição; produção; rentabilidade
Diagnóstico mercadológico
Produtos: Numero de itens comercializados; Contribuição percentual de cada ítem no volume total de vendas da empresa; Tempo de existência de cada ítem; Diferencial competitivo.
 Mercados : Qual é o potencial de mercado; Perfil do consumidor; Distribuição geográfica dos consumidores.; Participação de mercado; Perspectivas futuras de mercado (crescimento); Frequência de compra; Sazonalidade.
Distribuição: Tipos de varejo que distribuem o produto.; Como se processa a venda para o varejo; Como é a distribuição da concorrência.
 Vendas: Organização atual de vendas; A organização é suficiente para cobertura do mercado; Como são feitos o recrutamento, a seleção e o treinamento da força de vendas; Qual é a política de remuneração.
 Preço
Como é estipulado o preço?
Há controle governamental?
Que custos são considerados?
Existem planos de descontos ou bonificações?
Qual é o procedimento para: concessão de crédito / cobrança / devolução / cancelamento de pedidos?
Comunicação
O que faz a empresa em termos de comunicação e promoção?
A propaganda é feita internamente?
Como é feita a escolha da agência?
Verba de propaganda.
Verba de promoção.
Participação em feira.
Determinação dos objetivos
Objetivo Primário
O objetivo da pesquisa será avaliar a aceitação de uma pastilha com sabor inédito: o sabor violeta. Para tanto, serão levantadas as informações que se encontram a seguir.
Objetivos Secundários
Perfil demográfico
Idade
Escolaridade
Classificação socioeconômica
Degustação da pastilha e avaliação por atributos
Avaliação geral do sabor inicial e residual; Teor de doçura; Consistência; Cor; Tamanho; Durabilidade
Hábitos de consumo de pastilhas
Marcas que costuma consumir
Marca que consome com maior frequência
Sabores consumidos
Sabores preferidos 
Público-alvo
Mulheres entre 15 e 55 anos, das classes A,B e C, que consomem pastilhas uma vez a cada 15 dias. 
Abrangência
A pesquisa será realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Metodologia
Pesquisa quantitativa (teste cego) a partir de entrevistas pessoais, mediante a aplicação de um questionário estruturado com cerca de 20 perguntas. 
O SIM é um sistema que envolve processos,pessoas e equipamentos, com o objetivo de coletar, selecionar e analisar informações e repassá-las para os responsáveis de marketing para que eles possam tomar decisões mais assertivas.
Simplificando, são os dados — internos e externos — que podem ser analisados e sistematizados de forma a ajudar ao gestor de marketing a ter mais clareza na tomada de decisões da área. O SIM é um exemplo de fornecedor interno de pesquisa.
A confusão entre sistema de marketing e pesquisa de marketing é frequente, mas os dois são bem diferentes.
O SIM tem um alcance muito mais amplo do que a pesquisa de marketing. Algumas das características que os tornam diferentes são:
O SIM envolve dados internos e externos, enquanto a pesquisa de marketing utiliza apenas os dados externos;
Enquanto a pesquisa visa solucionar problemas, o sistema envolve prevenção e soluçãoutilizando Bid Data;
O SIM não tem um fim, ele é um ciclo, enquanto a pesquisa é voltada para projetos temporalmente limitados;
O objetivo do SIM é usar informações passadas para determinar tendências futuras, a pesquisa visa entender tendências passadas;
A pesquisa de marketing faz parte do SIM, mas ele também envolve outros subsistemas. O SIM funciona como um mecanismo de operação da própria empresa, que com a parceria de várias áreas, proporciona decisões mais estratégias, baseadas na análise de dados

Continue navegando