A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Asp Antropologicos

Pré-visualização | Página 3 de 12

ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar, a seu idioma.
	
	A cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente. 
	
	A cultura de um povo se caracteriza por sua dimensão individual, jamais coletiva.
	 
	A cultura passa a ser vista como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão biológica, genética.
	
	O termo cultura deve ser somente associado às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Indique o objeto de estudo da Sociologia:
	
	
	As diversas formas de violência e suas consequências.
	
	A Teoria da educação política.
	
	A economia dos povos.
	 
	As formas de organização social do ser humano.
	
	A organização política das populações em sociedade.
	
Explicação:
O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
	
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
Explicação:
A revolução industrial (sec. XIX) provocou intensa migração do campo para a cidade e consequente processo de mudanças sociais e econômicas, houve também a necessidade de expansão escolar e como destaca Baliero (2014: p, 16) ¿nessa mesma época (...) houve um processo de revitalização da universidade (...) configurando-se a disciplinarização e a profissionalização do conhecimento.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos ¿ Kaspar Hauser, Tarzan, Mogli -, apresentando comportamentos compatíveis com os demais seres humanos. Sobre histórias como estas, assinale a alternativa que corresponda ao que diz a Sociologia:
	
	
	Mesmo em condições de isolamento, o ser humano é capaz de se tornar humanizado dado a sua sociabilidade.
	
	Mesmo em isolamento social, podem, por meio da socialização, aprender o que é comum aos indivíduos que vivem em grupos.
	
	Eles podem ser considerados humanizados, mas não seres humanos.
	
	Apenas o convívio, por meio do processo de aprendizagem, chamado de sociabilidade, não nos torna humanos, pois é preciso ser igual a alguém da família.
	 
	Para se tornar humano, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
	
Explicação:
O homem é um ser social e precisa estar em contato com seus semelhantes e formar associações. Ele se completa no outro. Somente da interação social é possível o desenvolvimento de suas potencialidades e faculdades. Ele precisa buscar no outro as experiências ou faculdades que não possui e, mais, há a necessidade de passar seu conhecimento adiante. Dessa interação, há crescimento, desenvolvimento pessoal e social. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O mito, a religião, o senso comum e a ciência são formas de conhecer e de explicar o mundo e os seus fenômenos. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. A ciência, aos poucos, foi tomando para si as explicações e rompendo com o mito e com o senso comum. Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	 
	senso comum
	
	indagação racional
	
	experimentação
	
	observação
	
	método científico
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Sociologia surgiu como uma ciência social que tomava as ciências naturais como modelo. Os princípios de objetividade e neutralidade científicas do Positivismo são uma expressão disso. No entanto, as Ciências Humanas e Sociais se diferem das Ciências Naturais.
Nesse sentido podemos afirmar:
I. O objeto de estudo das Ciências Sociais é complexo e inconstante, os fenômenos sociais variam no tempo e no espaço.
II. Há uma estreita relação entre sujeito-objeto nas Ciências Sociais posto que os cientistas sociais estão estudando fenômenos humanos e, dessa forma, o pesquisador é também objeto de estudo.
III. O pesquisador nas Ciências Sociais pode ser igualmente neutro ao desenvolver seu trabalho pois como pesquisador não sofre influência social ou cultural qualquer.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e III estão corretas
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual o objeto de estudo da sociologia?
	
	
	As diferenças de costumes e valores de um lugar para outro.
	 
	As relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio de instituições sociais.
	
	As relações de poder que se estabelecem na sociedade.
	
	As diferenças de costumes e valores de um grupo para outro.
	
	As diferentes culturas do mundo.
	
Explicação:
 
O Objeto de estudo da Sociologia, segundo Émile Durkheim, são fatos sociais. Esse fatos têm várias características. Uma delas é a capacidade de existirem em todas as sociedades. Como exemplo o autor cita alguns processos de socialização. São processos fundamentais para a construção das sociedades e e das suas respectivas instituições sociais. Esse processo de socialização força os indivíduos à interação social por meio dessas mesmas instituições. Como exemplo, podemos citar, a família, a educação, o trabalho entre outras.
 
 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Todas as afirmativas apresentadas nas opções correspondem à compreensão da Sociologia enquanto ciência, EXCETO:
	
	 
	A Sociologia estuda mais especificamente as diferentes culturas no mundo.
	
	A Sociologia estuda as relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio das instituições sociais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.