Buscar

Trabalho Sobre História das Artes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
POLO EAD - UDF - BRASÍLIA
LICENCIATURA EM FILOSOFIA
 HISTÓRIA DAS ARTES
JULIO CESAR MARTINS - RGM 15253155
Brasília
2015
�
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
POLO EAD - UDF - BRASÍLIA
LICENCIATURA EM FILOSOFIA
HISTÓRIA DAS ARTES 
JULIO CESAR MARTINS - RGM 15253155
Trabalho apresentado à disciplina História das Artes - Unidade II - Arte, Razão e Poder – Grécia, Roma e Arte Bizantina, do curso de graduação de Licenciatura em Filosofia, como requisito parcial para obtenção da nota do 2º Semestre.
Orientador-Tutor: Professor Geraldo Barbosa Neto 
Brasília
2015
	Nome do Aluno: Julio Cesar Martins
	Polo de Apoio Presencial: UDF/Cruzeiro do Sul Virtual/Brasília-DF
	
	RGM: 15253155
	
	
	Nome da Disciplina: História das Artes
	
	
Características Principais da Arte Grega e da Arte Romana
Chamamos de arte greco-romana as manifestações artísticas, que foram iniciadas na Grécia Antiga e sua absorção e desenvolvimento na civilização romana. Portanto, podemos dizer que é a arte que representou o período da Antiguidade Clássica. Os romanos, após conquistarem a Grécia, absorveram vários aspectos da cultura grega. Portanto, a arte romana, foi marcada pela forte influência grega. A arte greco-romana entrou em decadência junto com o Império Romano. Após as invasões bárbaras do século V, surgiu na Europa um novo momento histórico-cultural, conhecido como Idade Média. Na época Medieval, os principais elementos da arte greco-romana foram esquecidos na Europa. A arte clássica foi resgatada com força somente na época do florescimento do Renascimento Cultural, ou seja, no século XV.
Características Principais da Arte Greco-Romana:
- Perfeição na construção e na conclusão das mais diversas obras de arte.
- Valorização do realismo nas formas. Os artistas greco-romanos, principalmente os escultores, buscaram representar os seres humanos e a natureza com grande riqueza de detalhes.
 
- Nas artes plásticas, podemos destacar a representação de temas mitológicos (religiosos), humanos e também os ligados à natureza.
 
- Estilo artístico caracterizado pela busca da perfeição. Este estilo não tinha origem apenas nas habilidades e criatividade do artista, mas também nas técnicas conhecidas e empregadas.
 
- As pinturas foram muito usadas na decoração de palácios e templos religiosos. Também marcadas pelo aspecto realista, eram realizadas com cores vivas de grande beleza estética.
 
- Na arquitetura, podemos destacar a grandiosidade e beleza dos templos religiosos, palácios e construções públicas. A leveza do estilo jônico, marcado pelo uso de colunas, foi o mais absorvido e replicado pelos arquitetos romanos.
_____________________________________________________________________________
Fonte de referência, estudos e pesquisa: Estudo da Unidade II - Wikipedia a Enciclopedia Livre - http://www.suapesquisa.com/ - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arte - http://www.mundoeducacao.com/artes/a-historia-arte.htm

Continue navegando

Outros materiais