Buscar

Acerca do princípio da saisine é correto afirmar que

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acerca do princípio da saisine é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Quando o herdeiro aceita os bens da herança, ocorre uma confirmação dos efeitos do princípio da saisine, que até aquele momento eram apenas parciais e que não permitiam ainda a posse direta do herdeiro sobre os bens da herança
	
	
	Quando o herdeiro renuncia aos bens da herança tal ato produzirá efeitos ex nunc, sendo certo que os efeitos do princípio da saisine restam confirmados até a data da renúncia
	
	
	Refere-se a uma ficção jurídica pela qual se defere, de imediato, a transmissão da posse e propriedade dos bens da herança aos herdeiros do falecido
	
	
	Trata-se de criação jurídica, oriunda do direito Alemão, que preconiza a imediata transmissão da gestão do patrimônio ao herdeiro do falecido que estiver na posse dos bens da herança
	
	
	Trata-se de ficção jurídica que visa atribuir aos herdeiros legítimos e testamentários, direitos sobre os bens hereditários desde a abertura do processo de inventário
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Na sucessão legítima e testamentária,
	
	
	
	
	a renúncia abdicativa confere aos descendentes do renunciante participar da herança por estirpe, em representação ao herdeiro renunciante, como se morto fosse. 
	
	
	a aceitação da herança pode ser expressa, tácita ou presumida, mas a renúncia válida sempre deve ser expressa e por instrumento público ou por termo judicial, de modo que a renúncia por instrumento particular é nula de pleno direito. 
	
	
	a aceitação da herança somente se faz necessária na sucessão testamentária, uma vez que na legítima vale a regra de saisine. 
	
	
	falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro necessário notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados, ficarão sob a guarda e administração de um curador, até a entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância. 
	
	
	a renúncia de todos os herdeiros de uma mesma classe, em favor do monte hereditário, na verdade constitui forma renúncia in favorem ou translativa e, assim, configura ato de transmissão inter vivos e incide o respectivo imposto. 
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		No direito sucessório brasileiro, é incorreto afirmar:
	
	
	
	
	A aceitação da herança pode ser tácita ou expressa, mas a renúncia deve ser, sempre, expressa.
	
	
	Se o herdeiro falecer antes de declarar se aceita a herança, tem-se ela por aceita.
	
	
	A aceitação e a renúncia são irrevogáveis.
	
	
	O coerdeiro não pode ceder sua quota hereditária à pessoa estranha à sucessão, se outro coerdeiro a quiser, nas mesmas condições.
	
	
	Falecendo o herdeiro antes de declarar se aceita a herança, o direito de aceitar transmite-se aos seus herdeiros.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Quanto ao direito das sucessões, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	Considera-se aberta a sucessão no lugar do falecimento do autor da herança ou, quando este é desconhecido, no lugar onde se encontrar a maior parte dos bens a serem inventariados.
	
	
	O credor que se sentir prejudicado pela renúncia do herdeiro poderá, mediante autorização do juiz, aceitar a herança em nome do renunciante. Quitadas as dívidas do renunciante e se houver saldo, prevalece à renúncia quanto ao remanescente, que será devolvido aos demais herdeiros.
	
	
	O herdeiro indigno pode ser reabilitado pelos demais coerdeiros.
	
	
	É eficaz a cessão, pelo coerdeiro, de seu direito hereditário sobre um bem considerado singularmente.
	
	
	O pacto sucessório é expressamente vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, pois é nulo de pleno direito o contrato que tenha por objeto os bens do espólio de pessoa viva. Ademais, a herança é direito indivisível, e os bens que a constituem são uma universalidade, por isso, os herdeiros não poderão validamente fazer qualquer convenção quanto aos bens da herança enquanto não for ultimado o inventário.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		São herdeiros necessários: 
	
	
	
	
	o cônjuge, os ascendentes e os descendentes. 
	
	
	os ascendentes e os colaterais. 
	
	
	Os companheiros
	
	
	os descendentes e o cônjuge 
	
	
	os colaterais e os descendentes.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Segundo o Código Civil de 2002, em relação à ordem da vocação hereditária na sucessão legítima, assinale a assertiva INCORRETA. 
	
	
	
	
	O Código Civil assegura ao cônjuge sobrevivente, casado sob o regime da comunhão universal de bens, o direito à herança do de cujus em concorrência com os descendentes do falecido. 
	
	
	No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão causa mortiscom os descendentes do autor da herança. 
	
	
	No regime de separação legal ou obrigatória de bens, o cônjuge sobrevivente não tem direito à sucessãocausa mortis em concorrência com os descendentes do autor da herança.
	
	
	No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão causa mortis com os descendentes do autor da herança. 
	
	
	A sucessão legítima defere-se ao cônjuge sobrevivente, casado no regime de comunhão parcial de bens, em concorrência com os descendentes do cônjuge falecido somente quando este tiver deixado bens particulares. A referida concorrência dar-se-á exclusivamente quanto aos bens particulares constantes do acervo hereditário do de cujus. 
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		(DPE/TO) Acerca das sucessões, assinale a opção CORRETA: 
	
	
	
	
	Legitimam-se a suceder apenas as pessoas já nascidas no momento da abertura da sucessão, não havendo direitos sucessórios do nascituro. 
	
	
	A sucessão dá-se por lei ou por disposição de última vontade, conforme seja legítima ou testamentária, e, havendo herdeiros necessários, o testador só poderá dispor da metade da herança. 
	
	
	A companheira ou o companheiro, na sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos na vigência da união estável, concorre com descendentes só do autor da herança, tendo direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída a cada um deles. 
	
	
	A sucessão abre-se no lugar da morte do falecido. 
	
	
	Aberta a sucessão pelo ajuizamento da ação de inventário, a herança transmite-se por sentença que homologa a partilha de bens aos herdeiros legítimos e testamentários. 
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, Sérgio faleceu, deixando uma filha Catarina. No mês de julho de 2010, faleceu Joaquim. O único parente vivo de Joaquim era seu irmão, Rubens. Assinale a alternativa que indique a quem caberá a herança de Joaquim. 
	
	
	
	
	Rubens.
	
	
	Ana.
	
	
	Ana e Rubens.
	
	
	A herança será vacante.
	
	
	Catarina.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		(Questão 14 Exame OAB-RJ) A ordem de vocação hereditária é definida 
	
	
	
	
	Nenhuma das opções de resposta
	
	
	de acordo com a lei vigente ao tempo da abertura da sucessão. 
	
	
	de acordo com a lei vigente ao tempo da partilha 
	
	
	de acordo com a lei vigente ao tempo da abertura do processo de inventário. 
	
	
	livremente, de acordo com a vontade do testador
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Sobre a sucessão em geral é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Se todos os herdeiros renunciarem à herança e não houver testamento, a herança será declarada jacente desde logo.
	
	
	Na sucessão legítima a ordem de vocaçãohereditária é excludente (os mais próximos afastam os mais remotos), sem exceções.
	
	
	Na ausência de herdeiros mais próximos, caso os herdeiros legítimos facultativos não se habilitem na herança jacente até a declaração da vacância, ficam os mesmos excluídos da sucessão.
	
	
	Os filhos podem suceder representando herdeiro legítimo renunciante.
	
	
	O Município, ou o Distrito Federal, se os bens se localizarem nas respectivas circunscrições, ocupam o quinto lugar na ordem de vocação hereditária.

Outros materiais