Buscar

Desenv Econo 1 Avaliação Virtual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Analise as informações abaixo:
I) Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil.
II) Falta de especialização em setores e produtos que gerem diferencias competitivos.
III) Países dominados por elites sem interesse pelos mais pobres.
IV) Eficiência nos meios de comunicação e transporte.
Dentre as afirmações acima, podemos considerar como característica dos países subdesenvolvidos:
Alternativas:
a)Apenas a afirmativa I.
b)Apenas as afirmativas I e II.
c)Apenas as afirmativas III e IV.
d)Apenas as afirmativas II e III.
e)Todas as afirmativas.
2)A distribuição de renda no Brasil é a pior do mundo, em que os 10% mais ricos ganham 28 vezes a renda dos 40% mais pobres. Este é um dos dados publicados em uma pesquisa que será lançada em livro, chamada "Desigualdade e Pobreza no Brasil", do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que levou em consideração indicadores do Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), IBGE e da ONU. Outros elementos do estudo do IPEA indicam que os 10% mais ricos da população brasileira se apropriam de cerca de 50% da renda total do país, e os 50% mais pobres detêm apenas 10% da renda do país. Outros países mais pobres não têm uma desigualdade estrutural tão grande como o Brasil. Pelos dados da pesquisa do IPEA, esta situação não sofre mudanças há exatamente 25 anos e parece que existe um conformismo dentro da sociedade brasileira de continuar esta desigualdade.
Fonte: Brasil é o maior em desigualdade social. Disponível em: <https://inverta.org/jornal/edicao-impressa/285/economia/brasil-e-o-maior-em-desigualdade-social>.
Nesse contexto, aponte qual alternativa corresponde ao indicador econômico que pode ser usado para medir a concentração ou desigualdade na distribuição de renda de um país.
Alternativas:
a)Índice de Lorenz (IL).
b)Índice de desenvolvimento humano (IDH).
c)Índice de Paretto (IP).
d)PIB per capita.
e)Índice de Gini (IG).
3)Criado na década de 1970, o termo "ecodesenvolvimento" é fruto direto da mentalidade e das disputas da época, especialmente após a primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo. O EcoDesenvolvimento deu origem às discussões sobre desenvolvimento sustentável. Esse termo foi definido em 1987, com a publicação do relatório Nosso Futuro Comum (1987), também chamado de Relatório Brundtland, documento elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.
Assinale a alternativa que melhor explica o termo desenvolvimento sustentável:
Alternativas:
a)Propõe a ruptura do sistema capitalista para garantir, em primeiro lugar, a preservação do meio ambiente.
b)Atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas necessidades.
c)Práticas e ações de expansão das áreas naturais sobre os grandes centros populacionais, a fim de aumentar a fauna da natureza.
d)Inserção de cultura educativa em prol da conservação dos recursos naturais de curto prazo.
e)Usufruir do capital natural de maneira a não agredir o sistema produtivo, o que constitui seu uso racional intertemporal. 
4)O desenvolvimento econômico é um tema que emergiu principalmente no século XX. Porém, ao longo da história do capitalismo, os estudiosos e teóricos econômicos procuravam explicações para a seguinte questão: por que algumas nações são tão ricas e outras, tão pobres? Ao analisar o capitalismo, a ciência econômica procura dimensionar suas aplicações teóricas e práticas na vida das pessoas e compreender os determinantes da riqueza e da pobreza das nações.
No que se refere aos conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)O crescimento econômico envolve questões quantitativas, como por exemplo, a redução do analfabetismo, o avanço tecnológico e a distribuição de renda. O desenvolvimento econômico leva em consideração somente questões qualitativas, como por exemplo, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
b)O crescimento econômico pode ser medido por meio da variação do Produto Interno Bruto (PIB). Logo o desenvolvimento econômico está relacionado com as variações da inflação, emprego e da taxa de câmbio. 
c)O crescimento econômico leva em consideração questões quantitativas, como por exemplo, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Já o conceito de desenvolvimento econômico está relacionado à melhoria do bem-estar da população.
d)O crescimento econômico é o processo contínuo do aumento dos níveis de renda da população. Todavia, o desenvolvimento econômico acontece quando o aumento da taxa de crescimento populacional aumenta a taxa de crescimento do produto. 
e)O crescimento econômico é alcançado em uma nação quando o seu pib per capita aumenta. O desenvolvimento econômico ocorre quando as taxas de crescimento do Produto Nacional Bruto (PNB) são positivas.
5)No período que compreende os anos de 2000 a 2010, o Brasil apresentou significativo crescimento econômico e estabilidade financeira. No entanto, é importante compreender se tal crescimento contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira, como por exemplo, a saúde da população. Pode-se analisar como o crescimento econômico está interferindo na vida da população, principalmente na melhora nas condições humanas.
Sobre o PIB do Brasil e os indicadores sociais nos anos 2000 confira a tabela abaixo:
 Fonte: Alencar, Garcia e Santos (2011). Disponível em: < http://abresbrasil.org.br/sites/default/files/trab...>.
Com base na análise da Tabela acima, considere as seguintes afirmativas:
I) O produto da economia cresceu consideravelmente, saltando de pouco mais de 640 bilhões para mais de dois (2) trilhões de dólares em 2010, valor este que fez do Brasil naquele ano, a 10ª economia, a frente de países desenvolvidos como Itália e Canadá, porém o país continua com um longo percurso para melhor as condições de vida da população.
II) O Coeficiente de Gini brasileiro sempre foi baixo. De acordo com o índice, quanto mais próximo de um (1), menor é o nível de desigualdade. No período em análise, o Brasil apresentou uma piora na distribuição de renda.
III) O IDH é utilizado pela ONU para medir o grau de desenvolvimento humano dos países membros, e é formado por três índices: índice de expectativa de vida, de escolaridade e o índice de rendimentos da população, traçando uma síntese do país. Em tese, pode-se afirmar que o nível da qualidade de vida da população brasileira está muito a quem dos níveis dos países desenvolvidos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Somente a afirmativa I está correta.
b)Somente a afirmativa II está correta.
c)Somente a afirmativa III está correta.
d)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e)Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Outros materiais