Buscar

Avaliação EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201405258021 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201405258021 - NATALIA APARECIDA SALGADO ADUAN 
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/03/2015 18:58:18 
	
	 1a Questão (Ref.: 201405519865)
	sem. N/A: Deficiência visual
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Uma aluna com deficiência visual congênita esta frequentando uma escola regular municipal. De acordo com as nossas aulas, como deve ser a proposta de inclusão para os deficientes visuais?
		
	
Resposta: O professor deve utilizar de alguns instrumentos importantes como: sistema brile, Sorobã, Lupa. Usar recursos eletrônicos. Adaptação de conceitos (utilização de métodos próprios para auxiliar a compreenssão do aluno). Desenvolver ações relacionadas a atividades do cotidiano. Trabalhar com o concreto, utilizando outros sentido, desenvolver a autonomia e a independência da aluna.
	
Gabarito: A proposta inclusiva do aluno com deficiência visual exige um trabalho conjunto, a interação do grupo, o conhecimento e a superação de preconceitos. É importante a participação da comunidade escolar, o respeito a diferença e a valorização da diversidade. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): braille
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405527861)
	sem. N/A: Deficiência Visual
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O Projeto: A Expressão Fotográfica e os Cegos, foi desenvolvido em Londrina, no ano de 2002, junto a 20 alunos do Instituto dos Cegos, tendo como inspiração a obra do fotógrafo esloveno cego, Evgen Bavcar. Este projeto propõe sensibilizar pessoas cegas a se expressarem através da linguagem fotográfica. Apresente 3 argumentos que expliquem a relevância desse projeto como caminho para construção de processos inclusivos. 
		
	
Resposta: A integração dos alunos, a motivação para o aluno alcançar objetivos, a descoberta de uma arte que para eles era distante , a possibilidade de interagir com o profissional e trocar experiências. 
	
Gabarito: 1- A fotografia é explorada como forma de comunicação e expressão aberta a todos. 2- A fotografia amplia os sentidos da visão, questiona o atrelamento da imagem à visão e convida, cegos e videntes, ao diálogo. 3- Projeto coloca em discussão os processos de construção do olhar sobre o mundo, o imaginário, as imagens internas que todos construímos e que revelam diferentes formas de ser, ver, sentir e compreender o mundo. 4- Projeto mobiliza processos inclusivos, possibilita aos cegos uma forma de expressão visual e aos videntes uma compreensão da percepção de mundo dos cegos. 5- Projeto coloca em discussão o conceito de cegueira, já que ela pode estar dentro de nós. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405516195)
	1a sem.: Educação Especial
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405325137)
	2a sem.: Educação Especial e modalidades de atendimento
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao longo da história, vários paradigmas influenciaram as concepções, crenças e atitudes relacionadas às pessoas com necessidades especiais. Em relação ao paradigma da Exclusão qual o modelo de atendimento pode ser esperado? Marque a resposta correta.
		
	
	O atendimento era feito com especialistas que utilizavam a ciência para excluir os diagnósticos incorretos e buscar uma identificação da necessidade especial para tratá-la. 
	
	Havia um tratamento alternativo que relacionava a cura à religiosidade cristã, desta forma, para se curar era necessário professar o cristianismo.
	
	Havia tratamento psicoterápico e os deficientes eram enviados por suas famílias. 
	
	Não havia atendimento, pois a sociedade se isentou de cuidar e tratar de pessoas com necessidades especiais.
	
	O atendimento clínico era sistemático e em parceria com as escolas e entidades governamentais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405325655)
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais. 
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola. 
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos. 
A sequência correta é? 
		
	
	V V V 
	
	F F V 
	
	V F F 
	
	F V V 
	
	V F V 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405458029)
	4a sem.: Deficiência Física.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No filme Meu Pé Esquerdo, o filho de uma família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que retira todos os movimentos do seu corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle somente desse membro, o jovem torna-se escritor e pintor. A respeito da paralisia cerebral, podemos dizer que:
 A) Pode ocorrer que a criança com paralisia cerebral também tenha uma deficiência intelectual, mas isso não acontece necessariamente.
 B) A paralisia cerebral não está associada diretamente à deficiência intelectual, mas pode ocorrer a combinação das duas deficiências numa só criança.
 C) O desenvolvimento cognitivo do aluno portador de paralisia cerebral, pode ser afetado e prejudicado em função de sua dificuldade em atuar sobre o mundo físico, decorrente de suas limitações sensório-motoras e de linguagem, o que pode vir a comprometer desenvolvimento das capacidades lógicas, de interação e de domínio das práticas culturais, que vão desde as atividades da vida diária até o domínio da leitura e da escrita.
 Assinale a alternativa correta: 
		
	
	A afirmativa A é a única correta. 
	
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405325691)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas. 
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição. 
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientaçãoque é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio. 
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização. 
A ordem correta é: 
		
	
	V F V 
	
	F F F 
	
	V V V 
	
	V F F 
	
	F F V 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405325195)
	6a sem.: Deficiência auditiva
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Das alternativas abaixo marque a que responde corretamente o que é deficiência auditiva: 
		
	
	É a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir.
	
	Uma condição anormal da percepção visual que envolve um sério déficit cognitivo e dificulta a audição.
	
	Uma incapacidade de falar e ser ouvido pelo outro.
	
	É a incapacidade de ouvir o que não faz parte do seu interesse imediato.
	
	Uma incapacidade de diferenciar sons em função da perda auditiva por mutismo seletivo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405529169)
	sem. N/A: TGD
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os pais de uma criança com autismo procuraram uma escola regular e matricularam o filho numa turma regular. A escola como um todo está envolvida na elaboração do planejamento individualizado para atender suas características. Podemos destacar que esse plano individual deve levar em consideração alguns aspectos importantes, tais como:
		
	
	o grau de comprometimento da deficiência física que a criança com autismo necessariamente apresenta. 
	
	o tipo de dificuldade visual que apresenta e que é típica da criança com autismo.
	
	a qualidade das interações sociais, da comunicação e do comportamento do aluno em relação ao processo de ensino-aprendizado. 
	
	a possibilidade da família arcar com as despesas da contratação de um mediador já que é uma condição para matricula na escola inclusiva. 
	
	o comprometimento da audição que está necessariamente associado ao autismo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405553847)
	sem. N/A: Projetos educacionais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentro de uma perspectiva inclusiva, o reconhecimento do potencial criador como característica de todo ser humano, abre uma nova parceria de trabalho com a Arte na Educação Especial. O trabalho de Arte/Educação na perspectiva de uma educação inclusiva envolve a pesquisa de uma proposta de ensino da Arte que abarque o campo: 
		
	
	Linguístico
	
	Psicossomático
	
	Emocional
	
	Multissensorial
	
	Treinamento

Continue navegando