Buscar

ATIVIDADE VISITA TÉCNICA ÍCONE LOGÍSTICA Rodrigo Pereira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: MBA EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN
	DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	 
	 
	NOME: Rodrigo de Resende Pereira 
ENTREGA POR E-MAIL: ATÉ 21/12/17 
	 
	PROF: VITOR SANTOS
	
	ATIVIDADE VISITA TÉCNICA ÍCONE LOGÍSTICA
	 
	1-    Elabore um relatório em modelo de análise crítica sobre a visita. Abordando os seguintes pontos: 
	História da empresa
	Estratégias utilizadas ao longo de sua existência
	Estrutura
	Integração entre empresas do grupo
	Detalhar o gerenciamento da cadeia de suprimentos
	Relacionamento com o cliente
	Mercado em que atua
	Evidenciar as áreas visitadas
	Evidenciar o ponto que chamou mais atenção durante a visita.
	 
	OBSERVAÇÕES
	Individual
	Pode ser inserido fotos.
	Para os alunos que não participaram da visita, deverão realizar a visita em alguma empresa de qualquer segmento e responder aos pontos acima.
	 
A Ícone Logística, fundada em 2006, fundada a Ícone Logística traz consigo serviços integrados de logística e armazenamento potencializando as atividades do Grupo e do mercado. Tem o principal objetivo de oferecer ao mercado soluções avançadas em logística. Com uma estrutura moderna, a empresa utiliza sempre tecnologia de ponta, pessoal capacitado e está em constante interação com as novidades e tendências do setor.
Seguindo as atuais exigências para a atividade logística no Brasil e no mundo, o sistema operacional da Ícone garante o máximo controle sobre os produtos armazenados por meio da otimização da área útil, controle e indicadores de movimentação e produtividade, acuracidade no inventário, rastreabilidade total de cada unidade movimentada, dentre outros.
Infraestrutura.
Armazém com 9.200 m2 localizado em um condomínio fechado de galpões, com controle de portaria e segurança armada 24h
Capacidade para 10.500 Posições Paletes
15 docas para carga e descarga
Software de Gerenciamento de Armazém – WMS
Controle de movimentação por Rádio Frequência
O Grupo Classic
O Grupo Classic é uma organização composta por cinco empresas que atuam no setor de instrumentos musicais, entre elas as lojas Serenata e as marcas de instrumentos Michael e Vogga.
O grupo iniciou suas atividades em 1966, ano de fundação da Serenata, loja de instrumentos musicais. Ao longo dos anos, a Serenata cresceu e se consolidou como uma das mais expressivas redes de lojas do segmento no Brasil. Este crescimento gerou oportunidades de negócios que foram materializados através da implantação de novas empresas: Michael e Vogga, marcas de instrumentos musicais, além da Log Importação e Ícone Logística.
Mercados foram desbravados e levaram o grupo a atuar em quase todas as etapas do setor: desenvolvimento, importação, distribuição e varejo. As empresas do grupo possuem atuação nacional e estão presentes em mais de 3.000 pontos de venda na forma de instrumentos e equipamentos de sonorização.
Com gestão independente, estratégias planejadas e praticadas, o Grupo Classic vem se consolidando como uma referência no mercado da música.
 
Relação com a Música
Para o Grupo Classic estar presente no segmento de música é a oportunidade de trabalhar realizando sonhos. A música é uma manifestação artística de grande valor por transformar a realidade, diminuir as diferenças, construir a cultura por meio da arte e levar emoção às pessoas. 
A relação do Grupo Classic com a música começou com o Sr. Hélio Garcia Bousas, fundador do Grupo. Através de uma pequena loja de secos e molhados, aberta em 1966, ele pode perceber a responsabilidade e o prazer de estar neste universo. A paixão e admiração pela música e os sorrisos de cada cliente satisfeito foram motivação para que o Grupo Classic crescesse e construísse uma história de 50 anos de sucesso. Em 2016 a Serenata está completando 50 anos.
Hoje, possuem cinco empresas relacionadas diretamente com música em vários segmentos do mercado. 
Na empresa ícone Logística eles utilizam duas estruturas de armazenagem, que são elas a Porta – Palets e a Flow-Rack .
A estrutura Porta- Palets na empresa Ícone é a mais utilizada, pois ela possui diversos tipos de materiais, sendo eles desde instrumentos musicais a aparelhos eletrônicos, onde é necessária seletividade nas operações de carregamento, isto é, quando as cargas dos paletes forem muito variadas, permitindo a escolha da carga em qualquer posição da estrutura sem nenhum obstáculo — movimentação dentro dos armazéns. Apesar de necessitar de muita área para corredores, compensa por sua seletividade e rapidez na operação. 
Na estrutura Flow-Rack ,a empresa utiliza apenas uma parte,onde loca seus materiais de pequeno porte blocados e endereçados.Um sistema indicado para pequenos volumes e grande rotatividade, onde se faz necessário o picking, facilitando a separação de materiais e permitindo naturalmente o princípio FIFO Neste sistema, o produto é colocado num plano inclinado com trilhos que possuem pequenos rodízios deslizando, assim, por gravidade, até a outra extremidade, onde existe um “stop” para sua contenção do mesmo.
Todo endereçamento é automático via sistema WMS que envia dados para coletores.
O armazém da empresa possui 9.200 m2 e seus corredores com a largura de 3m.
O CD possui agendamento de recebimento; recebimento; endereçamento; armazenamento; separação; expedição e abastecimento da linha. 
Agendamento de recebimento (Através de informações, mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada) 
Recebimento (Nessa etapa, todos os volumes são conferidos, caso haja qualquer inconsistência)
Endereçamento (Uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e emite automaticamente etiquetas de código de barras, que serão colocadas nos volumes a serem armazenados)
Armazenamento (Após endereçamento, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta através de endereços físicos disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição)
Separação (A cada ordem de separação, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. A conferência do endereço ocorre através da leitura do código de barras fixado na estrutura, e do produto, na caixa ou volume do produto solicitado, antes do item ser levado para a área de expedição.)
Expedição (Na expedição, os itens separados são conferidos uma última vez, e colocados dentro de uma área de confinamento, para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido.)
Abastecimento de linhas de produção (O abastecimento de linhas de produção tem como finalidade evitar que uma linha de produção deixe de funcionar por falta de um determinado item necessário..)
Na ícone o recebimento gera uma a uma toda informação dos produtos.Processo PEPS. Um exemplo de auxiliar de rastreabilidade, neste caso o código de barras.
O endereçamento é feito com 55 % de galpão ocupado, onde possuem 9.200 m2 de área, corredores com a largura de 3m, 7.00m de armazém; 2.000m de escritórios e 15 docas. Um sistema do tipo (WMS), onde fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazém. O sistema também dirige e aperfeiçoa a disposição de "put-away" ou colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras.
Existem como equipamentos de movimentação na empresa, 3 empilhadeiras elétricas sendo elas 2 para 14m e 6 andares e 1 para 3 andares e 12 paleteiras manuais.
A curva ABC é utilizada e tem a finalidade na empresa de sinalização de alto valor, os baixos valores se realizam relatórios semanalmente com acuracidade de 100% e no grupo de 99,5% e outro relatório semestralmente. Determinando a importância dos itens permitindo assim diferentes níveis de controle baseados na importância relativa dos itens.
O layout do almoxarifado é composto entre 10.500Palets com 15 docas para carga e descarga.
O Picking utilizado é o por Lote o operador espera a acumulação de um certo número de pedidos. Em seguida, são observados os produtos comuns a vários pedidos.Por trabalhar com vários pedidos por coleta, esse tipo de procedimento possui um ganho de produtividade em relação aos outros. No entanto, é indicado apenas quando os produtos são coletados na maioria em quantidades fracionadas (não em caixas), e quando os pedidos possuem poucos produtos diferentes (1 a 4) e pequenos volumes.
O ponto que mais me chamou a atenção foram os indicadores de desempenho dos funcionários e do CD em si, de plano de carreira; Objetivos da empresa; metas a serem atingidas; redução de frete; comparativo de frete; logística reversa.

Continue navegando