Buscar

Alterações do pé

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pé plano – O pé plano, também conhecido como pé chato, é uma condição comumente observada. Caracteriza-se por uma postura pronada da parte posterior do pé, o que leva a uma inclinação dos ossos do tornozelo para dentro. Além disso, ocorre uma diminuição do arco plantar. O afrouxamento dos ligamentos ou da fáscia plantar é responsável pela instalação de tal condição.
Pé cavo – Também conhecido como “pé arqueado”. Apresenta elevação excessiva do arco longitudinal da base plantar do pé, desde os dedos até o calcanhar. O exagero dessa curvatura se caracteriza pela distribuição do peso em apenas dois pontos, o calcâneo e a cabeça dos metatarsos (dedos dos pés).
Esse tipo de pé caracteriza-se por apresentar rigidez excessiva e inflexibilidade, dificultando o amortecimento das forças pelos arcos plantares.
Pé equino – Deformidade caracterizada pela limitação da dorsiflexão da articulação talocrural, que ocorre geralmente em virtude do encurtamento dos músculos gastrocnêmio, ou sóleo, ou ambos. Condição muito comum em mulheres que têm a pratica de utilizar saltos altos.
Antepé varo ou valgo – Refere-se a alterações (congênitas) da estrutura óssea dessa região do pé, ou seja, não é uma alteração da postura, mas, sim, do próprio osso. No antepé varo a borda interna do antepé está mais acima que a borda externa. É como se estivesse "torcido" para fora, o que clinicamente contribui para diminuir o arco longitudinal medial do pé. No antepé valgo ocorre o oposto, é como se estivesse torcido para dentro. Em virtude dessas condições, há como consequência o aumento do arco longitudinal medial.
Retropé valgo ou varo – São termos usados para descrever uma alteração óssea da estrutura da região posterior do pé. Similarmente, no caso do retropé valgo, a borda externa do retropé está mais elevada que a borda interna. Essa condição pode ser decorrente de um joelho valgo (geno valgo) e pode contribuir para o pé plano. No caso do retropé varo, a borda interna está mais elevada. Essa condição pode ser decorrente de uma tíbia vara (geno varo) e pode contribuir para um pé cavo.
A maioria das alterações decorre de problemas nos pés, a forma como a pessoa apoia o pé no solo ao caminhar. Uma maneira simples de identificar essas alterações é observar solas dos sapatos ou tênis para verificar se há locais mais gastos que outros, que revelam sobrecarga de peso em determinados pontos. Alterações na postura dos pés podem ocasionar problemas na coluna, no quadril, dores no joelho. Nem sempre o local da dor é aonde esta o problema, por isso a importância de avaliar todo o corpo e observar todas as alterações posturais. No entanto, diversas patologias que afetam a base de sustentação do corpo (pés, membros inferiores e pelve) interferem diretamente no equilíbrio postural e consequentemente na postura da coluna vertebral.
Queli Nunes 313100461

Outros materiais