Buscar

CONTEUDOS - OBJETIVAS E DISCURSIVAS FUND.PSICOLOGICOS DA EDUCAÇÃO .docx

Prévia do material em texto

Fundamentos Psicológicos da Educação
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a idéia da reforma social sofre uma modificação drástica com a obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia.
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão.
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno.
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação.
Estão corretas:
A Afirmativas I e II apenas.
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil".
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética.
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano.
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem.
Agora, marque a sequência correta:
B	4 – 3 – 1 – 2.
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
( ) Estágio em que se rompe a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
( ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
( ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
( ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta: C	5 – 3 – 1 – 4 – 2.
"Com Wundt, nasce a Psicologia como ciência à parte, e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia".
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, leia as afirmativas a seguir:
I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem nos EUA, onde permaneceu em evidência por cerca de vinte anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo.
Está correto apenas o que se afirma em:
I E II
"O modelo proposto por Ausubel exige a incorporação de novos conceitos e informações em uma estrutura cognitiva que se organiza de uma forma particular. O paradigma da transferência aplica-se aqui e transferência refere-se ao impacto da experiência prévia sobre a aprendizagem atual".
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, leia as assertivas a seguir:
I. Segundo a teoria ausubeliana, a estrutura cognitiva é organizada de forma hierárquica, fato que deve ser levado em consideração pelos professores.
II. De acordo com a teoria ausubeliana, na base da pirâmide organizativa, devem estar sempre os conteúdos de ordem mais abrangentes, inclusivos.
III. Conforme as proposições teóricas de Ausubel, a identificação dos conceitos mais abrangentes da disciplina é um desafio aos professores.
IV. A partir da teoria de Ausubel, sabe-se que a Zona de Desenvolvimento Proximal acaba por definir as funções que ainda não amadureceram, nas quais o professor deve atuar.
Estão corretas as afirmativas:
A	I, II e III apenas.
-Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A crian ça é um ser social desde sempre, pois nasce num context o, semiótica e af etivamente, constituído pelo grupo do qual é parte. Pa ra compreender o processo de desenvolvimento precisamos estar voltado s para a totalidade das relações da s quais a criança faz parte e as quais modifica. W allon entende que a criança é u m ser geneticamente social, ou seja, nasce n um meio envolvente do qual depende inteiramente para a satisfação de seu s desconfor tos e necessidades, sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias". Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro -base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o enfoque sobre o qual W allon desenvolveu sua teoria foi chamado de... 
 A Interacionista
"Nove anos após a proclamação da Terceira República, exatamente quando a França reerguia -se das ruínas provocadas pelo império de Napoleão III, nasce em Paris, numa família repub licana, Henri W allon. Esse autor dedicou sua vida a viver para os outros. Além de acadêmico, f oi um h omem político. Mesmo trazendo de berço a tradição política h erdada do deputado e seu avô, também chamado Henri W allon, sua participação na humanidade foi marcada mais por sua dedicação como pesquisador do que propriamente pelos cargos políticos que chegou a assumir. Seus estudos têm como principal objetivo decifrar o homem, isto é, desvelar como um recém-nascido, com toda a sua imperícia. Transforma -se em um a dulto. Com essa preocupação, atribuiu um papel básico à emoção e sobre ela elaborou uma teoria psicogenética que ocupa um lugar fundamental em toda a sua obra". De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o curso de Psicologia ainda não existia no tempo em que Wallon foi estudante universitário. Nesse contexto, em qual curso graduou-se Wallon? medicina
"Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentamdificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desen volvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteIigência, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento". De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e n o livro -base Teorias da Aprendiza gem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget? 
 A Epistemologia genética.
[Para Piaget,] no construtivismo, o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da equivalência e não d a identidade. Por isso, o conhecimento só pode ser visto como um 'tornar-se' e não como um 'ser'. Em uma perspectiva adulta, formal, já constituída (ainda que em constante reformulação), sabemos, por exemplo, que há um conhecimento sobre leitura e escrita a ser transmitido". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 17. De acordo com os conteúdos do li vro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos fil osófico, pedagógico e p sicológico sobre a teoria construtivista de Piaget, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas: I. ( ) O método construtivista trata-se de uma te oria ou um método criado por Piaget para aplicação em sala de aula. II. ( ) Os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget podem auxiliar o professor a planejar suas aulas. III. ( ) A m ais conhecida teoria derivada dos preceitos de Pia get chama -se psicogênese da língua escrita. IV. ( ) O chamado construtivismo piagetiano popularizou-se nas escolas brasileiras por volta de 1980.
C F – V – V – V.
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente li gada ao mundo material e às formas d e vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade". Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: I. ( ) V ygotsky foi o pr ecursor de uma nova perspectiva da psicolo gia, qu e baseou -se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas. III. ( ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores. IV. ( ) V ygotsky, para desenvolver su a teoria, est udou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin. Agora, marque a sequência correta:
D V – F – V – F.
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsk y p ela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...] . A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: KOZULIN, Alex. O conceito de at ividade na psicologia soviét ica: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS, Harr y (Org.) Uma introdução a V ygotsky. São Pau lo: Loyola, 2002. p. 112. Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, p edagógico e p sicológico a respeito do conceito de atividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas. I. ( ) A atividade é a base para o d esenvolvimento de toda a c apacidade cerebral dos seres humanos. II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultu ra do meio em que se insere. III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição. Agora, marque a sequência correta: 
 A V – F – V.
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase pr edominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata -se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indif erenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente". Após esta avaliação, caso que ira ler o t exto integralmente, e le está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvo lvimento infant il na perspectiva sociointeracionista: P iaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil. Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28. Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosóf ico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de des envolvimento impulsivo -emocional, na teoria de Wallon, analise as afirmativas a seguir, assinal ando V para as afirmativas v erdadeiras, e F para as falsas: I. ( ) Nest e estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo. II. ( ) T al estágio é considerado um rico períod o para atuar sobr e a Zona d e Desenvolvimento Proximal, vist o que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola. III. ( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento. Agora, marque a sequ
B V – F – V.
"Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976 ) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está dispo nível em: MACHADO, Daniel Iria; NARDI, Ro berto. Uma abordagem construtivista ao ensino de física moderna com a hipermídia. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciência: contr ibuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008. p. 331. Tendo em vista as proposições teóricas de David Ausubel, apresentadas no livro -base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas respectivas características:
Organizadores prévios 2. Diferenciação progressiva 3. Reconciliação integrativa ( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula. ( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo/objeto do conhecimento. ( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido/ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno. Agora, marque a sequência correta
B 3 – 2 – 1.
"Para R ogers, 'ensinar e transmitir conhecimento tem sentimento nummeio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito d o homem moderno, é d e que vive num meio continuamente em mudança', e essa função tal qual foi des crita torna -se inad equada para o nosso tempo". De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Rog ers propõe que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e...
C significativa.
Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele est á disponível em: OLIVEIRA, Eloiza da Silva Go mes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curitiba: IESDE, 2010. p. 17. De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base T eorias da aprendizagem: um encontro entre os p ensamentos filosófico, pedagógico e psicoló gico sobre a teoria de Rogers no contexto educativo, analise as sentenças a se guir, assinalando V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas: I. ( ) No cont exto educativo, o método n ão diretivo de Ro gers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolhas. II. ( ) Mesmo que o alu no seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor perm anece sendo aquele que transmite os conhecimentos e é detentor do saber. III. ( ) Na teori a de Rogers, o autoaprendizado, na psicoterapia e na sa la de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social o mais importante. Agora, assinale a sequência correta:
C V – F – F. 
[...]"Para V ygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade". Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: u ma intro dução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86. Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendiz agem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicoló gico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: I. ( ) V ygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicolo gia, que baseou -se no homem enquanto constructo social e histórico. II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas. III. ( ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores. IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estu dou outras perspectivas psicológicas, como, po r exemplo, os preceitos de Walter Benjamin. Agora, marque a sequência correta: 
 D V – F – V – F
[...]"O problema da atividade emerge nos estudos de Vyg otsky pela primeira vez em seu arti go ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [ ...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygot sky, seus discípulos e cr íticos. DANIELS, Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112. Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendiz agem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de a tividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas. I. ( ) A ati vidade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos. II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cult ura do meio em que se insere. III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superaçã o ou contradição. Agora, marque a sequência correta: 
A V – F – V.
[...]"Estágio impulsi vo-emocional (1 ano de vida): nesta fase pr edominam nas crianças as rel ações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fa se de construção do sujeit o, em que a atividade cognitiva se a cha indi ferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambi ente". Após esta ava liação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvo lvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, G ládis Elise P. da Silva (Org.). Educação in fantil. Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28. Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro -base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo -emocional, na teoria de Wallo n, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas: I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo. II. ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola. III. ( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento. Agora, marque a sequência correta: 
 B V – F – V.
[...] "Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar m ais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança. Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza". Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir: I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modoscomo a criança aprende. II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou -se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecime nto tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. Estão corretas as afirmativas:
II E IV
[...] Ao se solicitar mapas conceituais aos alunos, é preciso partir da premissa de que jamais pode existir um único mapa conceitual correto, uma vez que são inúmeras as variáveis do conhecimento próprio de cada aluno. A comparação entre mapas conceituais de dois alunos sobre o mesmo tema serve para revelar a diferenciação progressiva dos mesmos, isto é, quais conceitos representam para eles as idéias-mães — as que Ausubel denomina “ideias-âncoras” — e se esses alunos estão caminhando de conceitos mais abrangentes para os mais simples ou, no sentido inverso, desenvolvendo a reconciliação integradora e, nesse caso, indo do particular para o geral. [...] Pensando no conceito de “mapa conceitual” nas proposições teóricas de David Ausubel, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: I - ( ) Mapas conceituais devem ser construídos com base na ordem hierárquica dos conceitos. II – ( ) Mapas conceituais podem ser definidos como diagramas que objetivam relacionar conceitos. III – ( ) Mapas conceituais devem basear-se na realidade social dos alunos, de onde se originam os conceitos. Agora assinale a sequência correta: E V – V – F. [...] A dimensão temporal do desenvolvimento, que vai do nascimento até a morte, está dist ribuída em estágios, cuja seqüên cia é característica da espécie, embora o conteúdo de cada um deles varie histórica e culturalmente. São eles: impulsivo -emocional, sensóri o-motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade-adolescência, adulto. Cada um deles é composto de um
[...] Ao se solicitar mapas conceituais aos alunos, é preciso partir da premissa de que jamais pode existir um único mapa conceitual correto, uma vez que são inúmeras as variáveis do conhecimento próprio de cada aluno. A comparação entre mapas conceituais de dois alunos sobre o mesmo tema serve para revelar a diferenciação progressiva dos mesmos, isto é, quais conceitos representam para eles as idéias-mães — as que Ausubel denomina “ideias-âncoras” — e se esses alunos estão caminhando de conceitos mais abrangentes para os mais simples ou, no sentido inverso, desenvolvendo a reconciliação integradora e, nesse caso, indo do particular para o geral. [...] Pensando no conceito de “mapa conceitual” nas proposições teóricas de David Ausubel, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: I - ( ) Mapas conceituais devem ser construídos com base na ordem hierárquica dos conceitos. II – ( ) Mapas conceituais podem ser definidos como diagramas que objetivam relacionar conceitos. III – ( ) Mapas conceituais devem basear-se na realidade social dos alunos, de onde se originam os conceitos. Agora assinale a sequência correta: 
E V – V – F. 
 [...] A dimensão temporal do desenvolvimento, que vai do nascimento até a morte, está dist ribuída em estágios, cuja seqüên cia é característica da espécie, embora o conteúdo de cada um deles varie histórica e culturalmente. São eles: impulsivo -emocional, sensóri o-motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade-adolescência, adulto. Cada um deles é composto de um conjunto de atividades espontâneas, anunciadoras de funções orgânicas que estão prontas para ser exercitadas e modeladas pelo meio. Pensando nas proposições teóricas de Wallon sobre os estágios do d esenvolvimento infantil, leia e analise as afirmativas a seguir: I – Os está gios do des envolvimento, na propost a de W allon, são completos em si, e tr azem em cada um deles todos os elementos de uma pessoa. II – A emoção torna-se o centro do desenvolvimento da criança tão logo e la tenha a perc epção d e si como pessoa diferenciada em relação ao outro. III – P or volta dos 7 an os a criança começa a ter crises emocionais, então seu comportamento passa a ser caracterizado por atitudes ambíguas. IV – O desenvolvimento da criança é marcado sempre pel as maturações orgânicas tanto quanto pelas condições do ambiente em que está inserida.
I E IV
[...] A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos. A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a que corresponde ao papel da língua na fo rmação humana na visão de Vygo tsky.
E A linguagem fornece os conceitos e as formas de organizar o real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A primeira manifestação da linguagem no sujeito é expressa pela linguagem externa ou fala social, ou seja, comunicação social, e só posteriormente a fala egocêntrica será acompanhada da atividade do sujeito (p.58)
[...] Vygotsky insiste em dizer que a estrutura da fala não é um mero reflexo da estrutura do pensamento, sendo, portanto, necessário encontrar uma forma de se estudar as fases da transformação do pensamento até chegar a ser fala. De acordo com os conteúdos das aulas e livro base da disciplina sobre as proposições teóricas de Vygostky sobre pensa mento e linguage m, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. I – ( ) Os signos são, para Vygostky, a materialização das ideias, e fazem referência à constituição interna das ideias do indivíduo. II – ( ) Pensamento e linguagem tem, como lembra Vygostky, a mesma raiz biológica, por isso funcionam como processos paralelos. III – ( ) Sentido e significado são processos diferentes, sendo que o pensamento s ó é psicológico por ser permeado de sentimentos. Agora marque a sequência correta: 
 D F – F – V.
[...] O ponto de partida da teoria de ensino prop osta por Ausub el é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais import ante que o professor dev e levar em consideração no ato de ensinar. O professor deve estar atento tanto para o conteúdo como para as formas de organização desse conteúdo na estrutura cognitiva. O conteúdo que é a ssimilado pela estrutura cognitiva assume uma forma hierárquica, onde conceitos mais amplos se superpõem a conceitos com menor poder de ex tensão. A teoria de Ausubel, no que diz respeito á levar em consideração os conhecimento s que o aluno traz consigo aproxima-se dos preceitos de qual outro teórico?
VYGOYSKY
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria -se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]". De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico,esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
IDADE MEDIA
[...] "O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). No processo de adaptação ao meio (assimilação), estas montagens sofrem acomodações progressivas (auto-regulaçõe s), produzindo as formas sucessivas (motoras, verbais e mentais) de comportamento (desenvolvimento da criança). O processo de autorregulação [...] produz regulações cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis [...]". . Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
C Equilibração majorante
...] "Wallon nã o propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse p ela educação levou -o a elaborar textos específicos sob re educação e , junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin -W allon". De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico , as proposições teóricas de Wallon ap ontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
D Sociais
[...] Relembrando que, segundo Wallon, embora os conjuntos motor, afetivo e cognitivo tenham identidades estrutural e funcional diferenciadas, estão tão integrados que cada um é parte constitutiva dos outros. Qualquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras; e todas elas tem um impacto no quarto conjunto, que é a pessoa, a qual, ao mesmo tempo que garante essa integração, é resultado dela. De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, ao tratar sobre o conjunto cogniti vo não é possível deixar de tratar de qual entre os conceitos a seguir?
B Desenvolvimento.
[...] Piaget (1951) conta que sua filha viu um colega ter um ataque de mau humor, bater os pés e gritar. No dia seguinte, a filha de Piaget parou no meio de seu quadrado, bateu os pés e gritou. Suas ações sugeriam que ela estava experimentando um novo comportamento. Com base nisso, e em outras observações, Piaget concluiu que, sem um meio simbólico de aprender e a capacidade de recordar, sua filha não poderia ter imitado o ataque de mau humor que vira no dia anterior. Este tipo de imitação é chamado de retardada. Imita ção retardada é a capacidade de produzir uma ação depois de tê -la observado em uma ocasião anterior. A base para a imitação retardada é construída no estágio sensório- motor. [...] Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas: I – ( ) O estágio sensório-motor se inicia por volta dos 2 anos da criança, sendo a linguagem a grande conquista intelectual desse estágio. II – ( ) A criança deixa de ver o mundo pela matiz da percepção e passa a fazê-lo pelo uso da razão durante o estágio sensório motor. III –( ) O estágio sensório-motor é decisivo no desenvolvimento infantil, na medida em que é a base do universo prático que cerca a criança. Agora marque a sequência correta:
A F – F – V.
[...] É muito comum ignorar a articulação entre o afetivo, o cognitivo e o motor nas atividades escolares. A escola no tem clareza de que, ao cumprir a função de transmissora de conhecimento, lida paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento diretamente relacionados ao aspecto cognitivo. ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 6 ed. Campinas: Papirus, 1999. (p. 89) Tomando como base as proposições de Wallon sobre o “conjunto motor”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. I – ( ) Mais do que relacionado ao movim ento do corpo, o conjunto motor diz respeito ao deslocamento no tempo e às noções de espaço, bem como apoio para as emoções. II – ( ) O movimento da criança torna-se possível a partir do seu nascimento, que é quando o organismo pode autojustificar as necessidades do uso do movimento. III –( ) Ao imitar um movimento, a criança passa antes por um período de W allon chama de incubação, pois a reprodução de um movim ento não ocorre imeditamente. Agora marque a sequência correta:
B V – F – V
[...] Transferência é um dos conceitos fundamentais da Psicanálise. Trata-se de um sentimento ou amor verdadeiro dirigido ao outro, ao mesmo tempo em que é motor de qualquer trabalho possível na relação entre as pessoas, seja na clínica ou na educação. [...] Freud reconheceu o caráter precioso da relação das pessoas quando elas estão transferidas, dirigindo seus impulsos ao saber, seja um saber sobre elas mesmas ou sobre um saber acadêmico. Considerando a teoria psicanalítica, sobretudo na explicação do aparelho psíquico e do desenvolvimento humano que envolve, entre outras coisas, as fases, oral, anal, fálica e estágio genital, bem como o complexo de Édipo, identifique a alternativa que apresenta corretamente a contribuição da psicanálise para a e ducação
E Com base na contribuição das ideias de Freud, é possível compreender e lidar com diferentes situações em sala de aula. O processo pedagógico pode se tornar mais atrativo e menos programado, de modo a despertar o desejo dos alunos pelo aprender.
[...] O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais Considerando estas afirmações, e a partir do conteúdo abordado nas aulas e no livro -base da disciplina, a respeito do significado amplo do beha viorismo assinale a alternativa correta. 
 A Podem-se considerar como behaviorismo, de forma ampla, as teorias do c omportamento inseridas na psicologia
[...] Além de premissas teóricas, principalmente aquela das origens sociais das funções psicológicas superiores, havia também razões práticas para o interesse de Vygotsky e outros estudiosos soviéticos dos anos 20 no estudo das formas divergentes de desenvolvimento: a revolução e a guerra civil deixaram milhares de crianças de todas as idades vagando pelas ruas das cidades e povoados russos. Elas haviam sofrido abandono e privações de toda ordem por um período de quatro ou cinco anos, o que comprometeu seriamente seu desenvolvimento. Para o estudo desses casos, foi criado o Serviço de Defectologia. Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. I – ( ) O termo “defectologia” significa a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente à determinadas situações. II – ( ) Os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados as pessoas com deficiência. III –( ) A partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular. Agora marque a sequência correta: 
 E F – V – V.
[...] Piaget é sem dúvida um dos maiores pesquisadores que conhecemos. Sua epistemologia genética trouxe grandes contribuições para o entendimento do desenvolvimento cognitivo. A construção de nossa inteligência e de nossa compreensão da realidade processa-se a partir da adaptação e da organização. Para compreender a adaptação é preciso conhecer os seus mecanismos fundamentais: a assimilação e a aco modação . Sobre o processo de assimilação, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas. I - A assimilação é o processo de incorporação do objeto aos esquemas já construídos pelo sujeito. Porque: II - É um mecanismo que permite uma primeiracompreensão da realidade. A respeito dessas assertivas, assinale a op ção correta: 
 C As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira. Você acertou!
A assimilação é o processo de incorporação do objeto aos esquemas já construídos pelo sujeito, é um mecanismo que permite uma primeira compreensão da realidade. (p.18)
...] No estágio operatório-concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante. O desenvolvimento da moral no período operatório-concreto inicia-se com o desenvolvimento da autonomia. Em função da autonomia há uma diminuição do egocentrismo, o indivíduo consegue trabalhar em grupo além de compreender as normas e regras. Sobre as características da moralidade, analise as afirmativas a seguir: I. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. II. Compreende a desigualdade dos direitos e respeita a autoridade sem discutir. III. Seus julgamentos levam em consideração a intenção daquele que praticou. IV. Desconhece a validade das normas de regras apresentadas para o grupo. São corretas as afirmativas: 
 E Afirmativas I e III apenas. Você acertou!
[...] O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente. No período operatório -concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Sendo assim, podemos afirmar que a apropriação do conhecimento nesse período ocorre quando? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. ( ) A apropriação do conhecimento ocorre quanto operamos com o conhecimento e quando interagimos ativamente. ( ) A apropriação do conhecimento ocorre somente quando realizamos cópia, ou seja, primeiro vem a produção, depois a apropriação. ( ) A apropriação do conhecimento ocorre quando é preciso construir e transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao ponto de partida. ( ) A apropriação do conhecimento ocorre quando primeiro vem a produção, depois a apropriação. Agora, marque a sequência correta: 
 B V - F - V – V
(...) no que se refere ao tópico “As Funções da família”, é importante no que tange o trabalho com famílias e a atividade articulada entre elas, a escola e a comunidade. Muitas famílias, hoje, em virtude das diferentes mudanças ocorridas, não têm clareza quanto às funções que lhes cabem. Com relação à função da família no proces so de desenvolvimento da criança, analise as proposições analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. ( ) As famílias devem oferecer cuidado e proteção as crianças, garantindo-l hes condições dignas de vida. ( ) O contexto envolvendo a presença do pai e da mãe é o mais satisfatório, porque não há necessidade das relações interpessoais. ( ) Para que as crianças se tornem pessoas psicologicamente equilibradas e capazes de estabelecer vínculos com os outros e consigo mesmas, a família é um suporte essencial. ( ) A escola é responsável pela transmissão da cultura e somente a ela cabe esta função. Agora marque a sequência correta: 
 E V – F – V – F
[...] Pesquisador bastante influente no meio acadêmico, o psicólogo russo Lev Semenovich Vygotsky, destaca que a aprendizagem, inclusive a aprendizagem dentro da escola é o maior fator de promoção do desenvolvimento. Para Vygotsky o desenvolvimento ocorre por assim dizer, de fora para dentro no sentido de que são os aspectos sociais e culturais aliados a aprendizagem que determinam o rumo de desenvolvimento dos indivíduos. A psicologia vy gotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Sobre o pensamento vygotskyano em relação ao desenvolvimento d o sujeito, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta: Considera o homem um ser participante do processo histórico, constituído por corpo e mente, sendo este um ser biológico e social
D Considera o homem um ser participante do processo histórico, constituído por corpo e mente, sendo este um ser biológico e social
[...] O aprendizado geralmente precede o desenvolvimento. A criança adquire certos hábitos e habilidades numa área específica, antes de aprender a aplicá-los consciente e deliberadamente. Nunca há um paralelismo completo entre o curso só aprendizado e o desenvolvimento das funções No que diz respeito ao conceito de Zona de Desenvo lvimento Potencial proposto por Vigotsky, analise as afirmações a seguir: I. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é falho, pois não dá suporte à noção de aprendizagem e desenvolvimento. II. Representa a distância entre o que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros e o que ele pode realizar sozinho. III. Trata-se de um conceito que vem dar suporte à noção de aprendizagem gerando desenvolvimento. IV. Há muitas Zonas de Desenvolvimento proximal em cada um de nós, as quais são relativas às diferentes áreas do nosso conhecimento. São corretas as afirmativas: 
 D Afirmativas II, III e IV apenas.
( ...) o que deve ser enfatizado na educação são os aspectos operativos ou o pensar as transformações, e não sobre os estados. O conhecimento figurativo leva apenas a uma memorização sem compreensão, que logo é esquecida. PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1973 (p. 100) Um dos aspectos essenciais quando se fala em educação na perspectiva de Piaget é que o erro faz parte do processo. Diante disso, considera-se que o educador pode contribuir com esse processo de aprendizagem através do erro. Sobre o papel do educa dor nesse processo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. ( ) O professor deve intervir para que os alunos pensem sobre as suas próprias atividades e reflita sobre o processo. ( ) O professor deve indicar o erro expondo para toda a turma. ( ) O professor deve levar o aluno a refletir sobre o erro para que avance na compreensão. ( ) O professor deve trabalhar conhecimentos científicos e trabalhar sua construção por parte do aluno. Agora, marque a sequência correta: 
 E V – F – V – V
(...) dificuldade de que a criança ainda apresenta de colocar-se no ponto de vista do outro, assim, por exemplo a criança pode falar de coisas que no seu ponto de vista são óbvias e por serem óbvias para ela, julga que são igualmente óbvias para os demais. Essa característica foi chamada de egocentrismo. existem várias manifestações do ego centrismo, uma delas chama-se ani mismo. Em relação às características do animismo, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta: 
 A Nessa fase a criança pensa que os objetos e outros seres vivos possuem vida semelhante à humana.
...] Vygotsky criticou a forma tradicional de avaliar o desenvolvimento cognitivo. Os testes e as escalas avaliam apenas o que a criança já havia adquirido. A esse conjunto de repertórios, que a criança já apresentava Vygotsky chamou de Zona de Desenvolvimento r eal. Entretanto para o pesquisador russo, conhecer o que a criança já desenvolvido já não era suficiente e propôs outro indicador, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Com base na Zona de Desenvolv imento Proximal de Vyg otsky, qual é o p apel da escola e do educador? Analise as afirmativas a seguir: I – Cabe ao educador intervir na Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, entre o que a criança já sabe fazer e o que só conseguiria realizar com o auxílio de uma pessoa mais experiente. II – O trabalho com desafios que dependem do conhecimentocientífico para a sua resolução e que esteja além da capacidade da criança, representa a oportunidade de atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal. III- As atividades envolvendo pequenos grupos, considerando níveis diferenciados de desenvolvimento de seus integrantes, também podem ser produtivas no sentido de intervir nas Zonas de Desenvolvimento Proximal. IV – Tendo como base o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, conclui-se que o educador e a escola em nada podem contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Estão corretas as afirmativas: 
A Afirmativas I, II e III apenas.
Carl Rogers colocou em pr ática suas ideias e expôs seu método não diretivo, apresentando suas aplicações à educação e a outros campos. No que diz respeito a esse método não diretivo de Rogers , analise as proposiçõe s abaixo e, após, assinale a alternativa que aprese nta a sequência correta. I. Método não diretivo defende um a postura empática e incondicional por par te do terapeuta, em que o cliente é visto como uma p essoa capaz de compreender a si próprio e o mundo. II. Esse método não diretivo foi desenvolv ido com base em suas experiências com pessoas emocionalmente pe rturbadas. III. O método não diretivo defende a ideia do behaviorismo criado por Carl Rogers. IV. O método não diretivo de Rogers acredita que as pessoas sejam controladas por forças inconscientes, e assim são incapazes de compreend er a si próprio. 
D ( ) As proposições I e II estão corretas.
Para Wallon, segundo Nogueir a e Leal (2012), a infância é considerada um período diferenciado. Referente a essa infor mação, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apr esenta a sequência correta sobre essa perspec tiva da infância para W allon. I. A infância tem necessidade e car acterísticas próprias, cuja função primordial é a constituição do adulto. II. Ao estudar a criança, precisamos tom ar cuidado para não querer compará - la aos adultos. III. Sempre que comparamos a criança com ela própria e stamos prejudicando seu ponto de vista referente a suas açõe s ou tarefas que pode vir a desenvolver. IV. Devemos sempre e a todo m omento comparar as crianças com os adultos pa ra que esta possa assimilar o m undo como um todo e assim ter noção da rea lidade q ue a cerca. 
 D ( ) As proposições I e II estão corretas.
Sabemos que a teor ia Walloriana aponta para duas ordens de fatores. Que fatores são esses? Analise as proposições abaixo e, após, assina le a alternativa correta. 
 A ( ) Fatores orgânicos e sociais
É o primeiro dia de aula e os pais dos alunos do maternal estão muito apreensivos com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. Para esclarecer essas dúvidas a pedagoga da escola chamou esses pais para uma reunião em que ela irá explicar sobre o estágio sensório -motor que, segundo Piaget, é a etapa do desenvolvimento de crianças nessa f aixa etária. Com base nessas informaçõ es analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta a seq uência correta referente ao estágio sensório-motor. I. Neste estágio do desenvolvimento a criança n ão apresenta uma organização psicológica básica, não demonstr a desenvolvimento na percepção, coordenação, intelecto, afetivo e social. II. Nesta fase o bebê traz tudo para si, pe ga e manipula tudo o que vê, seus movimentos são sempre no sentid o de trazer os objetos ao seu corpo e muitas vezes levá-los até a boca. III. A linguagem aparece bem antes do pe nsamento e da inteligência, que se refere à manipulação dos objetos. IV. Nessa fase são constituídas as noções de causalidade e de temporalidade, assim como a evolução da afetividade, que está s empre atrelada à evolução da inteligência. 
 D ( ) As proposições II e IV estão corretas.
Baseando-se nos pressupostos teór icos de Henri Wallo n, como se constitui o desenvolvimento de uma criança ? Analise as proposições abaixo e, após, assina le a alternativa que apresenta a sequência correta. I. Constitui-se no encontr o das condições genéticas com suas condições de existência cotidiana, de uma d eterminada sociedade, cultura e época. II. Facilita a compreensão do indivíduo em sua totalidade. III. Defende que a educação era um importante instrumento para a construção do conhecimento, da atividade motora e da afetividade. IV. Constitui-se em observar as criança s, aplicando o teste de QI (teste da inteligência). E, assim, entende -se o seu desenvolvimento cognitivo.
B ( ) As proposições I, II e III estão corretas.
Nessa etapa a criança passa a socializar suas ações por meio da linguagem, a qual se torna um veículo de conceitos e noções que pertence a todos e r eforça o pensamento individua l com um vasto sistema de pensamento c oletivo. Uma gran de conquista nes se período é a construçã o da função simbólica, que desen volve não apenas a linguagem como também o desenho, o jogo simbólico e a imitação. Nessa etapa ocorre o que se denomina inteligência prática e que consiste na afirmação de que a criança é muito mais adiantada nas ações do que nas pa lavras (p.66-67). Sua Escolha esperada 
D ( ) A criança começa a desenvolver seu con ceito crítico e dessa forma ela desenvolve o pensamento lógico sobre coisas concretas da mesma forma que desenvolve a compreensão das relações concretas entre as coisas e a capacidade para classificar objetos, superando o egocentrismo da linguagem.
Esse exercício social perm ite à criança tomar consciência de sua per sonalidade polivalente e, consequentemen te, mais livre. Ou seja, a criança ganha gradualmente o sentimento de que a sua person alidade é uma entre outras e é suscetível de tomar parte em combinações variáveis e modificá veis” (W ALLON, citado por DÉR, 2004). Esta citação é referente à qual fase da cr iança, segundo o conjunto afetivo da teoria Walloriana? Analise 
 A ( ) Por volta dos 6 ou 7 anos, onde a criança começa a participar de grupos maiores e, consequentemente, começa a aprender a delimitar o seu lugar por meio das próprias qualidades e preferências. 
“como um processo de armazenamento de inform ação condensado em classes mais genéricas de conhe cimentos, que são incorporados a uma estrutura no cérebro do indivíduo, de modo que esta possa ser manipulada e utilizada no f uturo. É a habilidade de organização das informações que d evem ser desenvolvidas” (MOREIRA; MASINE, 1982, p. 4, citados por NOGUEIRA; LEAL, 2012). A citação acima refere-se a qual teoria e a qual estudioso da educação? Analise as proposições abaixo e, ap ós, assinale a alternativa correta.
B ( ) Ao processo de aprendizagem, do ponto de vista da teoria cognitiva de Ausubel.
Dentro da teoria da aprendizag em significati va de Ausubel, encontr amos dois conceitos: os de Substantividade e de Não Arbitrariedade que, na verdade, se configuram mais como qualidade d o que como conceitos. Com base nessas informaçõ es analise as proposições abaixo assinalando V (verdadeira) para as alternativas corretas e F (falsa) para as alternativas incorreta s referente a essas duas qualidades, a pós selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. I. Substantividade significa que a relaçã o entre o material a ser aprendido e a estrutura cognitiva não deve se dar ao pé da letra, isto é, a relação não é alter ada se outros símbolos diferentes, porém equivalentes, forem usados. II. Na qualidade Não Arbitrarieda de, espera-se q ue os conceitos a serem ensinados, ou melhor, a relação entre o no vo item a ser aprendido e os itens relevantes da estrutura cogniti va não sejam arbitrários ou aleatórios. III. Substantividade é somente a p rática dos estágios do desenvolvimento epistemológicos que ocorr em de um modo linear e em uma construção progr essiva. IV. Na qualidade Não Arbitrarieda de, o objetivo é somente desest ruturar os padrões existentes diante da transformaçãod o homem
 D ( ) As proposições I e II estão corretas.
"Falar da perspectiva de V ygotsky é falar da dimensão social do desenvolv imento humano. Interessado fundam entalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União S oviética pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus pr essupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvi mento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem". Conforme o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicoló gico, na teoria proposta por Vigo tski, a linguagem é uma das funções psicológicas do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
C Inesgotável. 
"Re vendo a escrita na escola da perspecti va de V ygotsk y, percebe -se q ue o e nsi no, a i nda hoje , basei a-se em trei no s or tográficos, exa us ti vos e repetiti vos e xe rc ício s q ue obje ti va m q ue a cria nça apreenda a co rrespo ndê nci a fo nema/gra fema co mo se e la se co ns ti t uísse ape nas de simples habi lida de visomo tora. Seg undo V ygotsk y, “e nsi na -se as cri ança s a dese nha r letras e co nst r ui r palavras com elas, mas não se e nsi na a ling ua gem esc rita. E nfa tiza -se d e tal for ma a mecâni ca de ler o q ue está escri to q ue se acaba obsc urece ndo a li ng ua gem escrita como ta l”. Após esta avaliação, c as o queir a ler o texto integralmente, ele está dis ponív el em: FRA NGELLA , Rita de Cás s ia Pr az er es . Com a palav ra, a es crita. In.: KRA MER, Sonia; et al. Inf ância e e ducação inf an til. 6 ed. Campinas : Papirus , 1999, p. 63-64. D e acordo com o co nteúdo das a ulas e do livro -base Teo rias da Aprendiz ag em: um enco ntro entre os pen samen tos fi losófico, ped agó g ico e psicológico , lei a as afi rmati vas a segui r , assi na la nd o V para as afirma tiva s ve rdade iras e F para as falsas: I – ( V ) A teori a de Vi go tski t raz co ntrib uiçõe s ind i spe nsá vei s para a ed ucação , pri ncipa lme nte nas q uestões li gada s à ling ua gem . II – ( F ) Co nfo rme Vi g otski, os processos me ntais de apre ndi zagem inici am imedi a tamente apó s o i ngresso da c ria nça na escola. III – ( V ) Para Vi go tski , ta nto o ap rendi zado q ua nto o desenvo l vi me nto são importa ntes para a formação de co nceitos científicos. Ag ora marq ue a seq uê ncia corre ta:
B V – F – V.
"Wa llo n não propõe uma teoria ped agó gi ca, mas se u i nte resse pela e d ucaçã o le vo u -o a elabo rar textos esp ec íficos sobre ed ucação e , junto com o utros ed ucad ores, um pro jeto de refor ma d o ensi no fra ncês , q ue fi cou co nhe ci do como Pro jeto Lang e vi n-Wal lo n". Após esta avaliação , c as o queira ler o tex to integralmente, ele es tá disponível em: A LMEIDA , Laurinda Rama lho de. Wallon e a educaç ão. In: MA HO NEY , A bigail A lv arenga; A LMEIDA , Laurinda Ramalho de (or gs ). He nr i Wallon : ps ic ologia e educaç ão. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 71. D e acordo com o co nteúdo das a ulas e livro -base Teorias da Aprend iz ag em: um enco ntro entre os pen samen tos fi losófico, ped agó g ico e psicológico , as proposi çõ es teó ri cas de Wallo n apo nta m p a ra duas orde ns d e fatores , os fato res orgâ ni cos e os fato res... 
D So ciais. 
"Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepçõe s tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança. Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIES, Bruno Edgar. A aprendizagem sob um enfoque cognitivista: Jean Piaget. In.: LA ROSA, Jorge de (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender. 7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 103. Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir: I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende. II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou -se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. Estão corretas as afirmativas:
D II e IV apenas.
A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um conteúdo sem sentido. SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. (p. 99) Conforme os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia..
Cognitivista.
Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como -objeto, o aspecto “mim” do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o asp ecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf -como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987). [...] FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998. (p. 269) Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa caracteriza-se como...
NÃO DIRETIVO
Os seres vivos adaptam-se ao meio e para isso devem possuir uma organização. O funcionamento intelectual é caso especial do funcionamento biológico e, por isso, raciocinou Piaget, deve haver uma adaptação e uma organização adequadas a esse fim. Na adaptação distingue duas divisões, que entretanto se relacionam intimamente entre si: assimilação e acomodação[...]. Essas duas propriedades exercem-se naturalmente quando o organismo procura adaptar -se. Todo ato inteligente pressupõe alguma organização intelectual, cujo funcionamento écaracterizado por assimilação e acomodação. LIMA, Lauro de Oliveira. Pia get para principiantes. 5 ed. São Paulo, Summus, 1980. (p. 280) Na teoria de Piaget destacam-se alguns conceitos, entre eles os de assimilação e acomodação. Pensando nessa direção, relacione corretamente os conceitos aos seus significados: 1. Assimilação 2. Acomodação ( ) Refere-se à uma modificação do meio, algo que possa ser incorporado pelo sujeito. ( ) Refere-se à modificações de um esquema já existente, em função da s particularidades do meio. ( ) Refere-se a uma modificação no próprio sujeito, de modo que este se adapte ao ambiente. ( ) Refere-se ao processo pelo qual o sujeito capta o ambiente ao seu redor e o organiza.
E 1 – 2 – 2 – 1.
É muito comum ignorar a articulação entre o afetivo, o cognitivo e o motor nas atividades escolares. A escola não tem clareza de que, ao cumprir a função de transmissora de conhecimento, lida paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento diretamente relacionados ao aspecto cognitivo. ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 6 ed. Campinas: Papirus, 1999. (p. 89) Tomando como base as proposições de W allon sobre o “conjunto motor”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 I – ( ) Mais do que relacionado ao movimento do corpo, o conjunto motor diz respeito ao deslocamento no tempo e às noções de espaço, bem como apoio para as emoções. II – ( ) O movimento da criança torna-se possível a partir do seu nascimento, que é quando o organismo pode autojustificar as necessidades do uso do movimento. III – ( ) Ao imitar um movimento, a criança passa antes por um período de W allon chama de incubação, pois a reprodução de um movimento não ocorre imediatamente
BV – F – V.
O conceito de consciência em Vygotsky está claramente associado à sua tentativa de construção dc uma “nova psicologia”, para superar a chamada crise na psicologia do início do século. O reducionismo comportamentalista, por um lado, procurava explicar proce ssos elementares sensoriais e reflexos, propondo a eliminação da psicologia científica. A psicologia idealista, por outro lado, tomava a consciência como substância, como um “estado interior” preexistente, uma realidade subjetiva primária. “Vygotsky argume ntava que era possível evitar esse dilema concebendo a consciência como organização objetivamente observável do comportamento, que é imposta aos seres humanos através da participação em práticas sócio-cultu rais.” [...]
Pensando em Vygotsky e suas reflexões para a construção de uma nova psicologia, leia e analise as afirmativas a seguir: I – A proposta de criação de uma nova psicologia, por Vygotsky está fundamentada nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria de Karl Marx. II – O fundamento da nova psicolog ia de Vygotsky está na epistemologia bem como na genética, o que possibilitou ao teórico uma compreensão total do indivíduo. III – O fundamento de toda a sua teoria está nos anos que passou atuando como médico, dedicando -se ao trabalho com crianças deficientes e suas psicopato logias. IV – A nova psicologia de Vygotsky permitiu a compreensão da constituição dos sujeitos sociais, bem como da subjetividade, no seu estudo sobre sistemas psicológicos.
B I e IV apenas
“(...) Daí resulta uma Solidariedade suis generis que, nascida das semelhanças, vincula diretamente o indivíduo à sociedade; poderemos mostrar melhor, no próximo capítulo, porque propomo s chamá-la de mecânica. Essa solidariedade não consiste apenas num apego geral e indeterminado do indivíduo ao grupo, mas também torna harmônico o detalhe dos movimentos. De fato, como são os mesmos em toda parte, esses móbiles coletivos produzem em toda parte os mesmos efeitos. Por conseguinte, cada vez que entram em jogo, as vontades se movem espontaneamente e em conjunto no mesmo sentido.” (Emile Durkheim, Da Divisão do Trabalho Social; São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2013. p. 79 ) De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE MECÂNICA como... 
A Característica de sociedades mais simples com baixo nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma forte consciência coletiva fu ndada na crença e rígidos valores morais.
“Nossa época, porém, a época da burguesia, se caracteriza por ter simplificado os antagonismos de classe. Toda sociedade se divide mais e mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes frontalmente opostas: a burguesia e o proletariado.” (Karl Marx, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 78) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica... 
B pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção
“Até hoje, a história de toda a sociedade é a história da luta de classes.” (Karl Marx, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 78) A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Marx com tal teoria, pela óptica marxista, defende que ...
B os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.
“(...) a interpretação da ação deve tomar conhecimento do fato, fundamentalmente importante de que as configurações coletivas vinculadas ao pensamento cotidiano ou ao jurídico são ideais de algo que em parte existe, em parte deve valer na mente de pessoas reais, ideias pela qual se orienta ação daquelas; e o fato de que, como tais, elas tem um significado causal bastante forte, ás vezes até dominante, para o modo como se desenrola a ação das pessoas reais, sobretudo na forma de algo que deve ou não valer”. (Max W eber, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 379) De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, WEBER conceitua RELAÇÃO SOCIAL como... 
 A Para W eber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco.
Leia as asserções a seguir: I - Weber constrói, como pesquisador, uma tipologia que se constitui como um recurso de compreensão da realidade que, por sua característica é infinita. Porque: II - W eber concebe que o pesquisador toma dessa realidade uma pequena fração, e o recurso par a compreendê-la são os “conceitos-tipo” ou “tipos ideais”. A respei to dessas assertivas assinale a alternativa correta.
C As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira.
A dimensão temporal do desenvolvimento, que vai do nascimento até a morte, está distribuída em estágios, cuja seqüência é característica da espécie, embora o conteúdo de cada um deles varie histórica e culturalmente. São eles: impulsivo-em ocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade-adolescência, adulto. Cada um deles é composto de um conjunto de atividades espontâneas, anunciadoras de funções orgânicas que estão prontas para ser exercitadas e modeladas pelo meio.
Pensando nas proposições teóricas de W allon sobre os estágios do desenvolvimento infantil, leia e analise as afirmativas a seguir: I – Os estágios do desenvolvimento, na proposta de Wallon, são completos em si, e trazem em cada um deles todos os elementos de uma pessoa. II – A emoção torna-se o centro do desenvolvimento da criança tão logo ela tenha a percepção de si como pessoa diferenciada em relação ao outro. III – Por volta dos 7 anos a criança começa a ter crises emocionais, então seu comportamento passa a ser caracterizado por atitudes ambíguas. IV – O desenvolvimento da criança é marcado sempre pelas maturações orgânicas tanto quanto pela s condições do ambiente em que estáinserida
C I e IV apenas.
"Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava -se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança. Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIES, Bruno Edgar. A aprendizagem sob um enfoque cognitivist a: Jean Piaget. In.: LA ROSA, Jorge de (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender. 7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 103. Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir: I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende. II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou -se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. Estão corretas as afirmativas:
D II e IV apenas.
DISURIVAS
FASES DESENV. WALLON
Impulsivo emocional - “O estágio impulsivo-emocional descrito por Wallon, como o próprio nome indica, está relacionado com ques tões internas da criança, ou seja, o desenvolvimento está voltado para as questões motora e emocional, mais especificamente para a construção do “eu”, na qual a afetividade predomina.” (p. 127). 2. Sensório-motor e projetivo – “O estágio sensório-motor e projetivo estende-se até os 3 anos de idade e, se anteriormente a criança enc ontrava-se em si mbiose afetiva com o meio, agora, com a ampliação de suas relações com os horizontes sociais, ela vai explorar e manipular a realidade exterior, colocando-a em contato com o mundo fí sico e, consequentemente, com as q uestões intelectuais, voltadas aos aspectos mais objetivos.” (p. 129-130) 3. Personalismo – “No estágio do personalismo, que vai dos 3 até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança torna a voltar-se para si, ao buscar o enriquecimento do “eu” e a construção da personalidade, O que antes era a diferenciação da imagem do corpo com suas par tes e totalidades, agora passa a ser a consciência corporal como condição para a tomada de consciência e para a diferenciação eu-outro.” (p. 131). 4. Categorial – “Agora, entre os 6 e os 11 anos, apesar de a criança continuar a se desenvolver motora e afetivamente, as principais características desse período estão voltadas para o intelectual.” (p. 133). “Devemos le mbrar que o per íodo denominado categorial, no que diz r espeito ao desenvolvimento do pensamento, é dividido em dois momentos: o PENSAMENTO PRÉ-CATEGORIAL (até os 9 anos), em que a criança ainda t em marcas pr esentes do sincretismo, e o PENSAMENTO CATEGORIAL (entre 9 e 11 anos), que ocorre quando a criança posiciona-se no mundo utilizando-se de categorias para ordenar a realidade.” (p. 134) Puberdade e adolescência – “No estágio da puberdade e adolescência, dos 12 anos em diante, a relação estável que existia entre a criança e o adulto é rompida, instalando-se, assim, uma crise, à qual Wallon denominou de crise da puberdade. Essa crise irá afetar as dimensões afetiva, cognitiva e motora.” (p. 134)
(..) a inteligência não se refere a o acúmulo de conhecimentos, mas a adaptaçã o a que? e a organização do que? sendo esses processos biológicos e sperados em nossa espécie. Nã o importava para Piaget, o quanto o indivíduo sabia, e s im, a quantidade de processos mentais e nvolvidos e como o seu pensamento se desenvolvia. Segundo Piaget, os ser es humanos se adaptam e or gani zam na mente o que foi adaptado em sistemas coerentes. As capacidades de adaptação e organizaçã o constituem as invariantes funcionais. 
Com base no texto apresenta do acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a adaptação. Nota: 16.0 Piaget observa que os seres humanos se adaptam e organizam o que foi adaptado em sistemas coerentes. Essas características, as capacidades de adaptação e de organização, constituem o que o autor chama de invariantes funcionais, ou seja, estã o sempre presentes no funcionamento cognitivo. A adaptação é um processo dinâmico e continuo, no qual a estrutura do organismo interage com o meio externo para se reconstruir e criar uma nova signif icação para o sujeito. O que é adaptado é, depois, organizado em sistemas coerentes na mente deste. Assim, podemos entender que a construção da nossa inteligência e do real não acontece de forma isolada e fragmentada, ele representa sempre a integração do que é assimilado em um sistema (p. 18) No estágio operatório concreto oco rre o desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, númer o, velocidade e reversibilidade. Surgem a lógica e a discriminação por sim ilaridade e diferenças. O pensamen to egocentro desaparece, e em seu lugar surge a criança autônoma. Com base no texto apresentado acim a, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, des creva a estrutura operatório conc reto caracteriza da por Piaget . Nota: 10.0 As estruturas operatórias concretas surgem a partir do momento em que podemos ver a capacidade de conservação e de raciocínio reversível. Tudo o que a criança pré - operatória não conseguia realizar passa a fazer agora, atuando com as estruturas operatório concretas. Lentamente, elas se iniciam entre 6 e 7 anos, em média, e requerem um longo caminho até a sua construção. Nesse período há a possibilidade de pensamento racional. As estruturas de agrupamentos lógicos e envolvem a lógica das classes e das relações (p. 34- 36) No estágio operatório concreto oco rre o desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, númer o, velocidade e reversibilidade. Surgem a lógica e a discriminação por similaridade e diferenças. O pensamento egocentro desapar ece, e em seu lu gar surge a cr iança autônoma. Com base no texto apresentado acim a, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a estrutura opera tório concret o caracteriz ada por Piaget .: 10.0 As estruturas operatórias concretas surgem a partir do momento em que podemos ver a capacidade de conservação e de raciocínio reversível. Tudo o que a criança pré - operatória não conseguia realizar passa a fazer agora, atuando com as estruturas operatório concretas. Lentamente, elas se iniciam entre 6 e 7 anos, em média, e requerem um longo caminho até a sua construção. Nesse período há a possibilidade de pensamento racional. As estruturas de agrupamentos lógicos e envolvem a lógica das classes e das relações (p. 34- 36) A influência dos conhecimentos científicos sobr e o desenvolvimento mental da criança é análoga a o efeito da aprendizagem de um a língua estrangeira, um proce sso que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna , os aspectos primitivos da fala são adquiridos

Continue navegando