Buscar

CLINICO VII SIMULADOS MEU 1

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM ALTA COMPLEXIDADE TEÓRICO
	Simulado: SDE3634_SM_201307268803 V.1 
	Aluno(a): CLEONE GOMES BEZERRA
	Matrícula: 201307268803
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 13/10/2017 22:13:01 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308346127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	 
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308345943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	S.P 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma em hemisfério cerebral esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, S.P apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi intubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para S.P?
		
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico;
	 
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal, com monitorização dos sinais vitais e manutenção das vias aéreas;
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°;
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos.
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina alcoólica a 4%;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308345850)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
		
	
	A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.
	
	Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
	 
	O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
	
	Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
	
	Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308346082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em unidades de Terapia Intensiva é comum a assistência ventilatória, a mesma pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes sejam capazes de reassumi-las. Essa assistência torna se importante para os pacientes submetidos a anestesia geral, rebaixamento sensório como medida de proteção e para aqueles com insuficiência respiratória. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo e os classifique em VERDADEIRO ou FALSO
		
	 
	A pressão expiratória final positiva (PEEP) é utilizada para manter os alvéolos abertos durante a expiração.
	 
	A ventilação mecânica é feita basicamente por meio de pressão positiva nas vias aéreas.
	 
	As complicações mais comuns da ventilação mecânica são pneumonias, atelectasia e barotrauma.
	 
	Os cuidados de enfermagem básicos a pacientes em ventilação mecânica incluem a aspiração traqueal, higiene oral e elevação da cabeceira no mínimo 30°
	 
	Na ventilação controlada, o paciente controla todas as fases da ventilação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308345862)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Respirador artificial é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
		
	
	Permite que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	 
	Permite ventilar o paciente de maneira invasiva
	
	Registrar o traçado eletrocardiográfico do paciente
	
	Registra os parâmetros hemodinâmicos do paciente
	 
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
		
	ENSINO CLÍNICO EM ALTA COMPLEXIDADE TEÓRICO
	Simulado: SDE3634_SM_201307268803 V.1 
	Aluno(a): CLEONE GOMES BEZERRA
	Matrícula: 201307268803
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 13/10/2017 22:13:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308345907)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente em Ventilação mecânica (VM), FiO2 de 100%, FR de 25rpm, Sat de O2 a 97%. Gasometria arterial pH de 7.27, PaCO2 de 27mmHg, PaO2 de 102 mmHg e HCO3 de 16meq\l. Assinale a alternativa correta relacionada ao distúrbio de ácido-base.
		
	
	Alcalose respiratória e metabólica
	
	Acidose respiratória e metabólica
	
	Alcalose metabólica
	 
	Acidose metabólica compensada
	
	Acidose metabólica e alcalose respiratória
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308345950)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Parada Cardio Respiratória é caracterizada pela cessação súbita da atividade cardíaca e respiratória, incapaz de produzir débito cardíaco para a vida, em indivíduo sem doença terminal, sendo diagnosticada pela ausência de pulso central (carotídeo ou femural). Marque a alternativa que não contém orientações referentes as novas diretrizes para reanimação cardio-pulmonar (AHA, 2015):
		
	 
	Compressão ventilação no adulto: 30:2 (01 socorrista) e 15:2 (02 socorristas);
	
	Em crianças de 1 a 8 anos, usar o DEA com um sistema atenuador de carga pediátrico;
	
	A atropina não é mais recomendada para uso de rotina no tratamento de AESP e Assistolia;
	
	O acesso vascular, a administração de fármacos e a colocação de via aérea avançada, ainda são recomendadas, mas não devem causar interrupções significativas nas compressões e choques;
	
	Frequência de compressão de 100/min;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308346103)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as ondas do eletrocardiograma (ECG) e suas correlações com cada fase do ciclo cardíaco, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - repolarização ventricular; onda T - despolarização da musculatura ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização das fibras de Purkinje;onda U - repolarização ventricular.
	 
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização da musculatura ventricular; complexo QRS - despolarização muscular atrial; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - repolarização das fibras de Purkinje; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - despolarização muscular atrial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308345871)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A escala de Cincinatti permite a detecção precoce de sinais relacionados à ocorrência de uma Acidente vascular. Quais os sinais investigados nesta escala:
		
	
	Desvio de comissura labial, letargia e cefaléia
	
	Desvio de comissura labial, diminuição de força e sonolência
	
	Desvio de comissura labial,cefaléia e sonolência
	
	Desvio de comissura labial, letargia, sonolência
	 
	Desvio de comissura labial, disartria e diminuição de força
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308345944)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Enade,2010) Um paciente de 23 anos de idade foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI), em período pós-operatório imediato de cirurgia de craniotomia para exérese tumoral. O paciente encontra-se em ventilação mecânica por tubo orotraqueal, com monitorização pressórica arterial, cardíaca e da pressão intracraniana (PIC), além de oximetria de pulso. Mantém acesso venoso central em subclávia direita com curativo oclusivo. Apresenta anisocoria e sinais de hipertensão intracraniana como complicações pós-operatórias. Nessa situação, qual a intervenção de enfermagem indicada para o posicionamento do paciente no leito?
		
	
	Manter o paciente em posição de Trendelenburg, com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica.
	 
	Manter o paciente em decúbito dorsal, com elevação da cabeceira do leito de 15° a 30° de inclinação, e com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica.
	
	Manter o paciente em decúbito lateral, com elevação da cabeceira do leito de 15° a 30° de inclinação, e com membros flexionados
	
	Manter o paciente em decúbito lateral, com elevação da cabeceira do leito acima de 30° de inclinação, e com membros flexionados.
	
	Manter o paciente em decúbito dorsal, com elevação da cabeceira do leito acima de 30° de inclinação, e a cabeça e o pescoço alinhados.
		
	
	ENSINO CLÍNICO EM ALTA COMPLEXIDADE TEÓRICO
	Simulado: SDE3634_SM_201307268803 V.1 
	Aluno(a): CLEONE GOMES BEZERRA
	Matrícula: 201307268803
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 02/11/2017 21:12:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308345959)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	NA realização do Eletrocardiograma, as derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo, facilitando a compreensão das características elétricas do miocárdio. Marque a alternativa INCORRETA referente as características das derivações do eletrocardiograma.
		
	
	Objetos metálicos podem causar interferência na captação do registro da corrente elétrica
	
	Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica.
	
	Fornecem informações sobre o plano horizontal do coração: V1,V2,V3,V4,V5,V6
	 
	A colocação dos eletrodos não interfere no registro das informações
	
	Fornecem informações sobre o plano frontal do coração: I, II, III (bipolares) e VR, aVL, aVF (unipolares).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308345822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308346055)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação- perfusão.
		
	
	É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.
	 
	Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	nenhuma das alternativas anteriores
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308345858)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI, pois muitas das vezes o enfermeiro será o primeiro a abordar o paciente portador de alguma alteração cardíaca importante, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Com relação ás estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo: I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada. II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S. III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS. Após a análise das afirmativas acima, marque a única opção correta:
		
	
	I - III
	
	I - II
	
	I- II - III
	
	I
	 
	II - III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308346297)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(COPEVE-UFAL, 2016) A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
		
	
	reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
	 
	resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
	
	resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
	
	reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.
	
	reflexovagal, reflexo ciliar e resposta motora.
		
	
	ENSINO CLÍNICO EM ALTA COMPLEXIDADE TEÓRICO
	Simulado: SDE3634_SM_201307268803 V.1 
	Aluno(a): CLEONE GOMES BEZERRA
	Matrícula: 201307268803
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 02/11/2017 21:30:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308345907)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente em Ventilação mecânica (VM), FiO2 de 100%, FR de 25rpm, Sat de O2 a 97%. Gasometria arterial pH de 7.27, PaCO2 de 27mmHg, PaO2 de 102 mmHg e HCO3 de 16meq\l. Assinale a alternativa correta relacionada ao distúrbio de ácido-base.
		
	
	Alcalose metabólica
	
	Acidose metabólica e alcalose respiratória
	 
	Acidose metabólica compensada
	
	Alcalose respiratória e metabólica
	
	Acidose respiratória e metabólica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308345899)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na assistência de enfermagem ao paciente em situação de urgência e emergência, o enfermeiro deve realizar a avaliação neurológica, utilizando a Escala de Glasgow. Acerca dessa escala, é correto afirmar:
		
	
	Serve para avaliar os movimentos músculo-esquelético do paciente.
	 
	Sua pontuação varia de 3 a 15, sendo característica da lesão grave de 3 a 8, da lesão moderada de 9 a 12 e lesão leve de 13 a 15.
	
	São utilizados estímulos verbais, dolorosos e hídricos para avaliação.
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular, resposta dos membros superiores (MMSS) e resposta não verbal.
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular que a pontuação varia de 1 a 5, resposta motora de 1 a 6 e resposta verbal de 1 a 4.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308345893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a avaliação gasométrica de um paciente em insuficiência respiratória em uma Unidade de Pronto Atendimento. Correlacione as situações clínicas propostas com os resultados gasométricos apresentados. Assinale a opção com a sequência numérica correta (de cima para baixo). (1) paciente de 50 anos com rebaixamento do nível de consciência (2) paciente de 20 anos com dispneia intensa devido à hipertermia maligna (3) paciente de 15 anos com gastroenterite infecciosa prolongada ( ) PO2 = 50 mmHg / PCO2 = 60 mmHg / HCO-3 = 26 / pH = 7,20 ( ) PO2 = 110 mmHg / PCO2 = 25 mmHg / HCO-3 = 22 / pH = 7,55 ( ) PO2 = 95 mmHg / PCO2 = 35 mmHg / HCO-3 = 15 / pH = 7,15
		
	 
	b) 3, 2, 1
	 
	c) 2, 1, 3
	 
	a) 1, 2, 3
	 
	d) 2, 3, 1
	 
	e) 3, 1, 2
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308345955)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
		
	
	Edema cerebral
	 
	Decorticação
	
	Sedação profunda
	
	Anisocoria
	
	Descerebração
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308345949)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização (contração) e a repolarização (relaxamento) do miocárdio. É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas. Marque a alternativa INCORRETA, nas afirmativas que tratam sobre a análise eletrocardiográfica do coração:
		
	
	Todos os Acidentes Vasculares Encefálicos são resultados de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	
	As derivações do plano frontal são divididas em Unipolares (aVL, aVF e aVR) e Bipolares (DI, DII e DIII);
	
	Os eletrodos para avaliação do plano horizontal do coração devem ser posicionados da seguinte forma: V1- 4ºEID borda D esterno, V2- 4ºEIE borda E esterno, V3- Entre V2 e V4 , V4- 5ºEIE linha hemiclavicular, V5- 5ºEIE linha axilar anterior, V6- 5ºEIE linha axilar média;
	 
	As derivações de V1 a V6 são bipolares e fornecem uma visão do plano horizontal do coração;
	
	As derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo. Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica;

Continue navegando