Buscar

questao a educaçao especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão A educação especial
“O Ministério da Educação postula que o processo de construção da educação inclusiva se constitui numa tarefa de sensibilização para a mudança de paradigma, envolvendo ações junto à população, à administração pública nas diferentes instâncias do poder, assim como todos os profissionais envolvidos em todas as esferas de atuação, estendendo-se às famílias e à escola” (Livro da Disciplina, Capítulo 2, pág. 35). Diante dessa afirmação, qual a importância da família neste contexto e como ela deve agir para sanar as dificuldades do filho na condição de excluído?
De acordo com o pesquisado a família tem um papel fundamental no processo de inclusão, desenvolvimento e aprendizagem da criança para uma educação de qualidade,sendo que esta inclusão começa em casa com a família e em outros eventos sociais.É importante que a família trate o filho com qualquer deficiência em igualdade aos demais membros da família para que ele não se sinta excluído .Diante desta expectativa a relação escola, família e sociedade também assumem um papel de extrema importância no contexto socialização, valorização, diversidade e desenvolvimento.Conclui-se,para tanto,que construir um novo ser e um novo mundo a partir de uma nova relação é a chave da função social do educador,seja de origem familiar pai,mãe, professor e sociedade.Diante da exclusão de um filho,temos nossos direitos garantidos como cidadãos e devemos lutar para que o aluno tenha seus direitos assegurados e que ele tenha participação e possa desenvolver-se plenamente ,independentemente da deficiência que possui ,sendo que já esta em vigor a lei que garante a inclusão das crianças com necessidades especiais,mas cabe aos pais buscarem aos órgãos competentes os seus direitos como cidadãos.Pois no mundo em que vivemos o preconceito ainda está presente no dia a dia de cada um nós ,seja na escola,em casa ou no trabalho,principalmente os negros,mulheres,crenças,pessoas com algum tipo de deficiência, dentre outros. 
 
De acordo com o pesquisado a família tem um papel fundamental no Processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança para uma educação inclusiva de qualidade. E a relação escola X família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação,construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança. 
Nessa perspectiva, a família e a escola são consideradas como os grandes agentes de socialização, e que na convivência da diversidade e na valorização dos pequenos e grandes acertos todos serão beneficiados, ou seja, a família, aluno, escola e os profissionais da aprendizagem. Assim, pode-se ressaltar que o papel da família é uma forma de inclusão necessária e que possibilita à escola, como um todo, se transformar e redesenhar seu perfil no caminho de uma educação de qualidade para todos. Conclui-se, para tanto, que construir um novo ser e um novo mundo a partir de uma nova relação é a chave da função social do educador, seja ele pai, mãe ou professor. O vínculo que se estabelece abre possibilidades para novas formas de sentir, querer e agir. A inclusão começa em casa, no almoço em família, dentre outros eventos. É importante que a família mostre para o filho que ele deve ser tratado igual a todos, que merece respeito da população.Quando a família internalizar a importância desse processo, certamente terá atitudes eficazes diante da situação.
É urgente a necessidade de admitirmos que família não seja uma Companhia Limitada ou uma Sociedade Anônima para ser administrada como ativo e passivo. Família é o ventre onde o ser humano absorve valores culturais, religiosos, deveres, responsabilidades, compromissos, para fortalecer as estruturas pessoais. O individualismo tem transformado o casamento numa união de interesses sem a base maior do matrimonio – o amor -, pois o sonho de esposo e esposa como uma só carne, se torna apenas na satisfação dos prazeres da carne. 
Essas transações da modernidade alteram o teor da família, que para ser formada, dispensa sentimento, respeito, fidelidade, orientação sexual e etc. os interesses pessoais são suficientes para se aproximarem; a atração física é o bastante para que os relacionamentos aconteçam e garantam a procriação da espécie. 
Em meio a essa desordem, a escola torna-se um instrumento fundamental para equilibrar dificuldades, pois cumprir o papel social da educação, poderá proporcionar o crescimento humano e fortalecer as bases da sociedade através do envolvimento escola-família-sociedade. Nesse tripé, poderá concretizar valores para que a sociedade moderna não se transforme numa geração de cidadãos deficientes de essência humana.
A sociedade como um todo vem trabalhando o conceito de inclusão, que mesmo sendo bastante discutido, muitos passam por situações de preconceito no dia a dia, seja na escola, em casa ou no trabalho, principalmente os negros, mulheres, pessoas com algum tipo de deficiência, dentre outros.
Esse conceito está atrelado a ideia de cidadania, ou seja, relacionada a direitos. Todo mundo tem o direito de ser diferente, ter a sua própria particularidade.
A família é fundamental no processo de inclusão. É fundamental que a mesma entenda a importância do assunto para ser trabalhado com o filho.
A inclusão começa em casa, no almoço em família, dentre outros eventos. É importante que a família mostre para o filho que ele deve ser tratado igual a todos, que merece respeito da população.Quando a família internalizar a importância desse processo, certamente terá atitudes eficazes diante da situação.
Abraços!
Leia mais em Brainly.com.br - http://brainly.com.br/tarefa/19131534#readmore

Continue navegando