Buscar

MODELO ESTRUTURAL DESAFIO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO CAETÉ
CURSO PEDAGOGIA
DISCPLINAS NORTEADORAS: BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO
LÚDICO ; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS: LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
 RA: 
 Período: 4º
 O TITULO DO TRABALHO
DESAFIO PROFISSIONAL
NOME DO TUTOR: 
 CAETÈ/ MG
2017
INTRODUÇÃO
A importância da brincadeira possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia da criatividade, estabelecendo, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
 Quando se fala em brinca e perceber a relevância de um tempo no cotidiano das crianças destinado a um brincar de qualidade em espaço adequado, com materiais interessantes para as crianças e que estimulam a criatividade. A mediação de um adulto de outras crianças, ou dos próprios objetos que se encontram a disposição da criança, faz a diferença nas brincadeiras. Têm varias maneiras de demostra a importância do brincar na educação infantil, organizando respeitando os valores que as brincadeiras trazem para as crianças. 
TEMA: 
“A importância do brincar na educação infantil e da literatura“
PROBLEMA: 
A direção da escola verificou que muitos professores não assumiam uma postura lúdica com as crianças e que, as práticas ligadas ao brincar e à literatura infantil eram deixadas de lado, pediu que pedagoga Paula para realizar um plano de ação sobre a importância do brincar e da literatura infanto-juvenil para a Educação infantil.
OBJETIVOS: 
Geral
Demonstra a importância das brincadeiras e das leituras na educação infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.
Especifico 
- investigar como educadores desenvolvem as praticas lúdicas no cotidiano de seu trabalho.
- Verificar o melhor desempenho nas brincadeiras no processo de aprendizagem.
- Fazer que os professores interessem mais pelo tema.
- Orientar sobre leituras e vídeos que possam ser visualizados, bem como orientações especificas que forem necessárias.
- Trabalhar através de oficinas literária bem como cotação de história e teatro e fantoches e outros mais.
JUSTIFICATIVA: 
A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir e construir novos significados e assim como melhorar sua coordenação motora e social.
A importância da literatura infantil na pré-escola para formação de leitores letrados, formar cidadãos, o que possam através da literatura responder adequadamente ao chamado social da leitura e da escrita, visando expor claramente os benefícios dos incentivos á leitura desde pré-escola. Oliveira (2000) que através do brincar a criança pode desenvolver a capacidades importantes como a atenção, a memória e a imitação, a desenvolver a sua personalidade como afetividade, inteligência, sociabilidade e criatividades. O seu desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Vygotsky (1998) tem que na perspectiva a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis. A brincadeira tem uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos alunos. Está referindo-se que a brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação de mundo de relações.
DEFINIÇÃO DAS AÇÕES E ESTRATÉGIA
A brincar na infância é fundamental é um meio para a criança adquirir determinadas competências como a socialização. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da atividade da identidade e da autonomia. E no brincar que a criança investiga e constrói conhecimento sobre se e sobre o mundo. É fundamental que as estratégias estejam completamente articuladas com os objetivos e com os percursos das crianças. Sempre devemos leva em conta que as precisam se desafiadas e avançarem em suas aprendizagens, deste modo, é papel da professora considerar as experiências anteriores, busca estratégias que a diversifique ampliem o aprofundem. 
A ação cognitiva na forma de brincar na qual a criança abstrai ,interpreta e entende a realidade. Os jogos promovem contextos ricos e desafiadores para alunos explorar diferentes tipos de ato, situações e problemas. E por isso que a por meio de situações lúdicas, a crianças tem a oportunidade de se apropriar de novos conhecimentos, e por pensar, levantar hipóteses, discutir, interagir com os colegas, o objetivo de conhecimento, comparando pontos de vistas diferentes e vivenciando verdadeiras e genuínas situações de comunicação.
É fundamental conhecer o jogo, criar e propor, com base nele, situações problemas desafiadores e uma de suas tarefas. Observar os alunos durante os jogos e da brincadeira apoiando-o quando surgirem dificuldades e estimulando-a desenvolver suas potencialidades.
 
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS: 
Brinquedos pedagógico, fazer fantoches, utilizar jogos, resgatando as brincadeiras antigas, livros de cotação de historias e recursos tecnológicos e imagens, fantasias e outros mais.
AVALIAÇÃO SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS
 Identificar e Examinar como as brincadeiras estão auxiliando no desenvolvimento e na aprendizagem da educação infantil, a leitura e imagens que estão ajudando o planejamento das atividades que foram executadas tomando assim aprendizado motivador e prazeroso.
CONSIDERAÇÕES FINAL
Este tema; A importância do brincar na educação infantil e da literatura nos possibilitou estabelecer uma reflexão sobre o papel do educador como mediador do processo ensino-aprendizagem das crianças e dar subsídios para que o educador construam novos significado, longe de uma prática apenas consumista. Mas que desenvolvam social intelectual, basta o educador tenha uma concepção clara do seu papel, enquanto formador de crianças que pensam e interagem sobre o mundo.
 A criança estabelece com os jogos e as brincadeiras uma relação natural e consegue extravasar suas tristezas e alegrias, angústias, entusiasmos, passividades e agressividades, é por meio da brincadeira que a criança envolve-se no jogo e partilha com o outro, se conhece e conhece o outro.
Além da interação, a brincadeira, o brinquedo e o jogo proporcionam, é fundamental como mecanismo para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, o hábito de concentrar-se, dentre outras habilidades. Nessa perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir significa mente para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas do aluno.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, mas principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada, não apenas como diversão, mas com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, visto que o conhecimento é construído pelas relações interpessoais e trocas recíprocas que se estabelecem durante toda a formação integral da criança.
 A introdução de jogos e atividades lúdica escolar é muito importante, devido à influencia que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.
Conclui-se que o aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Enfim, desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente paraatuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.
REFERÊNCIAS
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar na Escola.  Disponível na Internet via: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=270. Arquivo capturado 31 de maio 2009.
MOLUSCO, Lula. A importância de brincar na escola. (online) Disponível na Internet via: http://www.jornallivre.com.br/195025/a-importancia-de-brincar-na-escola.html. Arquivo capturado 25 de abril de 2009.
MORAIS, Ana Maria Galeazzi. A importância do brincar no desenvolvimento infantil. Disponível na Internet via: http://www.tribunaimpressa.com.br/Conteudo/A-importancia-do-brincar-n, 771,778. Arquivo capturado 26 de maio de 2009.
NAVARRO, Mariana Stoeterau – UNICAMP
maristn@yahoo.com.br
 <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf>. Acesso em: 03 abr.
www.youtube.com/watch?v=YX4VzP50Paw>. Acesso em: 03 abri.
http://revista.univar.edu.br/index.php/interdisciplinar/article/view/253>.

Continue navegando