Buscar

Gestão em engenharia 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201810225548)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Carlos, durante seus estudos a respeito de Estrutura Organizacional, estava com uma dúvida a respeito do conceito Atividade Fim. Para compreender melhor esse conceito, usou seu computador para pesquisar o conceito pela internet. Demorou um pouco para acessar, mas, achou o conceito em um site de administração. Qual o conceito identificado pelo Carlos, para suprir sua dúvida de estudo?
		
	
	Estão associados ao desenvolvimento de suporte da empresa.
	
	Não apresentam relação com a missão da empresa.
	 
	São aquelas diretamente vinculadas à missão da empresa.
	
	Apresentam o suporte ao desenvolvimento da empresa.
	
	Referente a um tipo de departamentalização.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810228456)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que corresponde CORRETAMENTE a capacidade do administrador para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
		
	
	Habilidade técnica.
	 
	Habilidade humana.
	
	Habilidade de processamento da informação.
	
	Habilidade de alocação de recursos.
	
	Habilidade conceitual.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810228224)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em um mundo globalizado como o que vivemos hoje, as empresas têm cada vez mais dificuldades para competir. Novos competidores, tecnologias, demandas, queda na renda do consumidor, variação cambial, tudo pode concorrer para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Cada vez mais elas precisam estar atentas ao que acontece ao seu redor assim como devem se conhecer da melhor forma possível. Qual ferramenta pode ser utilizada pelas empresas para conhecer a si mesmas e aos fenômenos que ocorrem no ambiente externo em que estão inseridas?
		
	 
	Análise SWOT
	
	Análise de risco ambiental
	
	OSCIP
	
	Planejamento Estratégico
	
	Balance Scorecard
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810227591)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Assim, sobre planejamento podemos afirmar:
		
	
	Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Os planos operacionais estão relacionados no nível institucional da organização.
	
	O planejamento estratégico da empresa apresenta três características principais: é projetado no médio prazo, está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e envolve o departamento da empresa, sem considerar sua totalidade.
	
	O planejamento é feito de modo igual nos vários níveis organizacionais.
	 
	O planejamento tático é elaborado a partir de três atividades básicas: a análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
	 
	O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810227745)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As atividades planejamento são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento, ou seja, no estratégico, tático e operacional. O planejamento operacional apresenta a seguinte característica:
		
	
	Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo.
	 
	Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
	
	Está relacionado com o controle e a integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
	 
	Visa selecionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação.
	
	É voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201810229220)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Na atualidade , uma organização é considerada como "algo orgânico e dinâmico", "não um produto , mas sim um processo". Entre as opções a seguir assinale a que corresponde a esta concepção :
		
	 
	Burocracia
	 
	 
Os sistemas sociais abertos tem estrutura caracterizada pela interação e intercâmbio com o ambiente no qual se inserem
	
	Produtividade
	
	Sustentabilidade
	
	Divisão de trabalho
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201810229033)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Organização implica em arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos e a estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Do que se pode inferir que:
		
	
	Esta função decorre da interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem.
	
	Esta função está ligada ao processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
	
	Esta é a função está lidaga a tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional.
	
	Esta função está diretamente ligada ao planejamento, nela devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios.
	 
	Esta função está ligada a organizar, compreende várias fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201810227443)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O tamanho da organização é uma importante faceta do desenho organizacional. De acordo com esta informação assinale a alternativa que define o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar ou conduzir.
		
	
	Centralização.
	 
	Amplitude de Controle.
	 
	Desenho Organizacional.
	
	Hierarquia.
	
	Descentralização.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201810226229)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Sobre liderança leia com atenção as afirmativas abaixo: I - No modelo de Liderança de Douglas McGregor, o líder X é autoritário, centralizador e o líder Y é participativo, delegador. II - Segundo a teoria de Herzberg, a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores: os de higiene e os de motivação. III - Os Fatores de Motivação de Herzberg são aqueles que são necessários à satisfação, sendo o salário o maior fator de motivação. IV - Pela pirâmide de Maslow as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. Sobre as afirmativas acima, marque a resposta correta:
		
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas e a afirmativa I está incorreta.
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas e a afirmativa II está incorreta.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas e a afirmativa IV está incorreta.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas e as afirmativas III está incorreta.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201810228592)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	João José é líder de uma grande empresa há muito tempo. Atualmente participou de um evento e ele foi entrevistadopor um grupo de pessoas com a seguinte pergunta; "Há muito tempo atua como líder em uma empresa do ramo de logística. Qual o melhor estilo de liderança que deve ser adotado? Considerando os conhecimentos sobre as teorias de liderança, qual a a resposta correta:
		
	
	Liberal, técnico, motivador e participativo;
	 
	Não existe um estilo único e melhor a ser empregado.
	
	Democrático, compreensivo, motivador e participativo.
	
	Técnico, especilista, centrado, rígido;
	
	Liberal, técnico, carismático e sensitivo;

Continue navegando