Buscar

S.O.S E URG. EM AT.FIS. AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 1
INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA E AOS PRIMEIROS SOCORROS
 Primeiros Socorros 
Conceito: São todos os procedimentos de atendimento a qualquer indivíduo que esteja acidentado, ferido ou doente. Atitudes que o profissional utiliza para reconhecer qualquer situação de risco de morte e seu eventual atendimento para manter as condições necessárias à vida, mantendo seu estado hemodinâmico presente, até a chegada de suporte especializado.
Objetivos: Analisar o local do acidente; Reconhecer situações de perigo no local;
Ligar para o serviço de resgate, quando necessário; Realizar o atendimento em emergências clínicas e traumáticas; Utilizar equipamento de proteção individual, para evitar infecções. 
O conhecimento em primeiros socorros trará diversos benefícios a você, já que terá a capacidade de atender a si próprio, além de seus familiares, amigos, colegas do seu trabalho e outros indivíduos que possam precisar de socorro. 
O profissional da área da saúde precisa ser pró-ativo, assumindo a liderança de uma situação de emergência, mantendo a calma mesmo quando estiver trabalhando sob pressão.
Procedimentos e abordagem inicial: Sempre que estiver presente em alguma situação de emergência e de risco iminente, você deve observar o local do acidente, e verificar como prioridade se o local está seguro, tanto para você quanto para a vítima. 
Procure observar o estado de consciência da vítima, e caso seja necessário, acessar o telefone do serviço de resgate.
Acesso ao Serviço de Emergências Médicas - Resgate : Ao abordar uma vítima, é importante fazer o acesso ao serviço de resgate. Na maior parte do nosso país, temos o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (192), além do Corpo de Bombeiros Militar (193).
Você deve ligar para um desses dois telefones, se identificar ao atendente, falar da situação em que está ajudando e indicar o endereço completo do acidente, além de alguma referência que seja pertinente para a chegada do resgate ao local. 
Caso você não possua telefone no momento, peça a alguém que acesse o resgate e prossiga com o atendimento de emergência. 
Aspectos Legais dos Primeiros Socorros
Código Penal: Art. 135 - Omissão de socorro. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.
Porém, se a vítima não quiser receber auxílio e ajuda, ela pode negar, e o socorrista não deve forçá-la a tal atendimento, a não ser que a situação seja de iminente perigo à vida dela. 
Como profissional de saúde, você deve seguir todo e qualquer tipo de protocolo baseado em evidências científicas específicas relacionadas às urgências e emergências clínicas e traumáticas. 
Deve agir e atuar:
Pelo fato de existir um parâmetro jurídico em relação ao atendimento em prestar o socorro, algumas profissões específicas são obrigadas a tal dever, como: 
Policiais, Bombeiros, Profissionais da área de saúde, Professores e Salva vidas.
Transmissão de doenças infectocontagiosas
Qualquer tipo de doença infectocontagiosa é aquela que pode ser transmitida de indivíduo a indivíduo ou também de um animal ou do próprio meio ambiente para o indivíduo. Todo e qualquer tipo de fluido corporal, como saliva, sangue, secreção vaginal e sêmen, pode ser considerado perigoso e um veículo para contaminação. 
Portanto, sempre será prioritário que o profissional utilize equipamento de proteção individual (EPI).
Protegendo-se dos riscos em uma situação de emergência
Todo método de prevenção é imprescindível ao socorrista quando estiver atuando em uma situação de emergência. 
É importante verificar se o quadro de vacinas encontra-se em dia, por ser um dos primeiros procedimentos preventivos. 
Também é necessário usar, em qualquer tipo de atendimento, equipamento de proteção individual (EPI). 
Podemos destacar como EPI: luvas, avental, máscaras faciais, óculos de proteção, pocket mask (máscara facial para a ressuscitação cardiopulmonar), entre outros. 
É fundamental lavar as mãos com água e sabão neutro logo após o atendimento, evitando contato direto com objetos pessoais e tocar no próprio corpo com as luvas utilizadas.

Continue navegando