Buscar

Relatório aula 8 Os desafios culturais do mundo contemporâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Geografia
Geografia Cultural
Nome: Márcia Souza dos Santos 11711GEO224
Professor: Roosevelt José dos Santos
Relatório aula 8: Os desafios culturais do mundo contemporâneo
No atual contexto das transformações tecnológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas, a cultura passa a representar uma perspectiva privilegiada de análise, onde a humanização das paisagens, permite aos geógrafos compreender as dimensões simbólicas que orientam a ação humana e se materializam espacialmente.
Segundo Claval a geografia cultural “aparentemente condenada ao declínio da uniformização técnica, reencontra seu dinamismo, ligando-se às representações e aos sentimentos de identidade que lhe estão vinculados.” Assim, a geografia cultural vai tratar as espacialidades e o que advém da interação humana com a natureza e seu papel de ordenação do espaço.
Apesar de a diversidade cultural sempre haver existido na humanidade, com as intensas transformações que a sociedade moderna enfrenta, o debate sobre as diferenças e diversidades culturais, vem se colocando também de forma ainda mais intensa, com um questionamento das formas constituídas de saber, da produção do conhecimento assim como dos campos disciplinares.
Decorrente deste momento histórico pode-se destacar dois processos, um de caráter homogeneizador e uma contra tendência que vai trabalhar com a reivindicação das singularidades. Nesse embate, surgem certas manifestações extremamente negativas que configuram praticas preconceituosas de ordem racial, de gênero, classe social, em relação a portadores de necessidades especiais, intolerância religiosa. Onde essa manifestação preconceituosa vai externalizar um juízo preconcebido, na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições consideradas diferentes ou "estranhos".
Nesse sentido enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, cabe aos estudos culturais em geografia terem um posicionamento crítico, a fim de tentar impedir que essas ideias discriminatórias se disseminem, com vistas a alcaçar uma sociedade igualitária e tolerante.

Continue navegando