Buscar

Cores final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Uso da Cor 
*
*
*
Encurtando o Ambiente. Para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. 
Alongando Ambiente Quadrado. Aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. 
*
*
*
Escondendo Objetos. Pinte a parede no mesmo tom do objeto que você quer esconder. 
Destacando Objetos. Aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo. 
*
*
*
Rebaixando o Teto. Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. 
Elevando o Teto. Pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes. 
*
*
*
Alargando o Corredor. Pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor. 
*
*
*
Alongando a Parede. Nesse caso, é fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores à meia altura (nessa separação, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo.
Encurtando a Parede. Exatamente a situação inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro que a cor da parte de baixo. 
*
*
*
Abordagem por ambientes
*
*
*
a) hospitais: diversidade de funções e ambientes; diversidade de usuários (funcionários, médicos, pacientes e parentes). Caracterização das atividades ali exercidas, tendo a cor como instrumento de auxílio no desenvolvimento das diversas funções. Em ambientes de internação, como quartos e enfermarias, priorize as cores aconchegantes. Salas de cirurgia pedem concentração e as cores calmas são as mais indicadas. Salas de exames pedem cores frescas, que ajudam a distribuir a iluminação. Nos consultórios e áreas de circulação, as cores podem ter uma combinação cromática mais alegre, com detalhes vibrantes, aumentando o bem estar. 
*
*
*
b) escolas: composições cromáticas de acordo com a faixa etária dos alunos - saturação das cores conforme a idade, visando facilitar aspectos de concentração. Nas salas de aula e bibliotecas, cores calmas induzem à concentração e à reflexão − em excesso, podem causar sonolência. Nas áreas de circulação, utilize cores vibrantes para influenciar a atividade e a interação. 
*
*
*
c) restaurantes: análise da tipologia do local (fast-food, regional, clássico, choperia) voltada ao estímulo visual e ao tempo de permanência exigido. É importante frisar que cores vibrantes e muito intensas podem deixar o ambiente cansativo; opte por cores quentes e aconchegantes quando o objetivo é fazer com que as pessoas permaneçam um período maior de tempo no local. 
*
*
*
d) residências: preferências e características do morador, visando diferentes sensações. 
*
*
*
e) indústrias: utilização da cor no auxílio e aumento da produtividade. Em ambientes administrativos, cores frescas deixam o ambiente agradável e favorecem a criatividade. Áreas de produção podem possuir detalhes vibrantes para estimular as atividades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais