Buscar

APOL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
O bipartidarismo é raro, poucos são os países que contam apenas com dois partidos organizados em seu interior. O Brasil, durante grande parte do regime civil-militar, e a Colômbia, durante o período da Frente Grande, são alguns dos raros exemplos. Nos casos mais famosos, como o Reino Unido e os Estados Unidos, há a organização de mais de dois partidos, embora a maioria deles seja irrelevante. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema “Sistemas Bipartidários e Multipartidários”, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas, sobre a competição e a cooperação em sistemas bipartidários, e assinale a alternativa que faz uma análise correta:
I – A competição não tem nenhum peso no sistema bipartidário, pois os partidos estão mais preocupados em garantir a cooperação.
II – Os incentivos para a cooperação e a competição dependem do perfil do eleitorado de cada país, e não têm nenhuma relação com o caráter bipartidário do sistema.
III - A competição ocupa um grande peso para as legendas inseridas nesse tipo de sistema (bipartidário).
IV - Devido ao grande foco eleitoral, as agremiações em sistemas bipartidários não têm grandes incentivos para cooperar entre si.
Apenas as assertivas I e III estão corretas
Todas as assertivas estão corretas
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Questão 2/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
A representação de mulheres vem ganhando espaço no debate da Ciência Política nos últimos anos. A desproporcionalidade existente entre a população feminina de um país e a quantidade de mulheres que ocupam cargos eletivos é motivo de preocupação, tanto que muitos países passaram a adotar cotas de mulheres em eleições. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema “Representação das mulheres”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas e assinale aquela alternativa que descreve o sistema eleitoral que mais favorece a representação de mulheres (e também de outras minorias, a depender das políticas adotadas em determinado país):
Sistema Proporcional de Lista
Sistema Majoritário em turno único
Sistema Majoritário em dois turnos
Sistema misto de superposição
Sistema misto de correção
Questão 3/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
Os sistemas multipartidários são definidos pela existência de mais de dois partidos relevantes, os quais expressam as mais variadas posições ideológicas presentes nas sociedades (Ware, 2004). Dentro dos sistemas partidários, existem diversos subtipos, os quais variam de acordo com o grau de competição entre as legendas. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema “Sistemas Multipartidário e Bipartidário”, adaptado
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre os subtipos de sistemas multipartidários, e assinale a alternativa que faz uma análise correta:
I – O sistema de partido dominante é um dos subtipos de sistema multipartidário.
II – O sistema de partido único é um exemplo de sistema multipartidário. Nesse caso leva-se em conta as facções do partido.
III – O sistema de 3 a 5 partidos é considerado um subtipo do sistema multipartidário. É considerado moderadamente fragmentado.
IV – Outro subtipo do sistema multipartidário é o sistema com mais de 05 partidos. Esses sistemas contam com alto número de partidos relevantes. É o caso do Brasil.
Apenas a assertiva II está correta
Todas as assertivas estão corretas
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Questão 4/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
A governabilidade é afetada pela fragmentação, mas não só isso, pois podem haver poucos partidos no legislativo, por exemplo, três ou quatro, porém nenhum deles possuir a maioria das cadeiras. Neste caso, hipoteticamente, cada um poderia ter 33% ou 24% das cadeiras respectivamente, ou seja, nenhum deles com 50% ou mais. A negociação para a governabilidade continuaria sendo necessária. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema “Formação de maiorias unipartidárias no legislativo”
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, examine a assertiva abaixo e preencha a lacuna com apenas uma das alternativas 
(________________________) quer dizer que a maioria do legislativo, 50% ou mais dos parlamentares, pertence a um único partido.
Governo de coalizão
Sistema de partido único
Sistema bipartidário
Maioria unipartidária
Despropocionalidade
Questão 5/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
Durante grande parte do século XX, os sistemas partidários foram classificados de acordo com o número de partidos nos sistemas, ou seja, sistemas de partidos únicos, bipartidários ou multipartidários. Essa classificação, apesar de simples, é limitada, pois não capta toda a complexidade e pode levar a equívocos, como não distinguir de modo mais efetivo os diferentes tipos de sistemas multipartidários. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema “Como os partidos são contados”.
Tendo como base a contextualização acima, os conteúdos da disciplina e sabendo que Laakso e Taagepera (1979) propuseram uma classificação por meio de critérios eleitorais, assinale a alternativa que indique corretamente um dos elementos considerados pelos autores:
o multipartidarismo
o bipartidarismo
o número efetivo de partidos
as coalizões
a competição

Continue navegando