Buscar

Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia da Educação (Univesp)
EXERCÍCIOS DE APOIO Semana 1
Enguita (1989) afirma que a escola, tal como a conhecemos na atualidade, é uma instituição social nova, moderna. Que instituição era responsável pelo processo educativo nas sociedades pré-industriais e qual a função principal dessa formação nos tempos anteriores à implantação da escola para as massas populacionais? 
A instituição era a família, e sua função era de responsável pelo processo de preparação para o trabalho dos jovens aprendizes de ofícios (texto-base 1 p.2).
 
É possível afirmar que a escola tem uma função social “neutra”? 
Não, porque não existe uma função única, consensual, universal da escola. A educação que ocorre no interior da escola, corresponde a valores, ideologias e intenções dos diferentes grupos sociais que disputam seu lugar na hierarquia social (Texto-base 1 p.4). 
No Brasil, o marco histórico do surgimento da escola pública é o Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova. Qual das alternativas abaixo não caracteriza o documento?
Proposta plenamente integrada ao contexto social, político e econômico
Necessário à consolidação do capitalismo industrial
Baseado nos princípios da educação burguesa
Defesa da escola única na busca de igualdade de oportunidades
Proposta homogênea e coerente na defesa dos princípios democráticos
O que significa a inclusão-excludente no processo de escolarização da população? 
Os avanços quantitativos necessários à inclusão da população em idade escolar na escola pública não foram equivalentes aos avanços qualitativos necessários. Uma enorme parte da população, inserida na escola é excluída do processo de apropriação da cultura como instrumento transformador da prática social. (texto-base 1, p.10).
 
Considere as alternativas a seguir e aponte qual delas não corresponde ao pensamento de Karl Marx estudado no que se refere à educação:
não apresentou um trabalho específico voltado à análise da educação, mas trouxe uma reflexão crítica dos limites da educação na sociedade contemporânea e sua função de reprodutora do sistema do sistema.
considera que a educação apoia-se em três bases: intelecto, corpo e tecnologia, que devem ser combinados com o trabalho mental.
o processo educativo, em uma perspectiva abrangente, ao mesmo que promove a alienação, fomenta a equalização de oportunidades.
a ação educativa deve buscar “uma formação para a ação, de cariz político, laico e público: participativo, de construção de “melhores” cidadãos e mais liberdade social.
O processo educativo deve ser entendido como o processo pelo qual os indivíduos produzem a sua existência, homem-cidadão, sujeito produtor do seu próprio processo histórico.
Considere as afirmações:
"A ausência de determinantes biológicos de atividade nos seres humanos significa, nos termos de Sartre, que o homem, (...) é de início o não-Ser que adquire o Ser" (Ratner, 1995, p. 14).
“o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo particular a humanidade” (SAVIANI, 2005, 13).
É possível relacionar estas afirmações à definição de processo educativo para Tozoni-Reis? 
Sim, porque “o processo educativo é um processo de formação humana, isto é, um processo em que todos os seres humanos – que nascem inacabados do ponto de vista das características humanas – são produzidos, construídos, como humanos. É um processo – histórico e social – de tornar humanos os seres humanos” (TOZONI-REIS, sd p 1).
 
Tomando em consideração a videoaula 1 e o significado plural do termo “social” nos estudos de Sociologia da Educação, marque V (Verdadeira) ou F (Falsa) para cada uma das afirmações que se seguem:
( V  ) Na perspectiva clássica da Sociologia da Educação, de orientação marxista, a ideia de social é inseparável da ideia de sociedade de classes.
( V  ) Para a concepção idealista-dualista, próprias do pensamento durkheimiano, a natureza humana é dual, o homem é duplo, pois comporta tanto uma natureza orgânica, ser orgânico, quanto uma natureza social ou coletiva, ou seja, um ser social que representa em nós a mais alta realidade de ordem intelectual e moral.
( V  ) Na visão idealista e dualista fica ausente as questões relativas às classes sociais.
Qual a definição de sentimento de infância (Ariès, 1981) e qual a relação deste sentimento com o surgimento da uma nova função definidora da escola moderna? 
Ariès define o sentimento de infância como consciência sobre a particularidade infantil que distingue adulto e criança. Esse sentimento fez surgir uma nova função para a escola que passou a ser entendida e a funcionar como “um meio de isolar cada vez mais as crianças durante um período de formação tanto moral, quanto intelectual, de adestrá-las, graças a uma disciplina mais autoritária, separando-a da sociedade dos adultos (Tozoni Reis, p. 3-4). 
Por que para Tozoni-Reis “não existe uma função única, consensual, universal da escola”? 
Porque cada grupo social compreende este papel\função da escola segundo seu próprio conjunto de valores e de interesses sociais, culturais e políticos (Tozoni-Reis, p.4). 
Leia com atenção as afirmativas I, II e III a seguir:
A educação escolarizada é um instrumento de equalização, de correção das distorções. Assim, tem o papel social de garantir a construção de sociedades igualitárias, de corrigir essas distorções eventuais.
A educação é uma instituição ligada à sociedade, contribui para a formação dos sujeitos sociais e está a serviço dos interesses que definem e mantém a sociedade capitalista moderna e suas contradições.
“Consiste em uma proposta que parte do desafio de encontrar uma escola que esteja, não a serviço dos grupos dominantes da sociedade no que diz respeito à preservação dos privilégios, mas comprometida com a construção de uma sociedade mais justa i igualitária”.
As afirmações acima definem, respectivamente, a educação como:
Transformadora, redentora e reprodutora
Transformadora, reprodutora e redentora
Reprodutora, transformadora, redentora
Redentora, reprodutora e transformadora
Reprodutora, redentora e transformadora
Alternativa d (Redentora, reprodutora e transformadora).
 
Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações I, II e III em relação ao pensamento de Karl Marx sobre educação:
( V  ) O poder material das classes dominantes expressa-se como poder espiritual na escola.
( V ) A educação igualitária deve basear-se em três elementos essenciais: educação intelectual, educação física e educação politécnica.
( F ) O caráter equalizador da educação na sociedade capitalista pode ser garantido pelo controle governamental do sistema educacional.
 
Saviani (2007) considera o Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova, um documento:
Homogêneo e coerente
Homogêneo e contraditório
Heterogêneo e contraditório
Heterogêneo e coerente
Nenhuma das alternativas anteriores
 
Qual a crítica que os governos das últimas décadas vêm recebendo em relação às políticas públicas de organização e de intervenção no sistema nacional de ensino? 
Flexibilização dos direitos e da responsabilidade do poder público em relação às políticas sociais e, especificamente em relação à qualidade da escola pública, favorecendo o processo de privatização da escola (Tozoni-Reis, p.12).

Outros materiais