Buscar

PRESSUPOSTOS DA ARTE

Prévia do material em texto

"Não basta dizer que a arte deve ser estudada como assunto específico no currículo escolar sem mencionar mais específicamente o que significa buscar a excelência desse ensino. A meta geral do ensino da arte é o desenvolvimento da disposição de apreciar obras de arte, em que a excelência da arte implica dois fatores: a extrema capacidade que têm os trabalhos de arte de intensificar e ampliar o âmbito do conhecimento e experiência humanos e qualidades peculiares dos trabalho artísticos dos quais resulta tal capacidade. Ou, de forma mais resumida, a meta desse ensino é desenvolver nos jovens a disposição de apreciar a excelência nas artes em função da experiência maior que a arte é capaz". Se buscarmos entender qual a maior experiência que a arte pode proporcionar, com base na leitura do texto, aqui, apresentado, diríamos que a opção FALSA é a :
	Os educadores terão que ter ainda na sua qualificação específica um pensamento crítico em relação ao campo da arte.
 Certo	O estudo da arte é única matéria complexa, porque pressupõe compreensão disciplinada e sensibilidade cultivada.
	A observação da obra de arte desenvolve a apreciação estética.
	Os educadores terão que ter como pressuposto básico da sua formação uma qualificação específica para transmitir ao estudante uma compreensão histórica.
	Os estudantes aprendem a sentir a arte, a compreendê-la no seu sentido histórico e apreciá-la esteticamente.
Explicação:
A afirmativa é incorreta porque a Arte é uma disciplina que deve ser valorizada no currículo como todas as outras, e não é a única que trabalha nessa perspectiva.
	Gabarito Coment.			Gabarito Coment.	
 
 Código de referência da questão.2a Questão
"Em determinado período do ensino de arte no Brasil, havia uma tendência para uma aprendizagem concentrada apenas na reprodução de conteúdos, desvinculando-se da realidade social e das diferenças individuais. Os conteúdos eram percebidos e trabalhados como um fim em si mesmos." - Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende Fusari. Metodologias do ensino de Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009, p. 47 (com adaptações)
A concepção de ensino de arte apresentada no fragmento de texto relaciona-se com a pedagogia:
 Errado	Tecnicista-experimental-escolanovista
	Libertadora
	Histórico-crítica-reflexiva
	Inovadora
 Certo	Tradicional
 
 Código de referência da questão.3a Questão
De acordo com a BNCC, algumas dimensões devem ser exploradas na prática pedagógica de ensino da arte e através da arte visando a democratização de acesso aos objetos de conhecimento e desenvolvimento das habilidades com ênfase nas possibilidades de relação e articulação entre as diferentes linguagens. Essas seis dimensões destacadas na BNCC-Arte, que caracterizam as singularidades da experiência artística de forma simultânea e indissociável são:
 Certo	
Criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão.
 Errado	
Musicalização, dramatização, crítica, expressão, reprodução e reflexão.
	
Musicalização, criação, crítica, expressão, fruição e reflexão.
	
Técnica, adestramento, reprodução, expressão, fruição e reflexão.
	
Criação, técnica, reprodução, expressão, fruição e reflexão.
Explicação:
As dimensões citadas na BNCC-Arte são: Criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Essas dimensões são exploradas na prática pedagógica de ensino da arte e através da arte visando à democratização de acesso aos objetos de conhecimento e desenvolvimento das habilidades com ênfase nas possibilidades de relação e articulação entre as diferentes linguagens.
 
 
 Código de referência da questão.4a Questão
Ana Mae Barbosa defende que não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem Arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento criativo, crítico e reflexivo que caracterizam a Arte. Não obstante a essa constatação, na história do ensino da arte no Brasil estiveram presentes diferentes concepções do ensino da arte. Nas opções abaixo marque um X na alternativa que NÃO representa uma postura Tradicional de ensino da arte.
 Errado	As atividades de arte na escola devem iniciar por tarefas de ligar pontos e copiar formas geométricas. A criança não é considerada uma produtora e, por isso, cabe ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deve ser feito.
	A cópia de modelos preestabelecidos como ponto de partida para o trabalho com artes. A produção artística da criança é bem melhor avaliada quanto mais próxima for do original.
	O ensino da arte deve se basear no treino exaustivo e mecânico de habilidades manuais em atividades de tecelagem e bordado.
	Na escola a criança deve ser vista como sujeito passivo que reproduz saberes sobre diversas produções artísticas.
 Certo	Uma proposta adequada do ensino da arte reconhece que é papel da escola promover espaços de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas diversas. Assim, especialistas defendem que crianças e jovens devem conhecer as manifestações culturais da humanidade e da sociedade e também soltar a imaginação e desenvolver a criatividade.
Explicação:
Essa é a opçãoq ue não está relacionada a proposta de ensino tradicional da arte, já que valoriza a livre expressão e o processo de criação do aluno.
 
 Código de referência da questão.5a Questão
O documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovado em 2017 pelo MEC, apresenta uma proposta de currículo nacional comum para todas as escolas brasileiras. No que se refere ao campo de ensino da Arte observamos que:
	
O documento Base Nacional Comum Curricular coloca o ensino da Arte subordinado aos outros campos de conhecimento e com menor ênfase na importância desse campo na educação.
	
O documento Base Nacional Comum Curricular apresenta mudanças específicas em relação ao campo de ensino da arte na escola e retira o componente Dança e Teatro do currículo obrigatório.
 Certo	
O documento Base Nacional Comum Curricular reafirma a importância do ensino da Arte no currículo como campo de conhecimento e de expressão para todos os educandos.
	
O documento Base Nacional Comum Curricular aborda mudanças específicas em relação ao campo de ensino e retira a obrigatoriedade do ensino da Arte nas escolas de ensino fundamental.
	
O documento Base Nacional Comum Curricular não aborda de forma específica o campo de ensino da arte na escola.
Explicação:
O documento Base Nacional Comum Curricular reafirma a importância do ensino da Arte no currículo como campo de conhecimento e de expressão para todos os educandos e apresenta a Arte como disciplina e campo de conhecimento específcio que deve ser trabalhado em todos os anos de escolarização.
 
 Código de referência da questão.6a Questão
Assinale a alternativa CORRETA. Como o professor de artes deve proceder quando, ao encaminhar uma nova atividade pedagógica, o grupo de crianças permanece interessado em uma brincadeira de faz-de-conta?
 Certo	Participa da brincadeira, favorecendo as interações.
	Coloca-se como observador da brincadeira, pois considera ser esse o papel obrigatório do professor, nesse tipo de atividade.
	Favorece a brincadeira, permitindo que o grupo continue brincando sozinho e aproveita o momento para realizar alguns registros.
	Não participa da brincadeira.
 Errado	Direciona o encaminhamento da nova atividade pedagógica, interrompendo a brincadeira de faz-de-conta.
Explicação:
O professor deve atuar como mediador e, ao participar da brincadeira, poderá favorecer novas interações e encaminhamentos.
	Gabarito Coment.			Gabarito Coment.	
 
 Código de referência da questão.7a Questão
Marque a resposta CORRETA que mostra o tipo de ensino que tem como base filosófica a ênfase na prática de um instrumento, no domínio da escrita e na leitura musical, na teoria e história da música. E tem como objetivo central o domínio de habilidades e informações pelo aluno. Para tal, os conhecimentos são transmitidos pelo professor que esperanão ser questionado pelo aluno sobre sua finalidade, sobre o critério de seleção dos conteúdos e conhecimentos transmitidos.
	ENSINO CONSTRUTIVISTA
	ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICA
	ENSINO CENTRADO NA CRIANÇA
	ENSINO MUSICAL MULTICULTURAL
 Certo	ENSINO TRADICIONAL
Explicação:
A tendência pedagógica de Ensino Tradicional de Música é que enfatiza o ensino da técnica e o domínio de um instrumento, da escrita e na leitura musical. O professor é visto como o dono do saber e espera não ser questionado pelo aluno sobre sua finalidade, sobre o critério de seleção dos conteúdos e conhecimentos transmitidos.
	Gabarito Coment.	
 
 Código de referência da questão.8a Questão
Podemos afirmar que , o movimento de Arte/Educação no contexto educacional atual tem como objetivo central:
	Promover experiências diversas e reflexivas que se pautem no desenho como técnica e no domínio da coordenação motora e do desenho de observação.
	Promover experiências diversas que promovam a fragmentação do conhecimento e o domínio de técnicas expressivas.
	Promover experiências para o ensino da História da Arte Antiga.
 Certo	Promover experiências plurais, reflexivas e sensíveis que se pautem no fazer, no apreciar e no conhecer a arte.
 Errado	Promover experiências que articulem o ensino técnico do desenho, o ensino de um instrumento musical e a dança folclórica.
Explicação:
o movimento de Arte/Educação no contexto educacional atual tem como objetivo central prmover a articulação entre experiências que envolvem a produção artística, a fruição estética e a contextualização histórica.

Continue navegando