Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO 5 MEDIAÇÃO DE CONFLITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0057 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 
	
�
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre métodos de resolução alternativas de disputas (RAD) ou ADRs (alternative dispute resolution), pode-se afirmar que:( SENASP/MJ, 2009)
	
	 
	É atribuição do Estado a administração de conflitos interpessoais.
	 
	As RADs não devem ter por finalidade única diminuir o número de processos.
	
	Os meios de Resolução Pacífica de Conflitos são, muitas vezes, denominados ¿meios de resolução alternativa de conciliação¿.
	
	As RADs devem ser encaradas numa dimensão excepcional.
	
	O Estado é imprescindível à pacificação do convívio social.
	
Explicação:
Sobre as alternativas para a resolução da questão, afirma-se,  abaixo;
Não é uma  atribuição  ou finalidade obrigatória do Estado a administração de conflitos interpessoais. A intervenção do Estado surge nas condições, em que a composição de conflitos não se dá de modo voluntário e/ou autoritário.
Os meios de Resolução Pacífica de Conflitos  não se resumem à conciliação.
O Estado pode ser prescindível à pacificação do convívio social, quando as pessoas buscam voluntariamente a composição de conflitos.
As RADs devem ser encaradas com meios a serem difundidos na sociedade, evitando-se excessiva formalização de processos judiciais.
As RADs não devem ter por finalidade única diminuir o número de processos, sendo na verdade ferramentas para uma melhor estruturação da própria sociedade.
 
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Luciana e Paulo são respectivamente autora e réu em um processo judicial. Designada audiência, presidida por um Juiz, as partes acabam celebrando um acordo. No caso o conflito foi solucionado através da:
	
	 
	Consensuação
	 
	Conciliação
	
	Mediação
	
	Arbitragem
	
	Negociação
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Há uma chamada ¿crise do processo¿, que é quase secular, e que tanto nos desencanta com o Judiciário. Só em casos indispensáveis, devemos recorrer aos tribunais para resolver nossas controvérsias. Não apenas pela demora, pela falta de eficiência, mas, sobretudo para alcançar outros objetivos. Dentre os objetivos buscados pela resolução extrajudicial de controvérsia, estão: 1- Conter a crise que vem maltratando o sistema jurisdicional e, conseqüentemente os jurisdicionados, há décadas; 2- Tornar a jurisdição mais democrática, mais justa, mais humana; 3- Aceitar a possibilidade de, através da utilização de métodos alternativos e pacíficos de resolução desses conflitos, conciliarmos nossos interesses e alcançarmos a Paz tão desejada; 4- Resolver nossas controvérsias pacificamente, conciliando nossos interesses e conquistando a Paz, na certeza de sempre estarmos alcançando a verdadeira justiça.
	
	 
	Só são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias as hipóteses mencionados nos números 1, 2 e 3;
	
	Só são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias as hipóteses mencionados nos números 1, 3 e 4;
	
	Nenhuma das hipóteses se aplica as resoluções extrajudiciais de controvérsias;
	
	Só são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias as hipóteses mencionados nos números 2, 3 e 4;
	 
	Todos os objetivos são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as vantagens dos métodos de Resolução Alternativa de Disputa (RAD), marque (C) para certo e (E) para errado.(SENASP/MJ,2009) ( ) Permitem avaliar e adequar os métodos aos temas que motivam a sua procura. ( ) Diminuem a atuação preventiva no que se refere a lides futuras e à relação interpessoal. ( )Viabilizam aumentar o leque de ofertas de métodos cooperativos/não adversariais . ( )Não possibilitam a resolução de conflitos em tempo real. ( ) Ampliam a atuação preventiva no que se refere a lides futuras e à relação interpessoal. A sequencia correta é :
	
	 
	E-E-C-E-C
	
	E-C-E-C-E
	 
	C-E-C-E-C
	
	E-E-C-E-C
	
	C-C-E-E-C
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A mediação e a conciliação tem o intuito de solucionar conflitos, todavia são métodos distintos consensuais. 
Na mediação, não existe processo judicial, é a busca pela resolução do conflito começa antes mesmo de se formar um processo, de forma preventiva, ou seja, uma forma de tentar solucionar os conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, promove o diálogo entre as partes, para que elas estabeleçam a melhor solução para o problema.
O mediador pode ponderar, comentar, juntamente com as partes, com a intenção encontrar melhor opção para resolver o problema. Sua função é tão somente a de favorecer o diálogo, para a resolução dos conflitos que diz respeito às próprias partes, que a viabilizarão.
A conciliação ela pode ser aplicada na esfera extrajudicial e judicial é uma técnica consensual de resolução do conflito. Sendo a conciliação extrajudicial esta ocorre em sessão de conciliação na qual as partes concordam com que foi ajustando da forma mais conveniente, assinam o termo do acordo e encaminham petição ao Judiciário com pedido de homologação do acordo para que o Juiz analise.
A conciliação judicial, o processo já existe, mas o juiz pode intimar as partes para a conciliação na fase pré-processual, seja antes da citação ou entre a citação e o provimento jurisdicional.
Quanto as distinções da mediação e da Conciliação somente é correto afirmar que:
	
	 
	A principal distinção entre os dois mecanismos reside nas partes  e devem ser levadas ao Poder Juciaiário para homologação.
 
 
	 
	A principal distinção entre os dois mecanismos não reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais.
 
	
	A distinção é que a mediação não precisa de um terceiro para auxiliar e solucionar o conflito mas a conciliação sim.
	
	A principal distinção entre os dois mecanismos  reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais.
	
	Os dois métodos se distinguem pois o primeiro sempre se dará na esfera municipal e o segundo na esfera federal.
	
Explicação:
A principal distinção entre os dois mecanismos não reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais, conduzindo a negociação entre as partes, dirigindo o procedimen→¿,masabstendo-sedeassessorar,aconselhar,emitiroπniãoede∝orfórμlasdeacord⊙
A mediação e conciliação por diversas vezes se assemelham, mas existem distinções entre esses dois conceitos. A grande diferença entre esses métodos é a forma em que o terceiro atua um intervindo mais na busca de soluções, ou seja, conciliando e o outro com operação de forma mais sutil, abrindo caminho para que as próprias partes estabeleçam o entendimento, mediando.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que NÃO se aplica ao conceito de mediação:
	
	 
	Parcialidade do mediador.
	
	Postura voluntária.
	
	Consensualidade entre as partes.
	
	Resolução de conflitos.
	
	Facilitação de diálogo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As habilidades que os negociadores utilizam depende do tipo de negociação que será realizada, do método e das estratégias empregadas. No entanto,existem algumas habilidades que todo negociador deve ter, independente da situação. Indique qual item NÃO corresponde a uma dessas habilidades.
	
	 
	Intransigência
	
	Criatividade
	
	Excelente comunicação
	
	Flexibilidade
	
	Capacidade de observação
	
Explicação:
A intransigência é contrária ao próprio espírito da negociação. As partes devem estar dispostas a ouvir, ponderar os argumentos e propostas da outra parte e, se for o caso, estar dispostas a ceder em determinados pontos para que todos saiam satisfeitos com a negociação.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A negociação pode ser explicada como :
	
	 
	encontrar posições comuns para chegar a um acordo
	
	determinar decisões para estabelecer um acordo
	
	avaliar decisões de uma das pessoas na discussão
	
	um terceiro que decide as questões do conflito
	
	uma estratégia para que uma opinião seja a aceita

Continue navegando