Buscar

Fórum filosofia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO DE PARACAMBI 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS 
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB 
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Atividade: Atividade Avaliativa Fórum
Polo: Paracambi
Disciplina: Filosofia e Ética Coordenador: Ozanan Carrara 
Diante da crise que o sistema prisional Brasileiro atravessa a restrição à liberdade tornou-se apenas um meio de retirar o indivíduo da sociedade. No entanto, o confinamento ocioso em nada contribui para o processo de ressocialização do preso. Na verdade, somado a ineficiência do Estado em manter direitos mínimos como: higiene, saúde, alimentação e segurança dentro das prisões o confinamento só produzira indivíduos mais violentos.
Há de se destacar que o poder financeiro do tráfico de drogas, que servirá para o suprimento de um sentimento de pertencimento e acesso a recursos materiais, aumentará sua capacidade de recrutamento e cooptação. É necessário, portanto que o Estado intervenha nessa capacidade de aliciamento e que resultará no declínio desses grupos, reduzindo o número de criminosos e consequentemente, a população carcerária, facilitando a humanização do sistema penitenciário e o reforço nos processos de ressocialização dos apenados.

Continue navegando