Buscar

Apol 1 Teoria conhecimento e comunicação resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria do Conhecimento
Do mesmo modo como há muitos modos de apreensão (intuição sensível-empírica, intelectual, etc.), há várias abordagens de como o próprio processo de apreensão se dá. A partir da fenomenologia, a apreensão acontece:
Nota: 0.0
	
	A
	Por representações (imagens mentais), que funcionam como “pontes” entre o que está “dentro” e “fora” de nós.
	
	B
	Pelo cogito cartesiano, consciência incorpórea que apreende o entorno por meio da razão, aprioristicamente (tal qual para os racionalistas).
	
	C
	A consciência é sempre “consciência de...”, ou seja, por meio da intencionalidade (uma espécie de atenção focada).
Para a fenomenologia, que busca superar o empirismo e o racionalismo, sensação e percepção são a mesma coisa, pois, não sensações parciais que se organizariam como percepção de um único objeto. Para Husserl (2006), a superação da dicotomia entre sujeito e objeto se dá a partir da ideia da intencionalidade, na qual a consciência é sempre “consciência de...”; quer dizer, a consciência do sujeito (e, então, o próprio sujeito) é feita sempre por meio da relação com os objetos. Não há mais, assim, “dentro” (o sujeito) e “fora” (os objetos), pois tanto o sujeito se dá na própria relação com os objetos, quanto eles só se dão através da “intenção” dele. O ser ou essência da consciência é o de ser sempre consciência de, a que Husserl dá o nome de intencionalidade. A consciência é um ato intencional e sua essência é a intencionalidade”.
	
	D
	Apreendemos o entorno intuitivamente, pelos cinco sentidos, tal qual pela abordagem empirista.
	
	E
	A consciência é algo solto, baseada no pensamento filosófico apresentado na Idade Moderna.
Questão 2/5 - Teoria do Conhecimento
Sobre os diferentes tipos de conhecimento e o conhecimento científico, podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Construímos nossa concepção de realidade social a partir do conhecimento filosófico e científico, pois apenas o estudo dessas áreas nos permite explicar o mundo à nossa volta.
	
	B
	As ciências sociais, desde o seu surgimento, utilizam-se dos mesmos procedimentos metodológicos das ciências naturais, pois estes permitem a elaboração de verdades incontestáveis.
	
	C
	O método científico compreende um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento e verificar os resultados alcançados.
Você acertou!
O Conhecimento Científico baseia-se no método (conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento e verificar os resultados alcançados) e representa a possibilidade de verificação. Para Lakatos e Marconi (1991, p. 20) “Um pensamento racional, objetivo, lógico e confiável [tem] como particularidade o ser sistemático, exato e falível, [...] submetido à experimentação para comprovação de seus enunciados e hipóteses , procurando-se as relações causais; destaca-se, também, a importância da metodologia que, em última análise, determinará a própria possibilidade de experimentação.” (LAKATOS; MARCONI, 1991, p. 20).
	
	D
	Por não necessitar de comprovação ou verificação, o conhecimento científico representa um pensamento racional, objetivo, lógico e confiável que tem como particularidade o ser sistemático, exato e infalível.
	
	E
	A filosofia apresenta uma concepção de realidade baseada, apenas, no pensamento do pensamento científico. 
Questão 3/5 - Teoria do Conhecimento
A produção do conhecimento se dá na relação entre o sujeito (que pretende conhecer) e o objeto (que será conhecido). Sobre essa relação é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Do ponto de vista político, temos consciência de vivermos imersos em relações sociais e a cidadania nos permite agirmos a partir de nossos direitos e deveres, e de nos relacionarmos com as diferentes esferas de poder.
Você acertou!
O sujeito do conhecimento não existe de forma pura, isolada do sujeito psicológico, o indivíduo. Assim, enquanto o sujeito cognitivo compreende e raciocina, o sujeito psicológico sente e se expressa por meio das emoções.
	
	B
	O conhecimento humano é construído de maneira independente da história, não sendo determinado pela ação humana ou por fatos isolados, o que permite que possamos conhecer todas as coisas.
	
	C
	Podemos afirmar que o sujeito do conhecimento existe de forma pura e que a questão psicológica, individual não interfere na apreensão do conhecimento.
	
	D
	Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade puramente racional e não-subjetiva,  dotada do poder de análise, síntese e representação.
	
	E
	Do ponto de vista filosófico, não é possível desenvolvermos a consciência de vivenciarmos qualquer tipo de relação social, não havendo, assim, formulação de direitos na sociedade. 
Questão 4/5 - Teoria da Comunicação
A comunicação por vezes, não deve deixar de lado as potenciais oportunidades quando procede de maneira insensível à epistemologia e é refratária ao conhecimento das demais ciências. Isto significa dizer que:
Nota: 20.0
	
	A
	A comunicação por exclusão, abre mão das diversas ciências em prol da sua concordância epistemológica da sua própria área que se inicia e termina em si mesma.
	
	B
	A comunicação deve abarcar o conhecimento das demais áreas sociais, como sociologia, filosofia e antropologia justamente para tentar compreender o ser humano, neste caso, público de suas ações de maneira mais aprofundada.
Você acertou!
Letra (b). A comunicação tem a eminente preocupação em se apropriar de informações das mais diferentes áreas do conhecimento, para tentar explicar situações que por conta própria, não possui um rol de conceitos que respondam aos contextos propostos.
	
	C
	Os processos comunicacionais têm suas próprias respostas dentro de suas considerações, teorias e paradigmas.
	
	D
	Nenhuma ciência empresta conhecimento para complementação dos paradigmas comunicacionais.
	
	E
	Apenas a sociologia serve de referencial e escopo teórico para as conceituações complementares das referências comunicacionais.
Questão 5/5 - Teoria da Comunicação
O estudo da comunicação enquanto objeto de pesquisa, deve ter uma aproximação muito grande com a realidade, justamente porque:
Nota: 20.0
	
	A
	A teoria quando bem aplicada, garante o perfeito entendimento da prática retórica.
	
	B
	Por ser de mão-única, a relação teórico-prática por si só, já estabelece as conexões necessárias para a compreensão.
	
	C
	Uma teoria quando não aplicada à prática ainda assim, problematiza, instiga, formula e responde questões práticas.
	
	D
	A realidade cotidiana garante a manutenção da praticidade e da capacidade de gerar resultados práticos das teorias desenvolvidas na academia
Você acertou!
Letra (d): a teoria aliada à prática cotidiana, favorece o conhecimento da matéria, gerando melhores resultados na sua aplicabilidade.
	
	E
	A teoria isolada da empiria, contenta-se com circuitos fechados e estabelece e comprovas os paradigmas do aprendizado.

Outros materiais