Buscar

AVALIAÇÃO RESPIRATÓRIA

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO RESPIRATÓRIA/ SEMIOLOGIA 2/ PROF.
 PRESTO,B;L. Fisioterapia Respiratória: Uma nova visão. 2°ed.Rio de janeiro, 2005.
1- Anamnese: QP,HDA,HDP,HS,HF,Exame físico e exames complementares.
2- Achados Clínicos:
a) TOSSE: É o reflexo de defesa onde o organismo expulsa substãncias estranhas da árvore brônquica.Pode ser:
seca ou produtiva; eficaz ou ineficaz.
Aspecto: fluida,espessa ou viscosa;
Coloração:esverdeada,amarelada,purulenta,sanguinolenta,acastanhada,espumosa.
Quantidade:grande,médio ou pequeno volume.
OBS.: As características indicam algumas doenças:(produtiva:bronquites,pneumonias,tuberculose; secreção com presença de rajadas de sg-HEMOPTÓICOS-evidenciam lesões do eptélio da traquéia ou brônquios como na tuberculose; coloração esverdeada ou amarelada indicam infecções bacteriana; colorações esbranquiçadas estão ligadas a processos alérgicos ou viróticos em consequência do fumo ou poluição; a tosse seca pode indicar processos inflamatórios em fase inicial, insuficiência cardíaca esquerda,pleurites, câncer ou asma.).
FASES DA TOSSE:
irritativa:Ocorre um estímulo nas vias aéreas , os impulsos aferentes são levados até o bulbo(centro da tosse), desencadeando o reflexo.
Inspiração:São estimulados os músculos ventilatórios inspiratórios, gerando uma inspiração profunda.
Compressiva:leva 0,2s, a glote se fecha e gera uma elevação da pressão pulmonar, ocorre uma contração involuntária dos músculos ventilatórios expiratórios.
Expulsiva:a glote se abre,houve uma aceleração do fluxo expiratório, ocorre a expectoração..
b) DOR TORÁCICA: Deve-se localizar e definir o tipo de dor.
DISPINÉIA: Sensaçao de falta de ar. Pode ser classificada em: pequeno,médio ou grande esforço.Nas mudanças de decúbito podem ser classificadas da seguinte forma:Ortopnéia-
ocorre na posição reclinada(insuficiência cardíaca congestiva); platipnéia-ocorre na posição ortostática(má formação arteriovenosa); trepopnéia- ocorre em decúbito lateral( patologias pulmonares unilaterais como derrame pleural).
Alguns autores classificam a dispnéia deacordo com a ESCALA DE BORG:
6 14
7 muito,muito leve. 15 pesado
8 16
9 muito leve 17 muito pesado
10 18 
11 razoavelmente leve 19muito,muito pesado
12 20
13 algo pesado
CIANOSE: Cor azulada de pele e mucosas devido a redução da saturação de hemoglobina circulante no sangue.Considera-se periférica ou central.
Central- aumento da dessaturação de hemoglobina que circula no sg arterial.O consumo de O2 no tecido é normal, porém algo contribui para dessaturação.
Periférica-deficiência de oxigenação nos caplares.
3- Sinais vitais:FC, FR, PA, Temperatura
4-Exame físico:
a) Inspeção da musculatura: diafragma,intercostais externos,ECOM,escaleno.
b) Padrão ventilatório: apical, costo-diafragmático ou misto.Existem ainda os padrões patológicos: Cheyne-Stokes, Biot, Kussmaul,ventilação apnêustica,Gasping,Ventilação paradoxal.(transparência com os desenhos).
Palpação:tem por objetivo investigar a estrutura da parede torácica(pele,ossos, músculos,
expansibilidade(transparência),
frêmito toracovocal(observar por meio da palpação as vibrações produzidas no tórax quando o paciente emite um som.O avaliador deverá pousar as duas mãos no tórax do paciente enquanto este pronuncia palavras anasaladas como:trinta e três, mamãe.Compara-se a vibração de um hemitórax com o outro.Pode estar: normal,aumentado,reduzido ou ausente).
d) Percussão:tecnica utilizada para avaliar o tecido pulmonar por meio de percussões que geram um som e uma vibraçã palpável.deve ser utilizada de forma comparativa.(trasparência de percussão dígito digital)O som normal é claro,atimpânico ou som claro pulmonar.Pode apresentar:submacicez ou macicez- diminuição ou ausência da sonoridade;ou hipersonoridade e som timpânico.
e)ausculta pulmonar:pc sentado em posição confortável, com o tórax desnudo, a ventilação deve ser feita se possível pela boca. As regiões auscultadas são: anterior, posterior e lateral de forma comparativa.(transparência de ausculta para sabermos os pontos).Os ruídos podem ser: fisiológicos(murmúrio vesicular) ou patológicos(adventícios).OBS.: diferenças entre eles, explicado em sala de aula e notações n caderno.
f)Tipo de tórax: assimétrico, escavatum, carinatum,tonél,escoliótico(transparência)
g)Nível de consciência:acordado,sonolento,torpor ou coma.Em anexo, deacordo com MAGEE.Usa-se a tabela de Glasgow (anexo) ou a escala de Ramsay ou escala de sedação (anexo).
ESCALA DE RANSAY:
GRAU 1- ANSIOSO, AGITADO, INQUIETO
GRAU 2- COOPERAIVO,ORIENTADO, TRANQUILO
GRAU 3-DORMINDO RESPONDENDO A ESTIMULOS
GRAU 4-DORMINDO RESPONDENDO COM LENTIDÃO
GRAU 5-DORMINDO RESPONDENDO A ESTIMULOS DOLOROSOS POTENTES
GRAU 6-SEM RESPOSTAS, ANESTESIADO

Continue navegando