Buscar

TOP ESP EM LIDERANÇA E COACHING AVA2 CAROLINA CAMARGO LIMA

Prévia do material em texto

Nome: Carolina Camargo Lima
Matrícula: 20151106829
Título do artigo: O Papel do Coaching dentro da organização 
Link: http://www.firb.br/editora/index.php/teste/article/view/35/39 
De acordo com o artigo lido, entende-se que o ambiente organizacional de determinados países da América do Norte, da Europa e da Ásia adotaram a prática do coaching para o desenvolvimento e o consequente crescimento de seus colaboradores internos. O artigo explica de forma clara o papel principal do coach nessas organizações e as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do mesmo. 
O coach pode ser entendido como um facilitador no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades do colaborador e vale ressaltar que a prática do coaching vem crescendo no Brasil, através de buscas por palestras, cursos, entre outros meios para maior um maior esclarecimento e exercício dessa prática.
Segundo o artigo, o conceito de coach é demasiadamente antigo quanto à humanidade. Desde os conceitos mais antigos, a definição de coach é unânime no que diz respeito à capacitação de habilidades, maximização do potencial e constante aprendizagem para um melhor desempenho.
É citado também a diferenciação de outros processos que são utilizados, como treinamentos e mentoring, cada qual com seus objetivos específicos. 
Nos dias atuais, mais do que nunca, o papel do coach é imprescindível nas organizações. Pois as mesmas enfrentam constantemente mudanças constantes de panoramas e tecnológicas, e diante deste cenário atuação do coach em “segurar” e desenvolver colaboradores com potencial é necessária e um gigantesco diferencial no mercado. 
Entende-se também que determinada organização precisa fazer um diagnóstico com certa frequência com base no desempenho de seus colaboradores para averiguar se o coach será requisitado.
O desenvolvimento da prática de coaching possui como alicerce a confiança que deve ser firmada entre o profissional de coach e o seu cliente, pois assim um relacionamento honesto e confidencial se estabelece e o feedback do coach torna-se de fato eficaz para o crescente aprendizado e crescimento do cliente. 
Algumas organizações utilizam formas de desenvolver seus colaboradores por meio de líderes que tornam-se coaches, adotando esta prática no dia-a-dia da própria organização. Alguns modelos de liderança direcionados no processo de coaching são citados e explicados no artigo. 
O líder coach no ambiente organizacional forma profissionais mais capazes e qualificados para exercerem seus papéis nas organizações nas quais estão inseridos e para determinado objetivo seja atingido, deve conhecer bem cada um de seu time pois assim saberá em quais pontos trabalhar com mais afinco e quais desenvolver para o constante melhoramento do desempenho futuro. 
Pode-se concluir que o papel do coach nas organizações é o de facilitador do entendimento e avanço das capacidades de seus clientes, identificando potenciais, habilidades e pontos a serem melhorador não vistos pelos mesmos e os ajudando e aconselhando como agir para alcançar determinados objetivos estipulados.
Pode-se dizer que as diferenças entre um líder de um coach são, o líder atua de forma abrangente, sem utilizar o seu foco em ferramentas para o desenvolvimento de potenciais específicos de cada membro de sua equipe. Já o coach atua de forma personalizada e individual, identificando e capacitando as habilidades e pontos a serem melhorados de seu cliente. Outra diferença a ser considerada é o aspecto pessoal, o coach possui determinadas ferramentas para o crescimento pessoal de seu cliente, que reflete diretamente no aspecto profissional, já que o indivíduo se sentirá mais confiante e motivado. Mais uma diferença é o relacionamento mais profundo e de total confiabilidade estabelecido entre o coach e o cliente.

Continue navegando