Buscar

Relatório fisica II Papel monolog

Prévia do material em texto

Introdução
Entre os diversos recursos à disposição dos pesquisadores para o desenvolvimento da ciência, sem dúvida alguma, os gráficos ocupam uma posição de destaque. Em vez de olhar para uma tabela com um conjunto de medidas realizadas, o cientista olha para o gráfico traçado a partir dessas medidas e percebe o comportamento geral das grandezas físicas envolvidas naquela particular medição. Se você fizer um exame do seu coração, verificará que o resultado é um gráfico chamado de “eletrocardiograma”, cuja análise permite ao médico ter informações sobre o funcionamento desse órgão. Portanto, através da “leitura” de um simples gráfico o médico, ou o cientista, ou o estudante, pode “compreender” o que está acontecendo com aquelas grandezas medidas. O uso de gráficos na Física é tão importante quanto o conceito de função na Matemática. Sua utilização na representação de fenômenos permite ilustrar propriedades importantes. Um gráfico serve, entre outras coisas, para mostrar a conexão entre duas ou mais grandezas físicas, sendo uma representação visual do modo como umas variam em relação às outras.
Papel de gráfico Monolog
Esse tipo de papel é utilizado quando são apresentadas grandezas físicas que variam exponencialmente e o desejo é de obter uma linearização da curva. Quando essa curva é construída em papel milimetrado, temos a figura de uma curva exponencial. Para a Ciência Física o que interessa é a parte que a grandeza varia linearmente, por isso utilizamos um papel que tem uma escala conveniente, tendo a vantagem de facilitar a determinação dos parâmetros. O papel de gráfico monolog é assim chamado porque a escala do eixo dos Y é logarítmica enquanto a escala do eixo dos X é decimal, como no caso do papel milimetrado. Da definição de logaritmo, fica claro que essa escala contempla somente valores positivos de uma grandeza. Entretanto, devemos observar que essa escala admite pontos à esquerda da origem quando os valores da grandeza são encontrados entre zero e um. A grandeza física que necessita utilizar papel monolog na construção e obtenção de uma reta obedece à equação Y = f (x) = K e- A X .
Papel de gráfico Dilog
Esse tipo de papel é utilizado quando são apresentadas grandezas físicas que variam com uma função de 2º grau, como por exemplo, Y = X², e se deseja obter uma linearização da curva. Quando essa curva é construída em papel milimetrado, temos a figura de uma curva conhecida pelo nome de parábola. Para a Ciência Física o que interessa é a parte que a grandeza varia linearmente, por isso utilizamos um papel que tem uma escala conveniente, tendo a vantagem de facilitar a determinação dos parâmetros. O papel de gráfico dilog é assim chamado porque a escala do eixo dos Y e a escala do eixo dos X são ambas logarítmicas. Da definição de logaritmo, fica claro que essa escala contempla somente valores positivos de uma grandeza. Entretanto, devemos observar que essa escala admite pontos à esquerda da origem, quando os valores da grandeza são encontrados entre zero e um.
São utilizados para linearizar funções exponenciais do tipo Y= .
O coeficiente angular ( A’ ) é obtido dos pontos (,) e ( do gráfico , a partir de :
A’==
Y’ = In (Y)
Y= In Y = In () = InA + In , resultando em:
In (Y)= InA + BX (equação da reta: Y=A+BX)
No papel dilog: Y= , linearizando a equação temos:
Log (Y) = log () = log (A) + log ()
Log (Y) = log (A) +Blog (X) Y’ = A’ + B’X’ assim:
Y’= log (Y)
X’ = log (X)
A’ = log(B)
B’= A
Método manual para realização da linearização de gráficos monolog e dilog , onde nessa pratica foi utilizado um software (Excel) que realizou a linearização e a plotagem dos gráficos.
Objetivo
Conhecer técnicas e normas para construção de gráficos em papel Monolog e em papel Dilog
Aprender noções de apresentação de gráficos com eficiência e objetividade.
Procedimento experimental
3.1 Materiais utilizados
Foi utilizado um software de computador ( Excel).
3.2 Procedimento do relatório
Passo 1 : Explicação da utilização e diferenças do papel monolog e dilog;
Passo 2: Plotagem do gráfico no software Excel baseado na tabela 1 ,aplicando primeiramente a técnica do papel monolog e logo após utilizando a técnica do papel dilog ,onde foram observadas suas diferenças;
Passo 3: Plotagem do gráfico no software Excel baseado na tabela 2 ,aplicando primeiramente a técnica do papel monolog e logo após utilizando a técnica do papel dilog , onde foram observadas suas diferenças.
Resultados e discussões
Tabela 1: Dados do número de espécies e da idade da Terra.
	Espécies
(número)
	Tempo
(milhões de anos)
	10
	10.000
	20
	100.000
	40
	400.000
	60
	1.000.000
	80
	3.000.000
	100
	6.000.000
	120
	10.000.000
	140
	100.000.000
	160
	300.000.000
	180
	500.000.000
Gráfico Monolog gerado pelo software Excel referente a tabela 1.
Gráfico dilog gerado pelo software Excel referente a tabela 1.
Tabela 2: Dados de uma experiência com comportamento não-linear.
	Distância (cm)
	Peso (g)
	1,5
	4,4
	21,2
	33,6
	55,8
	96,1
	303,1
	404,2
	551,2
	1084,1
	1002,7
	3111,3
	4215,5
	9065,4
Gráfico Monolog gerado pelo software Excel referente a tabela 2.
Gráfico dilog gerado pelo software Excel referente a tabela 2.
Conclusão
Esta experimento deixou claro a importância da linearização de um gráfico e a dificuldade da realização desse procedimento ,onde para evitar esse trabalho existe o papel monolog e o papel dilog ,onde no papel monolog o eixo das abcissas tem uma escala linear e o eixo das ordenadas tem escala logarítmica de base 10, enquanto no dilog ambos os eixos tem escala logarítmica de base 10, mas  nesse relatório apenas foi pedido a linearização dos gráficos através do software Excel devido a dificuldade de encontrar esse tipo de material no mercado. 
Referências 
Construção de Gráficos e linearização. Disponível em http://www.joinville.udesc/portal/professores/cinelli/materiais/apostila.graficos.pdf . Acesso em :20 de maio de 2018.
MENEZES, Menilton. “Construções de Gráficos em Papel Monolog”. Disponível em http://www.avesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09544026082013Fisica.basica.esperimental.aula02.pdf . Acesso em: 20 de maio de 2018.
MENEZES, Menilton. “Construções de Gráficos em Papel Monolog”. Disponível em http://www.avesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09544026082013Fisica.basica.esperimental.aula03.pdf . Acesso em: 20 de maio de 2018.

Continue navegando