Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional Avaliação Final (Objetivas)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:423094) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8265730
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova: Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	A Administração por Objetivos (APO), segundo Chiavenato (2011, p. 226), funciona como "um sistema dinâmico que procura integrar as necessidades da companhia e definir seus alvos de lucro e crescimento com a necessidade de o gerente contribuir e desenvolver-se. É um estilo de gerência exigente e recompensador". Para o autor, o funcionamento de um programa de APO requer alguns cuidados. Referente a esses cuidados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Revisão crítica dos planos estratégicos e táticos da companhia.
(    ) Estabelecimento para cada gerente dos resultados-chave e padrões de desempenho que ele precisa atingir.
(    ) Criação de um plano de melhoria da função que permita mensurar a contribuição de cada gerente para o alcance dos objetivos da companhia. 
(    ) Proporcionar condições que permitam atingir o controle dos funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - V - F - F.
	c)
	V - V - V - V.
	d)
	F - F - F - V.
	2.
	Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Partindo das características das organizações organicistas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
(    ) Desenho de cargos baseados nos princípios de complementariedade. 
(    ) O conhecimento é pré-requisito para o desenvolvimento das atividades.
(    ) Valorização das comunicações ascendentes, de baixo para cima, e das organizações informais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - V - V.
	3.
	Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram se alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), para se ter uma ideia, existem três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir:
I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.
III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.
IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões.
V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	a)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	"A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos. Ao longo dos anos ela passou por grandes transformações e agora enfrenta a forte turbulência da Era da Informação" (CHIAVENATO, 2014, p. 579). Sobre os principais desafios a serem superados pelas empresas na Era da Informação, analise as sentenças a seguir:
I- A nova economia é interligada em rede, integrando moléculas em grupos que são conectados a outros para criar riquezas. As novas estruturas organizacionais em rede são horizontalizadas e conectadas pela internet. Há o rompimento das fronteiras entre empresas, fornecedores, clientes e concorrentes.
II- As funções de intermediário entre produtores e consumidores estão sendo fortalecidas pelas redes digitais e pelo comércio eletrônico. As informações são on-line e proprietários e compradores se conectam entre si com a ajuda de intermediários.
III- O imediatismo torna-se o elemento propulsor da atividade econômica e do sucesso empresarial. A nova empresa é uma empresa em tempo real.
IV- A nova economia é uma economia global, mundial e planetária. As organizações globais e as empresas internacionais estão na pauta. Negócios e conhecimento não conhecem fronteiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	a)
	Somente a sentença II está correta.
	b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	"A globalização se caracteriza pela integração crescente de todos os mercados (financeiro, de produtos, serviços e mão de obra), bem como dos meios de comunicação e transporte de todos os países do planeta" (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p. 504). Sobre os principais efeitos da globalização, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
	a)
	Barreiras alfandegárias crescentes; avanços tecnológicos e de comunicação; oportunidade de trabalho em diferentes Estados; estabilidade financeira e econômica.
	b)
	Aumento das importações e exportações; trânsito livre internacional de pessoas; distribuição igualitária dos ganhos entre as matrizes e células das multinacionais; difusão da tecnologia.
	c)
	Eliminação das fronteiras físicas; regionalização de blocos econômicos; fuga de capital dos países; aumento do colchão social; aumento do emprego e do crescimento econômico.
	d)
	Integração entre países; diluição das fronteiras; aumento do comércio mundial; crescimento e desenvolvimento da economia dos Estados; aumento da desigualdade e do desemprego.
	6.
	Ao adotar o princípio da função administrativa da divisão do trabalho surgiu o grande dilema da Escola Neoclassíca. Com um rápido crescimento das organizações, criou-se a necessidade da departamentalização (RICHTER, 2016). Os principais tipos de departamentalização são: por funções, por produtos e/ou serviços, por localização geográfica ou territorial, por projetos ou clientes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Departamentalização por produtos.
II- Departamentalização territorial.
III- Departamentalização por projetos.
IV- Departamentalização por funções.
(    ) A característica central está em sua concepção e implantação a partir das funções que serão necessárias para a existência organizacional. O princípio da divisão do trabalho foi um grande incentivo para a adoção deste modelo por parte das organizações consideradas racionais.
(    ) A característica é sua organização em função da necessidade em evidenciar a localizaçãogeográfica de setores ou departamentos. É utilizada por organizações com vastas áreas geográficas de atendimento.
(    ) A característica é a viabilidade em efetuar os controles e acompanhamentos com relação ao desempenho de cada grupo de cliente, gerando, assim, a possibilidade, por parte do gestor, de efetuar as correções em função da necessidade do mercado.
(    ) A característica é sua utilização em grandes empresas, pois demandam um tempo maior em sua execução em função de envolver obras e equipamentos de grande porte, gerando assim, uma dinâmica diferenciada no processo de gestão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	a)
	III - I - IV - II.
	b)
	IV - II - III - I.
	c)
	III - I - II - IV.
	d)
	IV - II - I - III.
	7.
	O benchmarking, de forma resumida, é a observação das melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Partindo dos princípios básicos do benchmarking, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O benchmarking só é útil se pudermos manter uma analogia com os processos de nossa organização.
(    ) Além de obter índices de desempenho, é necessário, e muito importante, levantar dados sobre os processos que levam aos resultados. 
(    ) Para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as reais necessidades da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra.
(    ) Na análise do ambiente interno é que o administrador consegue verificar as oportunidades da empresa, bem como as ameaças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	F - V - F - V.
	8.
	O estruturalismo na Teoria Organizacional é o resultado da influência das mais diversas correntes do estruturalismo em outras áreas do conhecimento. Organização formal e informal, recompensas materiais e sociais, os diferentes enfoques da organização e os níveis da organização são alguns dos aspectos organizacionais tratados pelo estruturalismo. Sobre os níveis organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível Técnico.
II- Nível Gerencial.
III- Nível Institucional.
(    ) Considerado o intermediário, tem como função seguir as ordens do nível mais elevado, em resumo, transforma as estratégias em ação.
(    ) Dá-se por meio das perspectivas operacionais, realizado em curto prazo e segue uma determinada rotina.
(    ) O nível que define as estratégias e as perspectivas a serem adotadas em um longo prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - I - III.
	b)
	III - I - II.
	c)
	I - II - III.
	d)
	II - III - I.
	9.
	Mudança pode ser considerada uma situação para outra em um pequeno espaço de tempo, implicando a ruptura, transformação, perturbação e interrupção de um determinado sistema. No mundo moderno, a organização está em constante transformação, sendo necessária uma mudança de contraste, adaptação, renovação e revitalização (CHIAVENATO, 2011). 
Sobre a mudança organizacional assinale a alternativa correta:
Fonte: Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	a)
	A mudança tem suas etapas previsivelmente planejadas, sendo que as forças ambientais internas provocam esse processo em prol da empresa se proteger do fenômeno da globalização.
	b)
	A mudança tem suas etapas bem definidas. A realização da mudança interna é necessária quando se percebe as forças ambientais externas.
	c)
	A mudança tem suas etapas fluidas, a missão, os objetivos, planos, problemas e necessidades refletem à garantia da empresa no mercado, esse muito competitivo com a globalização.
	d)
	A mudança não tem suas etapas bem definidas, sendo que quando necessária deve-se estar ciente à movimentação dos concorrentes e clientes.
	10.
	A Revolução Industrial foi um dos grandes influenciadores da Ciência da Administração. Esse evento teve como destaque a invenção de James Watt - a máquina a vapor -, que veio a ser adotada como gerador de energia. Até então, as máquinas eram, primordialmente, movidas à tração animal ou à força das águas em moinhos. A adoção da máquina a vapor no processo produtivo causou um impacto significativo nos processos de trabalho, modificando estruturas sociais e comerciais, vindo a ser chamada de a primeira grande Revolução Industrial, que passa de um modelo artesanal e/ou mecânico, para um processo de produção industrial e em larga escala na Inglaterra (RICHTER, 2016, p.7). Sobre a Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir:
I- Tanto a primeira (1780 a 1860) quanto a segunda (1860 a 1914) Revolução Industrial foram responsáveis pela aceleração no crescimento e desenvolvimento dos processos produtivos.
II- Na primeira Revolução Industrial, os transportes e as comunicações utilizaram a navegação a vapor e logo em seguida surgiram as hélices que substituíram as rodas propulsoras, que foram utilizados em larga escala. 
III- Na segunda Revolução Industrial houve a mecanização da indústria e agricultura, os destaques ficam para as: máquina de fiar, o tear hidráulico, o tear mecânico e o descaroçador de algodão.
IV- Na segunda Revolução Industrial surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada. Neste momento novos modelos organizacionais começam a surgir.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Nesse sentido, gerenciar o volume de informações produzidas pelas organizações é um dos assuntos mais importantes nas operações de planejamento e controle. Portanto, é importante que todas as informações relevantes que estão dispersas na organização sejam reunidas.
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias táticas operacionais. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética:
Uma empresa familiar que produz equipamentos agrícolas está planejando ampliar sua linha de produtos. Hoje, os controles operacionais da empresa são manuais e não há integração entre os departamentos. O proprietário da empresa acredita que a implantação de recursos tecnológicos poderá propiciar sucesso na expansão pretendida.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A implantação de um programa ERP (Enterprise Resource Planning) por essa empresa tornará as operações mais eficientes e rápidas, facilitando o planejamento, o controle e a tomada de decisão.
PORQUE
II- O programa ERP proporcionará à empresa integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenagem de informações de negócios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2009) Leia o texto: Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidentedo grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários. Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?
	a)
	Comportamental.
	b)
	Contingencial.
	c)
	Clássica.
	d)
	Sistêmica.
Parte inferior do formulário

Continue navegando