Buscar

ATUALIDADES em educacao ciclo 2

Prévia do material em texto

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso de Licenciatura em Pedagogia 
Disciplina de Atualidades em Educação e diversidade
Docente – Jucilene Galvão
Discente – Marlene Joana dos Santos
RA: 1178297
Atividade 1/Portfólio – Ciclo 2 de Aprendizagem
 Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula.
A escola é um espaço onde a diversidade esta presente, pois cada aluno possui uma cultura diferente. Muitas vezes, o docente encontra dificuldade para ordenar essa mistura de culturas, valores, mitos, crenças, hábitos e modo de viver, sendo afros descendentes, negros, indígenas ou não. As diferenças culturais sejam elas, étnicas, de gênero, orientações sexuais, religiosas, se fazem presentes em todas as suas formas e modos de expressão em nossa sociedade. A educação no âmbito escolar é uma ferramenta para trazer equidade ou lidar com as diferenças.
A cultura escolar predominante em nossas instituições educativas é embasada fundamentalmente a partir da matriz político-social muito elitista. A educação intercultural passou a ser trabalhados nas escolas de maneira obrigatória há alguns anos, mas precisa ultrapassar barreiras. Os avanços são bons e os materiais didáticos ja trabalham esse tema, mas precisa de uma interação e sensibilidade de que esses povos têm sua cultura e deve ser valorizados. Tanto a questão afra, indígena e homossexual tem que ensinar para os alunos.
A lei de cotas nas universidades Federais é um avanço. Destinar vagas para estudantes negros indígenas e pardos é um passo na busca pela igualdade. As universidades precisam representar todos os grupos sociais étnicos raiais. 
A educação intercultural gera o prestígio e a valorização da diversidade como ensejo e fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais, bem como desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.
O papel do professor é ajudar seus alunos e suas famílias a eliminar as atitudes discriminatórias. A diversidade cultural precisa se discutidas e respeitadas na sociedade. É necessário acabar com essa mentalidade separatista já que todos somos iguais.
A escola deve ser um espaço de socialização, onde são trabalhadas questões como o respeito, valores e atitudes. A escola de promover uma política de igualdade e respeito à individualidade e à diversidade
A intercultural idade também possa promover uma educação que reconheça o outro, estimule o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais, ou seja, uma educação para a intercomunicação cultural com uma perspectiva à construção de uma sociedade democrática, plural, tolerante, e capaz de articulas as questões de igualdade com as questões de identidade, pois cada cultura tem suas raízes sua história. 
Assim, a perspectiva intercultural deva ser usada como uma forma de construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade.

Continue navegando