Buscar

“O ASILO POLÍTICO, QUE CONSTITUI ATO DISCRICIONÁRIO DO ESTADO, PODERÁ SER DIPLOMÁTICO OU TERRITORIAL E SERÁ OUTORGADO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO À PESSOA”

Prévia do material em texto

“O ASILO POLÍTICO, QUE CONSTITUI ATO DISCRICIONÁRIO DO ESTADO, PODERÁ SER DIPLOMÁTICO OU TERRITORIAL E SERÁ OUTORGADO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO À PESSOA”
Autores¹: Adilson Junior. Regiane Cunha. Susane Rocha. Williane P. Gonçalves. WillieneRibeiro. Thierry Valles
Orientador²: Hamilton Tavares dos Prazeres
A lei que regia a migração no Brasil era de 1980, o estatuto do estrangeiro esse estatuto determinava que a concessão de asilo político ou de qualquer outra natureza e a regularização, autorização de entrada de imigrantes fazia- se necessário passar pelo crivo da policia federal com cuidado para não recepcionar criminosos, além de determinar prisão de todos os que fossem encontrados em condições de ilegalidade. Uma iniciativa do ministro das relações exteriores Aloysio Nunes Ferreira Filho levou ate ao parlamento a substituição do estatuto do estrangeiro pela lei n 13.445, de 24 de maio de 2017 instituiu a lei de migração. 
 O direito ao asilo político é previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu art. 4º, como princípio que rege as relações internacionais: “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: X - concessão de asilo político.” O direito de asilo está previsto também em diversos instrumentos internacionais, um deles é a Declaração Universal dos Direitos humanos, aprovada em dezembro de 1948 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em que trata sobre o direito de asilo em seu “Artigo 14. Toda pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países”. O Senado Federal aprovou no dia 18 de abril de 2017, por unanimidade, o projeto substitutivo da Câmara dos Deputados n. 7/2016 que revoga o Estatuto do Estrangeiro, criado durante o governo militar, e instituiu a nova Lei de Migração brasileira. Essa lei segundo o ministro Aloysio tem um grande avanço em relação ao estatuto do estrangeiro traz em seu Art. 27. “O asilo político, que constitui ato discricionário do Estado, poderá ser diplomático ou territorial e será outorgado como instrumento de proteção à pessoa.
Do ponto de vista econômico essa nova lei abalará mais ainda a crise político-econômica do País. Haja vista que o mundo está fechando as suas fronteiras e o Brasil esta abrindo-as. Os países que possuem economia em ascensão estão fechando suas fronteiras para impedir que haja crescimento populacional desordenado que interfira no plano de crescimento urbano, ambiental, político e social. Pois cada nação gera riqueza para sua própria população, e além de possuírem legislação que não iguale os direitos entre natus e estrangeiros, a menos que o imigrante se torne cidadão, ainda assim existem restrições. 
No Brasil a nova lei de imigração prevê condição de igualdade entre brasileiro e estrangeiros aos serviços públicos. No quadro econômico o Brasil esta fazendo ao contrário dos demais países, está inchando seu índice populacional, perdendo totalmente o controle dos gastos públicos, quanto maior o acesso as unidades de saúde, a escolas, serviços públicos em geral, maior estática de desemprego, acarretando uma serie de crises sociais deixando os pais a beira do colapso econômico.
Quando falamos em ser humanitário, todos os países devem ser primeiramente com sua própria população. A inserção súbita de contingente populacional e aumentou os gastos públicos agravando a crise interna do pais,em outros período da historia da imigração no pais trouxe pragas e doenças regionais o que não e diferente com a entrada desses novos imigrantes nesse momento.
 Por fim, analisamos que esta nova Lei de Imigração não olha de fato a realidade e é confusa em aspectos que poderiam ser definidos e estão a ser pautados por regulamentação futura.
¹Acadêmicos do 10º semestre do curso Direito da Faculdade Brasil Norte – FABRAN.
²Professor da Disciplina de Direito Internacional Privado da Faculdade Brasil Norte – FABRAN.

Continue navegando